AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren domina sexta-feira de treinos livres na Áustria com Norris no topo

Lando Norris puxou a dobradinha da McLaren na Áustria, enquanto Bortoleto repete bom desempenho com a Sauber e fica na oitava posição

A sexta-feira (27) na Áustria foi bem movimentada, com mais uma sessão de treinos livres para fechar o dia. A dupla da McLaren tomou o lugar da Mercedes nesta atividade, com Lando Norris rodando na casa de 1m04s580 com os pneus macios e liderar o TL2.

Oscar Piastri acompanhou o ritmo do companheiro de equipe, com o tempo de 1m04s737. Os pilotos ainda tinham algumas coisas para arrumar nos seus giros, podendo extrair ainda mais do equipamento.

Max Verstappen foi o terceiro colocado, se mantendo entre os líderes, sendo o único outro piloto que andou na casa de 1m04s898.

Parte da sessão foi dedicada para a simulação de corrida, fazendo a verificação dos pneus médios ou duros e da sua durabilidade. A chuva não atrapalhou a dinâmica do treino livre, embora existissem nuvens pesadas, desde o TL1.

Lance Stroll colocou um dos carros da Aston Martin no quarto lugar, enquanto Fernando Alonso foi o nono colocado, reclamando de boucing no final do TL2.

Charles Leclerc representou a Ferrari na quinta posição, o monegasco retornou ao carro nesta atividade, depois de emprestar o equipamento para Dino Beganovic. George Russell foi o sexto colocado com a Mercedes, após comandar a primeira sessão do fim de semana.

Yuki Tsunoda luta para ter uma performance melhor, principalmente ao correr no Red Bull Ring, na casa da sua atual equipe na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto impressionou mais uma vez, com o oitavo lugar obtido com a Sauber, foram duas atividades bem aproveitadas pela equipe, onde o brasileiro derrotou o companheiro de equipe. Para efeitos de comparação, Nico Hülkenberg foi apenas o décimo nono colocado.

Para fechar o top-10, a posição foi ocupada com Lewis Hamilton, o piloto britânico trabalhou principalmente com os pneus duros, em um programa diferente ao de Leclerc.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30, pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o TL2 na Áustria

Após George Russell liderar a primeira sessão de treinos livres, os pilotos retornaram para a pista, visando realizar a segunda coleta de dados do fim de semana.

Charles Leclerc e Lando Norris retornaram aos seus carros, após Alex Dunne e Dino Beganovic participarem do TL1, no lugar dos titulares.

Quando a segunda sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 26 °C, com 38 °C no ambiente. Rapidamente os pilotos começaram a ganhar a pista, com isso, Nico Hülkenberg, Esteban Ocon, Oliver Bearman, Franco Colapinto e George Russell trabalhavam com os pneus médios, enquanto a maior parte dos competidores operava com os pneus duros.

Com quase dez minutos de sessão, a dupla da Mercedes liderava, Lando Norris anotou a marca de 1m05s905, contra 1m06s129 de Oscar Piastri, com uma diferença de pneus entre eles, o britânico trabalhava com os pneus médios, contra os compostos duros oferecidos para o australiano, enquanto Andrea Kimi Antonelli era o terceiro colocado (1m06s202) com os pneus médios (C4).

Chegando próximo aos 20 minutos de sessão, Charles Leclerc escapou na pista, quando entrava na cuva 3. O monegasco já tinha completado oito voltas, quando precisou passar pelos boxes para uma breve verificação, já que passou em cima de um trecho de grama, podendo danificar o assoalho do carro.

Os dez primeiros eram: Norris, Russell, Verstappen, Piastri, Antonelli, Leclerc, Hamilton, Sainz, Hadjar e Albon. Neste momento da sessão, alguns pilotos já estavam trabalhando com os pneus macios, como foi o caso de Russell que anotou 1m05s471 para ficar com a segunda posição, separado por 0s034, do tempo de 1m05s437 de Norris.

Russell seguiu trabalhando com os pneus macios, quando retornou para a liderança, com a marca de 1m05s229. A sessão foi ficando mais movimentada, conforme os pilotos, avançavam trabalhando com os pneus macios. Yuki Tsunoda, que estava no final da tabela de tempos, pegou o elevador para ocupar o quinto lugar, com a marca de 1m05s292.

Como a pista da Áustria é muito curta, os competidores encontravam com outros pelo caminho, Lewis Hamilton, por exemplo, foi notado pela direção de prova, por atrapalhar Andrea Kimi Antonelli.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Stroll, Leclerc, Russell, Tsunoda, Bortoleto, Alonso e Hamilton. Os pilotos já estavam embarcando na simulação de corrida, explorando os stints mais longos, com os dois compostos separados para essa sessão.

Apesar de Norris liderar a sessão, o engenheiro do competidor estava auxiliando o piloto para melhorar o seu desempenho em alguns trechos pontuais do traçado. O melhor tempo da sexta-feira era do britânico, com a marca de 1m04s580, separado por Piastri por 0s157 e Verstappen por 0s318. Stroll por sua vez, obteve o tempo apenas na casa de 1m05s022.

Bortoleto mais uma vez chamou a atenção, atingindo o oitavo lugar com a Sauber, enquanto o companheiro de equipe rodava no final da tabela, mesmo explorando os pneus macios.

Para fechar a sessão, as equipes seguiram os seus programas de corrida, aproveitando a pista seca, embora o dia estivesse bem nublado na Estíria.

Pierre Gasly extravasou os limites de pista na última curva do circuito e com isso, solicitou uma verificação da Alpine sobre o seu assoalho, pois sentiu que tinha danificado a peça, por conta das características do circuito.

Com o cronômetro já zerado, os competidores que estavam em pista tiveram a chance de fazer o teste de largada

 

 

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading