ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen registra melhor tempo no TL2 de Mônaco. Sainz bate

A atividade foi concentrada em mais verificações. Max Verstappen encerrou a atividade na ponta, superando Ferrari e Aston Martin

Os pilotos da Fórmula 1 retornaram à pista nesta sexta-feira (26) para realizar o TL2. Max Verstappen encerrou a atividade na liderança anotando 1m12s462, superando a marca obtida por Carlos Sainz no TL1. O holandês não teve uma folga, mesmo estabelecendo o melhor tempo do dia.

A sessão foi bem movimentada, Red Bull, Ferrari e Aston Martin duelaram pela ponta e os times estão bem misturados. A sessão ainda foi voltada para stints mais longos, trabalhando principalmente com os pneus médios e macios. Mônaco está permitindo uma proximidade maior entre as equipes e o detalhe vai fazer a diferença na sessão.

Charles Leclerc ficou com a segunda posição ao anotar 1m12s527, separado por apenas 0s065 do tempo obtido por Verstappen, o monegasco foi acompanhado por Sainz. O piloto espanhol surgiu algumas vezes na ponta, mas encerrou a sessão danificando o carro. Sainz perdeu o controle do carro no final do trecho da piscina e com isso ficou com a suspensão dianteira danificada.

Fernando Alonso obteve o quarto lugar com a Aston Martin, acompanhado por Lando Norris da McLaren. Oscar Piastri, companheiro de Norris ficou apenas com o décimo oitavo lugar. Os times parecem que estão avaliando configurações diferentes para chegar no acerto ideal, afinal vários carros estão com novas atualizações.

Lewis Hamilton foi o sexto colocado, com George Russell em décimo segundo. A Mercedes fez uma mudança drástica no W14 e precisa avaliar o carro de forma mais intrínseca, mesmo com esse sendo um circuito de características particulares no calendário.

Sergio Pérez obteve a sétima posição, acompanhado por Valtteri Bottas da Alfa Romeo, além de Pierre Gasly e Esteban Ocon da Alpine.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3, atividade que antecede a classificação.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Mônaco

A segunda atividade do dia da Fórmula 1 começou com a temperatura de 46°C na pista e 27°C no ambiente. A sexta-feira era marcada pelo céu azul e tempo firme, mas a chuva é esperada para o domingo. O TL1 foi liderado por Carlos Sainz, mas nessa atividade eles se dedicaram a utilização dos pneus médios e duros.

Com os boxes liberados, os pilotos estavam inicialmente trabalhando com os pneus médios, mas a dupla da Ferrari optou pelos pneus duros.

Os primeiros tempos começaram a surgir na tabela, rapidamente Verstappen anotou 1m15s487, superando Hamilton que anotou 1m16s735. Hülkenberg estava no traçado normalmente depois da batida na primeira atividade. O holandês melhorou a sua marca para 1m13s985, superando Alonso em 0s626.

Com dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Alonso, Pérez, Stroll, Ocon, Russell, Bottas, Tsunoda e Leclerc. O piloto inglês obteve 1m13s984 com o W14 atualizado e Tsunoda saltou para o quinto lugar com 1m14s263, mostrando a evolução da pista e a troca dos pilotos de posição.

Novamente o padrão era realizar um stint mais longo, antes de fazer a substituição dos pneus. O desempenho da Ferrari com os pneus duros chamava a atenção, Sainz ocupava o segundo lugar ao anotar 1m13s808, contra 1m13s567 obtidos por Verstappen, depois de dez voltas com os pneus duros. A Red Bull dava continuidade as suas verificações ao enviar Verstappen com um pouco de flow-vis na asa traseira do carro.

Próximo da conclusão da primeira meia hora de atividade, os pilotos estavam instalando os pneus macios para completar algumas voltas rápidas no traçado. Alonso saltou para a ponta, com a marca de 1m12s786 obtida com os pneus macios, mas na sequência estabeleceu 1m12s682.

Os tempos foram melhorando com a utilização dos pneus macios, assim, Sainz anotou 1m12s569 e ficou com a ponta. Restando 30 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Alonso, Ocon, Stroll, Russell, Hamilton, Verstappen, Bottas, Tsunoda e Pérez. Leclerc estava retornando ao traçado para completar a sua primeira volta do fim de semana com os pneus macios.

A Red Bull ainda estava buscando a configuração ideal para usar no traçado, Verstappen melhorou o seu tempo para 1m12s737, para se estabelecer na terceira posição. O duelo entre Ferrari, Aston Martin e Red Bull se intensificou no TL2. O tráfego no traçado era intenso, pois quase todos os competidores estavam ao mesmo tempo na pista.

Alexander Albon não tinha retornado ao traçado, a Williams ainda trabalhava nos boxes para possibilitar o tailandês fazer algumas verificações no seu equipamento.

Restando 17 minutos para o final da atividade, Sainz cometeu um erro ao bater em uma das pernas no ‘s’ da piscina e com isso danificou a suspensão dianteira. O piloto era o terceiro colocado.

Usando os pneus macios, os pilotos também realizaram um stint mais longo com cerca de 10 voltas. A paralisação provocada por Sainz colaborou para as equipes preparem os carros para mais uma fase de simulação de corrida.

Albon foi liberado para a pista nos últimos dez minutos de atividade, mas um pedaço do equipamento se soltou quando ele deixava os boxes.

A atividade foi encerrada e os pilotos permaneceram um pouco mais de tempo na pista para treinar os novos procedimentos em bandeira amarela. O Virtual Safety Car foi acionado após o cronômetro zerar.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo