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Max Verstappen encerra TL1 na Bélgica na liderança, acompanhado por Piastri e Albon

O holandês começa o fim de semana na liderança, mas já sabe da punição que vai lidar no grid de largada do GP da Bélgica

Nesta sexta-feira (26) os pilotos invadiram Spa-Francorchamps para iniciar os primeiros trabalhos de verificação. Max Verstappen comandou a atividade, liderando a sessão com a marca de 1m43s372, obtida no momento que o holandês trabalhou com os pneus macios.

A sessão foi bem movimentada pela coleta de dados, as equipes estão tentando compreender qual a melhor configuração para a pista, já que os setores deste traçado têm as suas peculiaridades.

Oscar Piastri fechou a atividade na segunda posição com o carro da McLaren, separado por 0s531 do tempo obtido por Verstappen. O australiano busca um outro bom resultado na Bélgica, depois de faturar a sua primeira vitória na Fórmula 1 durante o GP da Hungria.

Alexander Albon ficou com o terceiro lugar com a Williams, marca obtida também com os pneus macios no começo da sessão. George Russell ficou com a quarta posição com a Mercedes, acompanhado por Lewis Hamilton que fechou o treino livre na quinta posição.

Charles Leclerc representou a Ferrari em sexto, acompanhado por Sergio Pérez da Red Bull. Lando Norris foi o oitavo colocado, com Carlos Sainz em nono e Lance Stroll em décimo.

A tabela de tempos ficou bem variada, com as equipes dividindo os programas entre os seus pilotos, para obter o máximo de dados sobre comportamento dos carros nesta pista tão longa. A sessão foi encerrada com a simulação de corrida sendo o foco dos pilotos.

Esteban Ocon não participou do treino livre, a Alpine identificou um problema no carro e o equipamento passou por várias verificações ao longo da sessão, para encontrar a origem. O time francês tem sofrido muito com os carros, várias trocas já foram realizadas no carro de Pierre Gasly e a segunda metade do campeonato começou apenas na Hungria.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP da Bélgica

A Bélgica será a última rodada disputada antes das férias da Fórmula 1. Para a etapa, por não ser uma Sprint, algumas equipes levaram novidades para a pista. A Mercedes fez a instalação de um novo pacote com mudanças na asa dianteira, difusor, halo e assoalho. A Alpine providenciou um grande pacote, além das mudanças nas asas utilizadas, a equipe fez uma alteração no sidepode.

Nesta pista é muito comum usar um outro tipo de asa traseira, desta forma foram alterações que ocorreram nos carros da McLaren, Ferrari e Sauber. Carro guiado por Valtteri Bottas e Zhou Guanyu também teve algumas mudanças no sidepode e asa dianteira.

Choveu pela manhã em Spa-Francorchamps, mas quando a Fórmula 1 foi liberada para o traçado, a pista estava completamente nublada. No traçado a temperatura estava na casa do 37 °C, com 22 °C no ambiente.

Rapidamente os pilotos foram para o traçado, usando os pneus médios ou duros, para as primeiras verificações do fim de semana. Lewis Hamilton abriu a tabela de tempos com a marca de 1m45s888 com os pneus de faixa amarela, contra 1m44s706 obtido por Max Verstappen com os compostos duros.

Nos primeiros cinco minutos de sessão, Daniel Ricciardo rodou na última curva do traçado, após perder a traseira do seu Racing Bulls, mas o piloto conseguiu evitar uma batida e a sessão continuou o seu curso.


Na Bélgica a FIA está verificando as asas dianteiras pelas equipes, para saber mais sobre as asas flexíveis. Uma câmera também foi instalada nos equipamentos para fazer as medições.

Após dez minutos de sessão, dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Hamilton, Gasly, Pérez, Norris, Russell, Bottas, Albon e Ricciardo. Após apenas uma volta de verificação, Esteban Ocon retornou aos boxes. Verstappen era o líder com o tempo de 1m44s550.

A sessão seguiu e a Mercedes fazia uma verificação aerodinâmica no halo da equipe, com algumas fitinhas presas na peça para saber o direcionamento do ar.

Usavam os pneus médios: Russell, Hamilton, Piastri, Norris, Sainz, Leclerc, Gasly, Hülkenberg e Zhou. Os outros competidores usavam os pneus duros. Ocon permanecia nos boxes por conta de uma suspeita de vazamento de água.

Parte do traçado foi recapeada, então os pilotos alternavam entre passagens pelo asfalto antigo e o novo. Algo que também dificultará o gerenciamento dos compostos ao longo do fim de semana.

Com quase meia hora de sessão, George Russell retornou para o traçado usando os pneus macios, assim como Verstappen e a dupla da McLaren.

A Red Bull como já era esperada, fez a substituição do motor de combustão interna (ICE), desta forma perderá dez posições no grid de largada. Na Racing Bulls a troca no carro de Yuki Tsunoda foi maior, desta forma o japonês começará a corrida do final do grid.

Com meia hora de sessão, Verstappen permanecia na liderança, melhorando a sua marca para 1m43s372m separado por 0s706 de Oscar Piastri, que também estava com os pneus macios instalados.

Usando os pneus macios, as marcas melhoravam rapidamente, mas o foco era novamente fazer um stint longo com os compostos, assim como aconteceu com os pneus trabalhados no começo da sessão.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Albon, Russell, Hamilton, Leclerc, Pérez, Norris, Sainz e Stroll. Os pilotos estavam aproveitando a pista seca, pois existia ameaça de chuva para a sexta-feira e o sábado. Desta forma as equipes faziam o possível para coletar dados que vão ajudar na corrida, já que a prova deve acontecer em pista seca. Os compostos macios devem entrar na estratégia do domingo, desta forma é preciso compreender a durabilidade deles, principalmente nesta diferença de asfaltos.

Ficou definido que Ocon não retornaria para a pista nesta sessão, pois a Alpine ainda estava tentando resolver o problema no carro do competidor.

Nos últimos quinze minutos de sessão, alguns pilotos retomavam os trabalhos com os pneus médios e duros, usados no começo da atividade, fazendo mais simulação de corrida.

Alguns erros foram observados ao longo do primeiro treino livre, com os pilotos carregando um pouco de brita para o traçado regular.

 


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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