ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen supera Lando Norris e conquista pole para prova Sprint na Áustria

Após um duelo acirrado, Norris e Verstappen promete se enfrentar mais uma vez no sábado. O holandês conquista pole com uma diferença de apenas 0s093 para o piloto britânico

A batalha pela pole nesta sexta-feira (28) foi acirrada mais uma vez, mesmo em uma batalha travada em uma única volta rápida no Red Bull Ring durante o SQ3. Max Verstappen faturou a pole e o direito de começar a corrida Sprint deste sábado na posição de honra. O holandês anotou 1m04s686, superando Lando Norris por 0s093.

É esperado mais um duelo entre o piloto da Red Bull e o adversário da McLaren, depois de um resultado tão apertado na classificação e pelo observado nas últimas corridas. A McLaren tinha chances de emplacar mais uma pole, pois Norris e Piastri foram os únicos pilotos, além de Verstappen, que registraram marcas na casa de 1m04s.

George Russell completa a segunda fila ao lado de Piastri, por obter a quarta posição. Carlos Sainz foi o quinto colocado, seguido por Lewis Hamilton na sexta posição. Sergio Pérez ficou apenas com o sétimo lugar, em mais um resultado distante do companheiro de equipe.

Esteban Ocon conseguiu o oitavo lugar para a Alpine, com Pierre Gasly em nono, em mais uma prova que os pilotos da equipe francesa representam o time no Q3.

Charles Leclerc não conseguiu registrar tempo, pois o seu carro apagou no pit-lane no momento que se encaminhava para o traçado. Como a Ferrari – assim como as outras equipes deixaram para liberar os pilotos nos últimos minutos da classificação, o monegasco não conseguiu passar pela linha de largada/chegada antes do cronômetro zerar. Leclerc enfrentou um problema no sistema de anti-stall que fez com que o carro apagasse, algo que a Ferrari vai verificar para o restante do fim de semana.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h (pelo horário de Brasília) para a disputa da Sprint na Áustria.

Saiba como foi a Classificação da Sprint

Com um único treino livre liderado por Max Verstappen, os pilotos partiram para a classificação Sprint. A primeira prova do fim de semana será disputada na manhã de sábado.

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 43 °C, com 28 °C no ambiente.

SQ1

No Q1 existia a obrigatoriedade de trabalhar exclusivamente com os pneus médios ao longo dos 12 minutos. Mesmo com a liberação do traçado, os pilotos aguardaram um pouco mais de tempo nos boxes antes de invadir a pista.

Os primeiros tempos começaram a aparecer na pista e Hamilton registrou 1m06s416, mas na sequência o seu tempo foi deletado por infringir os limites de pista na curva 6. George Russell liderou momentaneamente com o tempo de 1m05s764, sendo superado por Max Verstappen por 0s05s690.

Assim que todos os pilotos contavam com uma volta rápida, com exceção de Hamilton e Zhou Guanyu que tiveram voltas deletadas, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Sainz, Norris, Stroll, Leclerc, Pérez, Piastri, Ocon e Magnussen. Na zona de eliminação estavam: Alonso, Albon, Ricciardo, Hamilton e Zhou.

Os pilotos retornavam ao traçado como Hamilton e Zhou que tentavam evitar a eliminação no Q1. O piloto da Mercedes cravou 1m06s504m enquanto o piloto da Sauber tinha apenas 1m07s197 permanecendo no final da tabela.

Hamilton se salvou da eliminação ocupando o décimo terceiro lugar, enquanto Fernando Alonso ficou apenas uma posição à frente do inglês da Mercedes. Logan Sargeant surpreendeu ao avançar para o SQ2, enquanto Alexander Albon foi eliminado.

Eliminados
16) Daniel Ricciardo – 1m06s581
17) Nico Hülkenberg – 1m06s583
18) Valtteri Bottas – 1m06s725
19) Alexander Albon – 1m06s754
20) Zhou Guanyu – 1m07s197

SQ2

Mais uma vez os pneus médios precisavam ser usados na sessão classificatória. No intervalo entre o SQ1 e SQ2, alguns carros como o de Hamilton e Tsunoda passavam por reparos para ter uma melhor performance no restante da sessão. No SQ1 o piloto japonês fez uma passagem na brita, lidando um pequeno dano no equipamento.

Com a conclusão dos primeiros cinco minutos do SQ2, apenas oito pilotos registraram alguma marca na tabela de tempos. Os pilotos não formaram a sua permanência na pista para não danificar os pneus usados no restante do fim de semana. Verstappen liderava com o tempo de 1m05s186, seguido por Russell (0s139) e Piastri (0s193). Sainz era o quarto colocado, com Leclerc ocupando a quinta posição, enquanto Hamilton era o sexto colocado, acompanhado por Norris e Pérez.

Foi apenas nos últimos quatro minutos que os pilotos que não contavam com tempo aferido, foram liberados pelas suas respectivas equipes para a pista.

Os pilotos basicamente trabalharam com apenas uma volta rápida. Esteban Ocon e Pierre Gasly avançaram para mais uma participação no SQ3.

Eliminados
11) Kevin Magnussen – 1m05s806
12) Lance Stroll – 1m05s847
13) Fernando Alonso – 1m05s878
14) Yuki Tsunoda – 1m05s960
15) Logan Sargeant – Sem Tempo

SQ3

A última parte da classificação foi sustentada em apenas uma volta rápida. Desta forma, os oito minutos de sessão nem foram usados em sua totalidade.

Lewis Hamilton foi o primeiro a ser liberado, acompanhado por Russell e Piastri. O carro de Leclerc apagou no pit-lane, mas ainda foi liberado pela equipe, no entanto, não conseguiu registrar tempo, recolhendo o carro aos boxes.

A dupla da McLaren entrou na casa de 1m04. Lando Noris cravou 1m04s779, contra 1m04s987 de Oscar Piastri. Max Verstappen conseguiu superar a dupla da McLaren com 1m04s686.

George Russell foi o quarto colocado, acompanhado por Carlos Sainz, que quebrou a dobradinha da equipe alemã. Sergio Pérez conseguiu apenas a sétima posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo