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Max Verstappen abre temporada 2023 dominando prova no Bahrein. Alonso conquista P3 com Aston Martin

A Red Bull abriu a temporada 2023 com uma dobradinha. Verstappen conquistou mais uma vitória, cruzando a linha de chegada com mais de 11 segundos de vantagem para Pérez. Alonso levou a Aston Martin para o pódio, impressionando com grande performance

A Fórmula 1 realizou a sua primeira corrida da temporada 2023 neste domingo (05) no Bahrein. A Red Bull começa a temporada 2023 da mesma forma que encerrou o último Campeonato, esbanjando desempenho e performance. Max Verstappen venceu pela 36ª vez na carreira, sobrando, em um estilo muito conhecido pela Red Bull. O holandês cruzou a linha de chegada com mais de 11 segundos de diferença para Sergio Pérez.

A Red Bull optou por uma estratégia diferente, a equipe realizou dois stints de pneus macios, antes de encerrar a corrida usando os pneus duros. Verstappen comandou a classificação e fez o mesmo na corrida, só não liderou a prova de ponta a ponta, pois perdeu a primeira posição para Pérez quando realizou a sua primeira troca de pneus.

Pérez não largou muito bem e foi engolido por Charles Leclerc, mas a estratégia usada pela Red Bull fez o mexicano recuperar a posição e terminar a corrida na segunda posição.

Fernando Alonso capitalizou o tão sonhado pódio com a Aston Martin, o piloto espanhol disputou em pista com Mercedes e Ferrari, fez excelentes ultrapassagens e conseguiu o pódio na primeira corrida do ano. A primeira meta da Aston Martin era derrotar a Mercedes, mas as escolhas estratégicas e o trabalho de Alonso na pista permitiram que o espanhol também ultrapassasse a Ferrari.

O espanhol foi tocado por Lance Stroll no começo da prova, mas não teve a sua corrida comprometida. O grande desempenho da Aston Martin se confirmou neste fim de semana. A última vez que Alonso esteve no pódio foi durante o GP do Qatar com a Alpine.

Carlos Sainz concluiu a corrida na quarta posição, seguido por Lewis Hamilton e a Mercedes. Charles Leclerc não concluiu a prova, abandonando a corrida com um problema no motor. A Ferrari de certa forma também começa o ano da mesma forma como em 2022, faltando um pouco mais de desempenho e confiabilidade para brigar.

Lance Stroll mesmo após passar pela cirurgia no punho, concluiu o fim de semana com a Aston Martin. O canadense cometeu diversos erros na corrida, extravasou os limites de pista, mas ainda conseguiu se manter a frente de George Russell e conquistar a sexta posição.

O dono do carro #63 enfrentou um problema no pit-stop e com isso perdeu posições ao longo da corrida, mas concluiu a prova apenas uma posição atrás, em relação a sua largada. Valtteri Bottas conseguiu a oitava posição para a Alfa Romeo. Pierre Gasly com a Alpine obteve o nono lugar, salvando pontos para a equipe depois de Esteban Ocon ser diversas vezes punido. Alexander Albon concluiu a primeira corrida obtendo um ponto para a Alpine.

Ocon, Leclerc e Oscar Piastri não concluíram a prova. A Fórmula 1 retorna em quinze dias para a disputa do GP da Arábia Saudita.

Saiba como foi o GP do Bahrein

Os pilotos e suas equipes trabalharam duro neste fim de semana para que o GP do Bahrein pudesse ser disputado. Na última semana as equipes estiveram nesta pista para os testes de pré-temporada.

Max Verstappen conquistou a pole no sábado e dividirá a primeira fila com Sergio Pérez. Os pilotos da Red Bull foram os únicos que aferiram tempo na casa de 1m29. A segunda fila ficou com os pilotos da Ferrari, enquanto Fernando Alonso da Aston Martin se classificou na quinta posição.

No momento da largada a temperatura na pista estava na casa dos 31°C, com 27°C de pneus. Apenas Kevin Magnussen começou a prova com os pneus duros, o restante do pelotão utilizava pneus macios. Entre os dez primeiros colocados apenas Charles Leclerc começou a prova com pneus macios novos.

Ainda na volta de apresentação, Lance Stroll extravasou os limites de pista, mas conseguiu se manter na oitava posição.

Com a largada autorizada, Max Verstappen manteve a ponta, mas Pérez perdeu performance e Leclerc saltou para o segundo lugar, enquanto o mexicano ficou em terceiro, depois de ser pressionado por Sainz. Hamilton ultrapassou Russell e Alonso, desta forma o espanhol caiu para o sétimo lugar. Bottas apareceu em oitavo, com Stroll em nono e Norris em décimo.

Stroll bateu em Alonso, desestabilizando o espanhol que brigava com a Mercedes. Hülkeberg se tocou em Ocon e danificou a sua asa dianteira, deixando detritos na pista.

De Vries foi jogado para a última posição, depois da ultrapassagem de Gasly. Piastri seguia brigando depois da largada, o piloto australiano já era o décimo sexto colocado.

Na terceira volta Verstappen abriu 1s9 de vantagem para Leclerc e a diferença foi crescendo ao longo das voltas. No quinto giro Leclerc fritou os pneus na primeira curva. Na sequência Stroll ultrapassou Bottas retornando para a oitava posição. Norris e Sargeant disputavam pelo décimo segundo lugar.

Na sétima volta Pérez pressionava Leclerc, conseguindo abrir o DRS para atacar o monegasco. De Sargeant até De Vries todos os pilotos estavam abrindo o DRS e um tranzinho estava ativo no final do pelotão.

Com dez voltas, os dez primeiros  eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Hamilton, Russell, Alonso, Stroll, Bottas e Ocon. Gasly foi o primeiro piloto a ir para os boxes e instalar os pneus duros. Verstappen reclamava do carro, principalmente por estar lidando com algumas travadas.

No giro seguinte foi a vez de Tsunoda e Norris substituírem os seus pneus macios para instalar os pneus duros. Alonso começou a atacar Russell, enquanto o britânico estava atrás de Hamilton. Na volta doze foi a vez de Bottas, Albon, Hülkenberg e De Vries trocarem os seus compostos. No retorno à pista o piloto alemão retornou atrás de De Vries.

Hamilton saiu dá frente de Russell para realizar a sua parada, enquanto Alonso atacava o dono do carro #63. Os pilotos disputaram e negociaram espaço na pista de forma intensa, mas Alonso se sobressaiu na disputa e acabou à frente de Russell.

No giro 14 Leclerc e Sainz realizaram a sua troca de pneus juntos. A parada de Russell teve um pequeno problema. O piloto da Mercedes retornou na décima posição. Oscar Piastri estava nos boxes, mas não retornou para a pista pois o carro estava com problemas. O australiano reclamou do desempenho e o time optou por trocar o volante do carro, mas o equipamento começou a ser reiniciado. A McLaren precisou abandonar a corrida com Piastri.

Ocon foi punido com cinco segundos por não ter alinhado corretamente no colchete de largada. Após saber da punição, o piloto da Alpine seguiu aos boxes para instalar os pneus duros. O pit-stop da Alfa Romeo fora muito bom, Bottas estava na frente da Aston Martin, mas Alonso não mediu esforços e ultrapassou o finlandês para retomar o sexto lugar na volta 17.

Na sequência Pérez abandonou a liderança da corrida para substituir os seus pneus. Verstappen assumiu a ponta, com Leclerc na segunda posição. Mais de dez segundos separavam o piloto monegasco do holandês. Norris realizou uma segunda parada na volta 18, retornando na última posição, o piloto estava usando os pneus macios.

Foi na volta 21 que Ocon passou a ser investigado mais uma vez pelos comissários, o piloto não teria cumprido a punição de cinco segundos de forma correta, então receberia uma nova punição. O francês recebeu mais cinco segundos de punição por ter excedido a velocidade nos boxes.

Norris precisou de mais uma parada, instalando os pneus médios. De Vries também realizou mais uma passagem pelos boxes, mas em seu carro foram instalados os pneus duros.

Na volta 30 algumas equipes estavam recorrendo a mais uma troca de pneus, agora para tentar ir até o final da prova.

A corrida seguiu, a Red Bull trabalhava com uma estratégia diferenciada, fazendo mais um stint de pneus macios, antes de uma nova parada. Norris travou uma disputa com Ocon e conseguiu ultrapassar o adversário na volta 24.

Na sequência Ocon recebeu 10 segundos de punição por não ter cumprido a primeira punição de forma correta. Pérez se aproximou de Leclerc, podendo usar o DRS na volta 25 para atacar o monegasco. No início da volta seguinte, Leclerc tomou a ultrapassagem do mexicano e recuou para a terceira posição.

Sainz precisou fazer mais uma troca, mas instalou os pneus duros. O piloto da Ferrari era o quinto colocado. Stroll ultrapassou Russell que retornava ao traçado com pneus duros frios, enquanto o canadense já tinha aquecido os seus compostos.

Com 34 voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Leclerc, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Bottas e Albon. Alonso precisou abandonar a terceira posição para substituir os seus compostos, o espanhol retornou para a sexta posição, logo atrás de Hamilton.

Depois de Pérez realizar a sua troca de pneus, foi a vez de Verstappen substituir os seus compostos. O holandês se manteve na ponta, usando agora os pneus duros depois de dois stins de médios.

Na volta 37, Alonso atacou Hamilton e quando a posição parecia ganha, Hamilton se defendeu e aplicou o x’s no adversário. O espanhol recuou para o sexto lugar. No giro seguinte usando o DRS Alonso concluiu a ultrapassagem em Hamilton, depois de manobra executada de forma perfeita.

Durante a volta 41 o carro de Charles Leclerc ficou sem potência e o monegasco abandonou a prova. O Virtual Safety Car foi ativo momentaneamente, pois o piloto conseguiu encostar o carro em uma área de fácil acesso para a remoção. Sainz assumiu a terceira posição.

Na briga pelo décimo primeiro lugar, Tsunoda e De Vries, além de Zhou Guanyu que também estava na disputa. Destaque para o holandês da AlphaTauri que se recuperou na corrida e ocupava a décima terceira posição.

Sainz era instruído para acelerar, mas o piloto ficaria sem pneus. Desta forma Sainz buscou um traçado defensivo para não perder a posição para Alonso, os pilotos espanhóis quase se tocaram, mas a terceira posição ficou com o piloto da Aston Martin. Hamilton se aproveitou da disputa que acontecia à sua frente, para se aproximar. O britânico então começou a duelar com a Ferrari.

Norris que ocupava a última posição estava acompanhando o ritmo de Hamilton e Sainz, depois de uma corrida complicada no Bahrein.

O piloto da McLaren fez mais uma troca de pneus, retornando aos compostos macios. O piloto deixou de acompanhar a corrida dos ponteiros.

Com a corrida se aproximando do final, Hülkenberg foi punido por exceder os limites de pista. na volta 55 os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Bottas, Gasly e Albon.

Verstappen recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, para dividir o pódio com Pérez e Alonso. O GP do Bahrein foi bem agitado. Gasly ganhou 11 posições depois do início da prova, para terminar dentro da zona de pontuação.

 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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