AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Max Verstappen se confirma como pole para o GP do Japão. Pérez completa primeira fila

Em grande atuação da Red Bull, time austríaco fecha a primeira fila para a disputa da 4ª etapa da temporada 2024

Após liderar dois trinos livres, Max Verstappen conquista a 36ª pole da carreira no Japão. O holandês faturou todas as poles desde o começo da temporada 2024. Cravando 1m28s197, o piloto conseguiu melhorar a sua primeira marca que já era ótima.

A primeira fila foi dominada pela Red Bull, assim como era esperado, Sergio Pérez encontrou espaço para fazer uma última volta rápida no traçado, superando a marca de Lando Norris para largar ao lado companheiro de equipe. Pérez obteve um tempo que deixou ele separado por apenas 0s066 de Verstappen.

Norris precisou se contentar então com a terceira posição, se aproveitando de uma brecha já que a Ferrari não conseguiu ficar tão próximo das Red Bull. Carlos Sainz representou a equipe italiana ao ocupar o quarto lugar, seguido por Fernando Alonso representando a Aston Martin no Q3, já que Lance Stroll foi eliminado no Q1.

Oscar Piastri foi o sexto colocado com o segundo carro da McLaren, acompanhado por Lewis Hamilton. A Mercedes remou ao longo dos treinos livres, mas não conseguiu a mesma performance na classificação.

Charles Leclerc ficou com o oitavo lugar, já que não tinha um segundo jogo de pneus macios novos disponíveis para usar no Q3. George Russel foi o nono colocado, enquanto Yuki Tsunoda superou o companheiro de equipe para ser o décimo colocado no grid do GP do Japão.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 2h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a classificação para o GP do Japão

Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 28°C, com 18°C no ambiente.

No TL3 a Red Bull mostrou mais uma vez a sua força neste circuito, traçando onde Max Verstappen conquistou o segundo título e no ano passado a Red Bull celebrou mais um título no Mundial de Construtures. O holandês era o favorito para obter a pole após liderar dois treinos livres.

A dupla da Ferrari perdeu a chance de fazer uma melhor volta rápida em Suzuka, por conta do momento de liberação que passaram a ocupar o traçado. Como a saída foi no final do TL3, os pilotos encontraram com outros competidores que já estavam desacelerando.

Q1

Com a liberação ao traçado, Kevin Magnussen foi rapidamente para a pista usando o seu conjunto novo de pneus macios. O dinamarquês rapidamente anotou 1m31s203 e mergulhou para os boxes.

A pista começou a ficar mais cheia, conforme os pilotos avançavam para o traçado. George Russell seria investigado depois do encerramento da classificação, por ser liberado em cima de Oscar Piastri.

Max Verstappen rapidamente chegou à casa de 1m28s866 e tomou a liderança. Fernando Alonso ocupou a segunda posição com o tempo de 1m29s254.

Com cinco minutos para o final da classificação, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Pérez, Piastri, Sainz, Norris, Hamilton, Russell, Tsunoda e Leclerc. Do segundo ao décimo colocado, todos registraram tempos na casa de 1m29s.

Na zona de eliminação estavam: Gasly, Hülk, Sargeant, Magnussen e Zhou.

Com o encerramento do Q1, Charles Leclerc saltou para a quarta posição, tentando evitar ser surpreendido por outros competidores que melhoravam os seus tempos.

Daniel Ricciardo passou a ocupar a nona posição, seguido por Yuki Tsunoda. No entanto, Valtteri Bottas encontrou um fôlego para ocupar o oitavo lugar.

Eliminados

16) Lance Stroll – 1m30s024
17) Pierre Gasly – 1m30s119
18) Kevin Magnussen – 1m30s131
19) Logan Sargent – 1m30s139
20) Zhou Guanyu – 1m30s143

Q2

Com o início do Q2, a dupla da Red Bull ganhou a pista usando um conjunto novo de pneus macios. No entanto, a dupla da Racing Bulls, Mercedes, Bottas e Ocon foram obrigados a começar essa parte da sessão com os pneus usados do Q1.

Verstappen logo estava na ponta da tabela de tempos ao anotar 1m28s740, enquanto Pérez ficou separado por apenas 0s012 do companheiro de equipe.

Hülk teve sua volta deletada, enquanto Albon se manteve nos boxes. Desta forma, assim que os outros pilotos completaram ao menos uma volta rápida na pista, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Norris, Alonso, Sainz, Piastri, Leclerc, Hamilton, Russell e Bottas.

Restando quatro minutos para o final, os competidores foram retornando para o traçado.

Yuki Tsunoda superou o tempo de Daniel Ricciardo, condenando o companheiro de equipe para a eliminação.

Albon foi finalmente liberado, mas ficou apenas com a 14ª posição. Nico Hülkenberg ficou na beira de evitar uma eliminação, mas com o desempenho dos pilotos da Racing Bulls, foi empurrado para o 12º lugar.

Eliminados

11) Daniel Ricciardo – 1m29s472
12) Nico Hülkenberg – 1m29s494
13) Valtteri Bottas – 1m29s593
14) Alex Albon – 1m29s714
15) Esteban Ocon – 1m29s816

Q3

Com o início do Q3, os pilotos enfrentaram um congestionamento no pit-lane para logo ocupar a pista. Os competidores não perderam tempo e logo usavam os pneus macios novos.

Max Verstappen novamente estava na ponta com o tempo de 1m28s240, acompanhado por Sergio Pérez que tinha 1m28s605, mas o piloto mexicano da Red Bull foi superado, já que Lando Norris anotou 1m28s489.

Carlos Sainz era o quarto colocado com o carro da Ferrari, após obter 1m28s682. Oscar Piastri completou o top-5 com 1m25s760.

Charles Leclerc foi liberado para a pista apenas quando o circuito já estava vazio e os competidores se preparavam para a última saída. O monagasco contava com apenas um jogo de pneus e surgiu no sétimo lugar com 1m28s786, ficando à frente de Alonso.

Verstappen completou a volta e anotou 1m28s197, enquanto Pérez melhorou a sua marca para 1m28s263, superando Norris. O mexicano ficou separado por apenas 0s066 do companheiro de equipe.

O holandês chegou à marca de 36 poles conquistadas na carreira.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo