Neste sábado (25) em Abu Dhabi, Max Verstappen chegou à marca de 32 poles na carreira. O holandês que não acreditava ser possível faturar a pole e se quer largar na primeira fila, contou com um bom trabalho da equipe e faturou a primeira posição, mesmo não se sentindo confortável com o carro desde o TL2.
Verstappen não precisou se esforçar na última tentativa de volta rápida no traçado, pois os adversários não foram capazes de bater a primeira marca que o holandês registrou no Q3. Max dividirá a primeira fila com Charles Leclerc nesta última prova que será disputada na temporada 2023 da Fórmula 1.
O monegasco surpreendeu com a volta completada no Circuito de Yas Marina, pois a Ferrari não demonstrou ter um ritmo forte para a classificação. Ao longo da atividade, Leclerc fez o exercício para evitar uma eliminação, enquanto Carlos Sainz ficou preso no Q1.
Oscar Piastri faturou a terceira posição e dividirá a segunda fila com George Russell da Mercedes. Lando Norris foi o quinto colocado, depois de disputar com Verstappen a segunda posição. Yuki Tsunoda levou o carro da AlphaTauri ao Q3 e ainda obteve o sexto lugar.
Fernando Alonso começará o GP de Abu Dhabi ocupando a sétima posição, seguido por Nico Hülkenberg. Sergio Pérez teve a sua última volta deletada do Q3, desta forma precisou se contentar com a nona posição. Pierre Gasly foi o décimo colocado.
A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília), para disputa do GP de Abu Dhabi.
Saiba como foi a Classificação da F1 em Abu Dhabi
A classificação é realizada na noite de Abu Dhabi, quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 33°C, com 27°C no ambiente.
Q1
Mesmo com a regressiva da classificação sendo iniciada, os pilotos aguardaram um pouco nos boxes, antes de seguir para o traçado. Os pneus macios novos equipavam os carros.
Quando Max Verstappen completou a sua primeira volta rápida no traçado, o holandês obteve a marca de 1m24s160. Zhou Guanyu e Logan Sargeant tiveram suas voltas iniciais deletadas, desta forma os competidores seguiram aos boxes.
Nesta primeira tentativa, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Albon, Tsunoda, Pérez, Sainz, Ricciardo, Russell e Bottas. Na zona de eliminação estavam Pierre Gasly e Kevin Magnussen e três pilotos com tempos deletados: Sargeant, Zhou e Hülkenberg.
Queues exiting the pit lane…
Gasly, Magnussen, Sargeant, Zhou and Hulkenberg all currently in the drop zone ⬇️❌#F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/TFxZRSKJ5f
— Formula 1 (@F1) November 25, 2023
Nos últimos quatro minutos de atividade, os competidores foram retornando ao traçado usando os pneus macios novos. Alexander Albon saltou para o segundo lugar com a marca de 1m24s298, separado por 0s138 de Verstappen. Sargeant tinha saltado para a quarta posição, teve novamente o seu tempo deletado.
Antes do cronômetro zerar, Hülkenberg saltou para a quinta posição, acompanhado por Lewis Hamilton. As voltas foram melhorando com o cronômetro já zerado, Tsunoda passou a ocupar a segunda posição com a marca de 1m24s286.
Carlos Sainz e Oscar Piastri foram os últimos a completar a última volta rápida no traçado. O piloto australiano se salvou com a décima primeira posição, enquanto o espanhol foi apenas o décimo sexto colocado, sendo eliminado logo no Q3. Pérez conseguiu faturar o segundo lugar, se livrando de uma eliminação no Q1.
Após o encerramento do Q1, Piastri era investigado por não ter seguido as instruções do diretor de prova.
Eliminados
16) Carlos Sainz – 1m24s738
17) Kevin Magnussen – 1m24s764
18) Valtteri Bottas – 1m24s788
19) Zhou Guanyu – 1m25s159
20) Logan Sargeant – sem tempo
Q1 CLASSIFICATION
Verstappen fastest, Sainz eliminated #F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/2FXmMxF10c
— Formula 1 (@F1) November 25, 2023
Q2
Neste início do Q2 para poupar os compostos, vários pilotos seguiram para a pista com pneus macios usados instalados em seus carros. Apenas Verstappen e Pérez usavam os pneus macios novos em sua primeira saída.
Alexander Albon abriu a disputa do Q2 cravando 1m24s965, mas rapidamente o tailandês era superado por outros competidores. Vestappen liderava a atividade mais uma vez com o tempo de 1m23s740 estabelecido. Lando Norris saltou para a segunda posição, acompanhando o holandês com o tempo na casa de 1m23s920. Pérez era o terceiro colocado, seguido por Oscar Piastri. George Russell completou o top-5.
Na zona de eliminação estavam: Ricciardo, Gasly, Albon, Ocon e Hülkenberg. O piloto da Haas teve mais uma volta deletada no traçado.
Os competidores retornaram mais uma vez para o traçado, tentando fugir de uma eliminação no Q2. Leclerc que era o nono colocado, obteve a terceira posição com a marca de 1m23s969. Lewis Hamilton foi eliminado mais uma vez no Q2, enquanto Russell conseguiu uma vaga para seguir na disputa da classificação.
So, Hamilton will start P11 on Sunday, Sainz P16…
The battle between Mercedes and Ferrari for P2 in the team championship is going to be very, very interesting#F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/qkSlH8WdXC
— Formula 1 (@F1) November 25, 2023
Eliminados
11) Lewis Hamilton – 1m24s359
12) Esteban Ocon – 1m24s391
13) Lance Stroll – 1m24s422
14) Alexander Albon – 1m24s439
15) Daniel Ricciardo 1m24s442
Q3
Nesta primeira saída, apenas Verstappen estava munido por pneus macios novos. O holandês rapidamente obteve a marca de 1m23s445. Norris faturou a segunda marca, separado por 0s371 de Verstappen. Piastri fez o primeiro setor roxo, mas não conseguiu bater o holandês, desta forma ocupou apenas o terceiro lugar.
🟢 Q3 GREEN LIGHT 🟢
And now… the battle for pole ⚔️#F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/dOUuXDu9Ne
— Formula 1 (@F1) November 25, 2023
Russell ficou com a quarta colocação na primeira tentativa, enquanto Pérez era o quinto colocado. Os pilotos estavam acompanhados por Tsunoda, Hülk, Alonso, Leclerc e Gasly.
Nos últimos quatro minutos de atividade, os competidores retornaram para o traçado com os pneus macios novos. Norris cometeu um erro no terceiro setor e teve que se contentar com o quarto lugar, sem chance de brigar pela pole. Oscar Piastri superou o companheiro de equipe para ficar com a terceira posição.
Charles Leclerc surpreendeu ao faturar o segundo lugar, quando estabeleceu a marca de 1m23s584, depois de ter uma primeira volta rápida ruim. Verstappen se quer melhorou a sua marca, mas faturou a última pole da classificação da temporada 2023.
Com a volta deletada, Pérez foi derrubado para o nono lugar.
Russell ainda encontrou um espaço para superar Lando Norris e se estabelecer como o quarto colocado, desta forma ocupará a segunda fila para a largada do GP de Abu Dhabi.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Max Verstappen takes his 12th pole of the season #F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/3SK7Il4pCM
— Formula 1 (@F1) November 25, 2023