AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

McLaren confirma apoio a Lando Norris na disputa pelo campeonato e estabelece acordo com Oscar Piastri

A McLaren optou por priorizar Norris nesta reta final do campeonato, depois de se dar conta que está disputando os títulos de construtores e pilotos

Restando 8 corridas para o final do campeonato, a McLaren decidiu aproveitar a chance de disputar tanto o mundial de construtores, como o de pilotos e favorecer Lando Norris no restante da temporada.

Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, optou por priorizar Norris, depois do embate travado entre os companheiros de equipe em Monza. Em entrevista para a BBC, o italiano confirmou que a equipe apoiará o piloto britânico, mas isso acontecerá dentro dos princípios esportivos do time.

“O conceito geral é que estamos incrivelmente determinamos a vencer, mas queremos vencer da maneira certa. Nós vamos priorizar Lando, mas queremos fazer isso sem comprometer muito os nossos princípios. Nossos princípios são que o interesse da equipe sempre vem em primeiro lugar. Esportividade para nós é importante na maneira como corremos. E então queremos ser justos com ambos os pilotos”, comentou Stella.

Na Itália, Norris faturou a pole, sustentou a primeira posição por alguns metros, mas Piastri atacou o companheiro de equipe, um toque entre eles ocorreu e Norris além de ser superado pelo australiano, também perdeu a posição para Charles Leclerc. No restante da prova em Monza, a Ferrari conseguiu dar um nó estratégico na McLaren e faturar a vitória. A McLaren gostaria que os pilotos tivessem mantido o 1-2 por mais tempo, além de evitar uma batida.

A McLaren tem a postura de deixar os seus pilotos livres para duelos na pista, já que deixou claro que não tem um primeiro piloto e os interesses do time são mais importantes. A equipe de Woking chega nesta reta final do campeonato com chances de faturar o mundial de construtores, mas também se depararam com a oportunidade de obter um título com Norris.

Depois de Monza a McLaren optou por priorizar Norris, mas desde que não fira as regras da equipe – Foto: reprodução McLaren

São 62 pontos separando Norris de Verstappen, que ainda lidera com a Red Bull. Demorou um pouco para a McLaren se dar conta que com a queda da RBR e de Verstappen, eles tinham a possibilidade de faturar mais pontos, mas deixaram os seus pilotos livres. Norris por não conseguir fazer uma boa largada, tem também aberto a possibilidade de Piastri obter bons pontos e retirar alguns que seriam importantes para o companheiro de equipe buscar Verstappen.

LEIA MAIS: Papaya Rules – McLaren preserva competitividade entre Norris e Piastri, mas impõe limites

“O que não queremos ver mais é a uma situação como a de Monza, em que entramos em uma chicane 1-2 e saímos 1-3. Porque isso é um prejuízo para a equipe. Os interesses da equipe vêm em primeiro lugar e essas são as situações que, acima de tudo, precisamos consertar porque no final das contas, a maneira como entramos na corrida em Monza deixou a porta aberta para essa situação”, fisse Stella.

“Depois de Monza, temos três objetivos: precisamos garantir que tudo o que aconteça na pista não seja em detrimento da equipe. Segundo objetivo, como vencer os dois campeonatos, com os dois pilotos comprometidos em ajudar? Mas o que não queremos fazer é vencer de forma imprudente. Essas são três tópicos e eles definen a maneira que correremos em Baku. Isso será atualizado depois de Baku”, comentou.

Stella também conversou com Oscar Piastri sobre a possibilidade dele abrir mão de uma vitória para colaborar com a conquista de título de Lando: “As conversas foram muito colaborativas. Mesmo quando eu disso ao Oscar: ‘Você abriria mão de uma vitória?’ Ele disse: ‘É doloroso, mas se for a coisa certa a fazer agora, eu farei’”.

Por outro lado, a visão de Norris é: “Lando quer vencer porque ele mereceu a vitória na pista”.

O piloto britânico também ressaltou isso em sua fala em uma entrevista nesta quinta-feira: “É a mesma coisa com tudo, você quer vencer de forma justa, e acho que em qualquer esporte, quando você faz algo que sabe que não é justo, isso fica na sua mente para sempre. Não é assim que eu trabalho, não é assim que a McLaren funciona. Nós vamos ajudar uns aos outros dentro de nossas limitações de como podemos trabalhar juntos como uma equipe, mas é isso.”

“Eu acho que quando outro piloto tem uma vantagem e está se saindo melhor ou dirigindo mais rápido, há uma vantagem que ele tem porque está fazendo um trabalho melhor. Se eu estou atrás e não estou fazendo um trabalho tão bom, é onde eu mereço estar.”

Piastri venceu o GP da Hungria, mas nesta prova também ocorreu uma situação delicada em pista. A McLaren precisou inverter Norris e Piastri, pois o acordo era que quem estivesse à frente no segundo pit-stop, deveria vencer a prova. O engenheiro de Norris passou umas boas voltas negociando com Norris, para ele cumprir o acordo e pensar no coletivo. Essa era uma vitória que poderia ajudar Norris na busca pelo título, mas até essa prova a McLaren estava muito convicta nos acordos estabelecidos antes das provas e no “Papaya Rules”.

A McLaren dá a entender que mesmo que exista uma ‘preferência’ por Lando neste final de campeonato, a equipe ainda avaliará as situações corrida após corrida.

“Algumas coisas serão diferentes de agora em diante, mas veremos em que tipo de circunstâncias de corrida estaremos primeiro”, afirmou Piastri.

Avaliando as situações, Norris disse: “Com certeza está me dando uma chance melhor [de desafiar Verstappen], que é todo o raciocínio para fazer isso. Não só isso – há muitas vezes que isso nos beneficiará como uma equipe também, então não é apenas um benefício para mim, mas também do ponto de vista da equipe.”

“É apenas clareza. Acho que quando você está atrás do volante, dirigindo e competindo contra pessoas, você sempre quer clareza sobre até onde pode levar as coisas, quão seguro precisa estar, quais são os limites, quais são as fronteiras, esse tipo de coisa.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo