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Max Verstappen lidera TL3 em Monza, separado por 0s347 de Charles Leclerc

Classificação na Itália promete ser movimentada, principalmente pois vários pilotos buscam posições melhores para a largada, mesmo com punições

A sábado (10) na Itália começa com a Red Bull na liderança, após a Ferrari liderar os dois primeiros treinos livres que marcaram o início do fim de semana. O holandês sobrou ao anotar 1m21s252, superando Leclerc em 0s374.

O dia começou com uma atividade focada novamente na simulação de corrida, pois contamos com 9 pilotos punidos neste fim de semana, por conta de trocas de componentes do motor e câmbio.

Max Verstappen perderá cinco posições no grid de largada, desta forma o holandês busca a pole, para não ser tão prejudicado no domingo. Charles Leclerc foi o segundo colocado, seguido por Sergio Pérez que teve uma sessão muito melhor neste sábado. Carlos Sainz foi o quarto colocado, sendo o último piloto ainda dentro da casa de 1m21s, quando os pilotos trabalharam com o ritmo de classificação, usando os pneus macios.

A Alpine segue no Top-10, com Fernando Alonso representando o time na quarta posição. Lando Norris foi o sexto com a McLaren e novamente a disparidade com o companheiro de equipe fica nítida, pois Daniel Ricciardo foi apenas o décimo quinto colocado.

George Russell se estabeleceu na sétima posição, mas o desempenho da Mercedes não encanta, enquanto Lewis Hamilton apareceu apenas na décima posição. Yuki Tsunoda fechou a atividade na oitava posição, com Esteban Ocon em nono.

A Fórmula 1 retorna às 11h para a realização da classificação e definição do grid de largada para o domingo.

Saiba como foi o TL3 do GP da Bélgica

Antes do início do TL3 a Williams confirmou que Alexander Albon estava fora da etapa, o piloto tailandês foi diagnosticado com apendicite e precisou ser afastado. O time de Grove então acionou o reserva da Mercedes, desta forma Nyck De Vries correrá nesta etapa.

Assim que a pista foi liberada a temperatura estava na casa dos 40°C, com 28°C no ambiente. Rapidamente os pilotos foram liberados aos traçado. Sergio Pérez atingiu o tempo de 1m23s448, usando os pneus médios, enquanto Valtteri Bottas registrou 1m39s534 em sua primeira passagem com os pneus macios. O finlandês ainda dava continuidade a testes aerodinâmicos com a Alfa Romeo, usando flow-vis no duto de frio esquerdo.

A atividade seguiu, com Pérez em pista, onde o mexicano melhorou a sua marca para 1m22s611. Em dez minutos de atividade, apenas três pilotos contavam com tempo na pista, Yuki Tsunoda era um deles e avaliava os pneus duros. Com problemas no carro, a Haas não tinha certeza se Mick Schumacher seria liberado para a pista no TL3.

Aos poucos a sessão começou a ficar um pouco mais movimentada, com a entrada de Max Verstappen e a dupla da Mercedes, os três competidores usavam os pneus médios. Na primeira volta o holandês anotou 1m30s896, após tirar o pé por ter visto Russell à sua frente. O britânico permaneceu no traçado e na volta seguinte obteve 1m25s102.

Neste início de sessão os tempos estavam mais altos pois as equipes trabalhavam com o ritmo de corrida, antes de preparar os carros para a classificação. Verstappen então superou a marca de Pérez por 0s276, para assumir a liderança. A pista então foi ficando ainda mais movimentada.

Com 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Sainz, Alonso, Tsunoda, Norris, Gasly, Ricciardo e Bottas. Apenas Bottas, Vettel, Stroll e Latifi usavam os pneus macios.

Completando meia hora de atividade, Nyck De Vries perdeu o controle do carro na curva 6 e extravasou os limites de pista, passando pela brita. O holandês provocou momentaneamente a ativação de uma bandeira amarela, mas a sessão continuou normalmente.

Adentrando nos últimos 20 minutos de sessão, a pista ficou um pouco mais vazia, pois os pilotos estavam se preparando para uma sequência de voltas rápidas, após avaliar a durabilidade dos compostos.

Aos poucos os pilotos foram retornando ao traçado, Russell registrou 1m22s357, mas não demorou para a sua marca com os pneus macios ser superada. Sainz assumiu o segundo lugar com 1m21s897, acompanhado diretamente por Leclerc com 1m21s994. O tráfego intenso no traçado era um problema para quem estava em volta rápida e precisava desviar de adversários mais lentos.

Da décima segunda posição, Hamilton passou a ocupar o oitavo lugar registrando 1m22s567, separado por 0s695 de Verstappen que ainda não tinha uma marca com os pneus macios. Assim que o holandês completou a sua volta rápida, anotou 1m21s252, melhor que a marca obtida por Leclerc que tinha 1m21s599.

Nos últimos cinco minutos os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Alonso, Norris, Russell, Ocon, Hamilton e Zhou.

A sessão terminou com os pilotos explorando um pouco mais o uso dos pneus macios, não podendo ignorar a durabilidade dos compostos.

Mick Schumacher terminou a atividade em pista, com a Haas permitindo o piloto completar algumas voltas no traçado para avaliar se o carro estava bom, depois de todos os problemas que enfrentou com o equipamento. O alemão também entra para a lista de pilotos punidos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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