Ver a McLaren por mais um ano se arrastando não foi legal, ao final da temporada o time somou apenas 30 pontos e colocou na bagagem mais um ano de insatisfações com o motor fornecido pela Honda. A montadora japonesa enfrentou um agravante pior pois nas temporadas de 2015 e 2016 não atingir o desenvolvimento da unidade motriz era jogar a culpa no regulamento limitado que fazia o uso do sistema de tokens para o desenvolvimento, no entanto nesta temporada inovar estava permitido a limitação era apenas de alguns componentes e mesmo assim aconteceram inúmeras quebras e abandonos e no final das contas McLaren e Honda quebraram o contrato e não vão estar mais juntas em 2018.
Nas pistas em que a velocidade não era muito exigida e o desempenho aerodinâmico era mais requisitado a equipe conseguia ter uma melhor desenvoltura, mas era muito difícil manter um ritmo e mesmo assim os problemas acabavam surgindo. Ainda na pré-temporada em Barcelona a Honda foi capaz de usar três unidades motriz para conseguir colocar o carro na pista para fazer algum teste, durante o ano foram tantas trocas necessárias que acabaram rendendo punições para Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne que foram vistos por várias vezes largando do fim do grid.
Os chassis foram eficientes e provaram isso e o projeto foi coordenado por Peter Prodromou, ex-braço direito de Adrian Newey, aquele projetista pouco famoso na Fórmula 1, sabem?
lll Fernando Alonso Vs. Stoffel Vandoorne
A comparação entre os dois é meio injusta, Alonso é considerado por muitos o piloto mais completo do Grid, por outro lado Vandoorne está iniciando a sua carreira na Fórmula 1 e ficou limitado para mostrar o seu talento e a sua real importância para o time já que foi acometido por diversas quebras ao longo do ano. No entanto o relacionamento dos dois parece bem agradável e por mais que tenham enfrentado mais um ano de fiasco com os motores Honda foi interessante ver a relação de suporte que o espanhol vem dando para o belga. Alonso somou 17 pontos contra 13 do companheiro de equipe.
lll Temporada 2018
Eric Boullier diretor da McLaren, assim como time da escuderia estão animados para a próxima temporada, realmente esperançosos com o que vão conseguir mostrar a partir do momento que tiverem uma unidade motriz mais confiável.
A McLaren já sonha com colocações melhores, já que acredita que a estrutura do carro é boa e a culpa está realmente no motor, sabem que vencer corridas pode estar realmente longe ainda, mas já estão vislumbrando pódios em 2018.
Zak Brawn segue buscando patrocinadores para a McLaren para ajudar a equipe nos gastos que ela tem todos os anos, mesmo que o orçamento dela seja mais baixo que Ferrari e Mercedes, mesmo assim o valor é alto.
Sabemos que a Renault sofreu com alguns problemas nesta temporada com os motores e a Toro Rosso foi a que mais necessitou realizar trocas no final da temporada, mas mesmo assim o casamento entre Renault e McLaren deve ser melhor do que o anterior.