Pato O’Ward participará de mais uma sessão de treinos livres da Fórmula 1 com a McLaren. O piloto mexicano foi confirmado para guiar o MCL60 durante o TL1 do GP de Abu Dhabi de 2023. O anúncio foi realizado neste sábado (16) às vésperas do GP de Singapura ser disputado.
Nesta reta final do campeonato, as equipes ainda precisam disponibilizar os seus carros em dois treinos livres para jovens pilotos, ou competidores que disputaram menos de dois GPs na Fórmula 1. O grid deixou para cumprir o regulamento da temporada após as férias de verão.
O’Ward de 24 anos que guia pela Arrow McLaren na IndyCar e é uma jovem promessa, também terá a oportunidade de realizar os testes de final de temporada no Circuito de Yas Marina. A sessão acontece logo depois do GP de Abu Dhabi, etapa que marca o encerramento da temporada 2023. O piloto é membro do Programa Oficial de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren e conta com uma boa experiência em carros de Fórmula 1, participando de sessões privadas com a equipe para a sua preparação. O time também segue o mecanismo de dar mais oportunidade aos pilotos da casa.

Na Indy, Pato encerrou a temporada ocupando a 4ª posição do campeonato e contou com sete dos 10 pódios conquistados pela equipe em 2023 na categoria. O título do campeonato ficou com Álex Palou, o espanhol estava cotado para correr na McLaren na próxima temporada da IndyCar, mas deu preferência por continuar com a Chip Ganassi.
Pato O’Ward will be back in our F1 car in Abu Dhabi! 🙌
After another successful season with @ArrowMcLaren, Pato will once again take part in FP1 at the #AbuDhabiGP. pic.twitter.com/2qRChZTZVg
— McLaren (@McLarenF1) September 16, 2023
Zak Brown entrou em uma batalha com Palou, após o piloto desonrar o o compromisso que tinha estabelecido com o time britânico. O espanhol deveria assumir o carro da McLaren durante o TL1 do GP de Singapura, mas após todos os atritos gerados pela sua escolha, o piloto reserva da McLaren na F1 não se dirigiu para Marina Bay. Palou teve a oportunidade de guiar o carro da McLaren de 2022 no TL1 do GP dos Estados Unidos.
Pato guiou o carro da McLaren no TL1 do GP de Abu Dhabi de 2022, quando completou 22 voltas no carro de Lando Norris. Mesmo após perder algumas voltas por conta de um problema técnico, O’Ward ocupou a 18ª posição no geral, a equipe elogiou a atuação do mexicano e os dados coletados pelo piloto na ocasião.