AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren prioriza desenvolvimento e não testa no primeiro dia de atividades em Barcelona

Andrea Stella explica estratégia da equipe para os primeiros testes da Fórmula 1 2026, em meio às incertezas do novo regulamento técnico

As equipes de Fórmula 1 já se organizam para as atividades em Barcelona na próxima semana, que marcarão a primeira sessão de testes da temporada 2026. A McLaren, no entanto, optou por não iniciar suas avaliações no primeiro dia, com planos de entrar na pista apenas no segundo ou até no terceiro dia de atividades.

O teste da F1 que acontecerá na próxima semana, será dividido em cinco dias – de 26 a 30 de janeiro – porém, cada um dos times tem apenas direito fazer as avaliações em três dias. As equipes podem se organizar da forma que acharem melhor e até mesmo não participar, se julgarem essa a melhor alternativa.

Antes de fazer os primeiros testes com o MCL40, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, falou sobre a organização da equipe para as próximas atividades.

“Planejamos iniciar os testes no segundo ou terceiro dia [do Barcelona Shakedown], portanto não faremos testes no primeiro dia. Queríamos nos dar o máximo de tempo possível para o desenvolvimento.”

“Vocês provavelmente já sabem que é permitido fazer o teste em três dos cinco dias disponíveis em Barcelona, ​​e então começaremos a partir do segundo ou terceiro dia e faremos testes durante três dias.”

A McLaren venceu os dois últimos Campeonatos de Construtores, além de ser campeã de pilotos com Lando Norris em 2025. O time vem de um trabalho árduo para retornar ao topo do grid e ter um equipamento eficiente, algo que aconteceu de forma brilhante no último regulamento.

No entanto, agora as equipes vão começar do zero. O carro da McLaren será equipado por motores da Mercedes, mas eles se querem tem a garantia que essa unidade de potência será tão competitiva quanto a anterior. Desta forma eles precisam focar na parte aerodinâmica e fazer o melhor trabalho possível, tendo a plena consciência que exploraram tudo o que era possível para o MCL40.

Stella então foi perguntado se essa atitude de iniciar os testes em Barcelona um pouco mais tarde, representa algum risco para a equipe, mas ele foi categórico: “Na verdade, esse sempre foi o plano A. Além disso, há tantas mudanças envolvidas que não precisamos necessariamente ser os primeiros a implementá-las.”

“Queríamos dar o máximo de tempo possível ao desenvolvimento, porque cada dia de desenvolvimento, cada dia de projeto, acrescentava um pouco de desempenho. Isso também significa que, se você estiver no caminho certo desde o início, terá a segurança de saber o que precisa saber o mais rápido possível.”

LEIA MAIS: Com novo regulamento, F1 abre pré-temporada em Barcelona sob sigilo das equipes

Os motores são a grande preocupação nesse teste inicial, quando o último regulamento de motores entrou em vigor em 2014, várias equipes completaram poucas voltas no primeiro dia de atividades; a própria McLaren ficou um dia completo nos boxes.

De certa forma, as equipes têm receio que isso se repita em Barcelona, esse também foi um motivo para eles pedirem que essa fase inicial de testes não fosse transmitida.

“Ao mesmo tempo, significa que você pode ter se comprometido com o projeto e a realização do carro relativamente cedo, então você não fica comprometido com o tempo de desenvolvimento e o desempenho final. Obviamente, haverá atualizações para praticamente todos os carros entre os testes e pelo menos os testes em Barcelona e a primeira corrida.”

“Mas pensamos que, na economia de uma temporada, era importante começar e lançar o carro com o pacote e a configuração mais competitivos. É por isso que levamos todos os prazos ao limite, mas dentro de um limite muito administrável. Então, no momento, estamos planejando realizar os testes no segundo dia e não sentimos nenhuma necessidade de planejar testes para o primeiro dia.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading