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Max Verstappen abre fim de semana na Austrália na liderança. Lewis Hamilton é P2

Ao final da atividade Lewis Hamilton conseguiu saltar para a segunda posição, enquanto Max Verstappen liderava após anotar 1m18s790

A Fórmula 1 está na Austrália neste fim de semana para disputar a terceira corrida do calendário. O primeiro treino livre foi realizado na noite de quinta-feira (30) no Brasil. Os pilotos não perderam tempo e invadiram a pista para iniciar as suas verificações. A sessão foi bem agitada com as equipes avaliando primeiro os pneus médios e duros, antes de completar algumas voltas com os compostos macios.

Max Verstappen e Sergio Pérez exibiram a força da Red Bull no traçado, mesmo com algumas reclamações do holandês, o piloto liderou a sessão ao anotar 1m18s790, separado por 0s503 do companheiro de equipe que ocupou o terceiro lugar. Os pilotos da Red Bull começaram o fim de semana com avaliações voltadas para o ritmo de corrida. O tráfego intenso marcou a atividade e por consequência alguns erros foram cometidos pelos competidores que encontravam outros adversários na pista.

O regime de bandeira vermelha foi instaurado na pista momentaneamente para a direção de prova corrigir um problema no GPS. Mas a sessão foi encerrada em bandeira vermelha após Logan Sargeant ficar parado na curva 11 quando o seu carro apresentou um problema.

Lewis Hamilton aproveitou os últimos instantes de atividade para anotar o segundo melhor tempo do TL1 e registrar 1m19s223. O piloto da Mercedes conseguiu acertar uma volta rápida depois de ser atrapalhado durante a atividade. Fernando Alonso ocupou a quarta posição com a Aston Martin, seguido por Charles Leclerc da Ferrari.

Carlos Sainz foi o sexto colocado com o segundo carro da Ferrari, acompanhado por Lando Norris que encontrou um espaço para representar a McLaren entre os dez primeiros colocados. A equipe de Woking já está trabalhando com algumas atualizações para melhorar o seu desempenho em pista.

Pierre Gasly ficou com a oitava posição, acompanhado por George Russell da Mercedes e Lance Stroll da Aston Martin.

A atividade foi bem agitada, com os times aproveitando para adquirir quilometragem e realizar as suas primeiras verificações. Algumas equipes optaram por utilizar os últimos minutos da sessão para avaliar mais uma vez os pneus médios e duros e verificar a sua durabilidade no traçado, além da aderência.

A Fórmula 1 retorna às 2h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP da Austrália 

Os pilotos estão na Austrália neste fim de semana para a realização da prova no Albert Park. A corrida corresponde a terceira prova da temporada 2023.

Quando os carros foram liberados para a pista, a temperatura no traçado estava na casa dos 29°C, com 17°C no ambiente. Um vento forte era sentido ao longo do circuito, na casa dos 10 km/h.

A Pirelli disponibilizou aos competidores os pneus da gama intermediária: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio). Foi liberada uma quarta zona de ativação do DRS para auxiliar as ultrapassagens. No ano passado avaliaram uma quarta zona de DRS, mas ela não foi utilizada na corrida por conta de uma preocupação com a segurança. Os pilotos completariam voltas em uma pista com um traçado mais fluído, depois das modificações que foram realizadas no ano passado.

Assim que a pista foi liberada, rapidamente os competidores invadiram o traçado. Nesta primeira avaliação os competidores se dividiam na utilização dos pneus duros e médios.

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Carlos Sainz abriu a tabela de tempos ao anotar 1m25s314, usando os compostos duros, mas não demorou muito tempo para Lance Stroll registrar 1m23s019 – para ocupar a primeira posição da tabela de tempos. O canadense tinha em seu carro os pneus médios instalados.

Apenas Max Verstappen foi enviado para a pista usando os pneus macios, o holandês anotou 1m21s272. Instantes depois Logan Sargeant reclamava da altura do carro e do fato do seu carro estar batendo muito no chão, prejudicando até mesmo a sua visão para enxergar o traçado.

Oscar Piastri que realizou a sua estreia neste ano na Fórmula 1, estava se preparando para correr pela primeira vez na Austrália.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hamilton, Stroll, Russell, Gasly, Piastri, Leclerc, Ocon e Sainz. Verstappen anotou 1m19s332, separado por 0s219 de Pérez. Não demorou muito para Kevin Magnussen cometer um erro e passar reto pela curva 3, usando a área de brita antes de retornar ao traçado regular.

A atividade seguiu com os pilotos evoluindo as suas marcas. Sergio Pérez atacou as zebras, tentando obter uma volta melhor no traçado, desta forma o mexicano anotou 1m19s293 para liderar a sessão. Alguns competidores estavam nos boxes, realizando uma avaliação antes de retornar mais uma vez ao traçado.

Max Verstappen retornou à ponta registrando 1m18s790, depois de completar algumas voltas com os compostos macios.

Restando cerca de 37 minutos de atividade, Bottas, Russell e Piastri eram os únicos pilotos pelo traçado. O piloto da Mercedes e o competidor da McLaren estavam com os pneus macios instalados, enquanto o piloto da Alfa Romeo ainda avaliava os pneus duros. No carro de Piastri a McLaren realizava testes aerodinâmicos, espalhando o flow-vis na parte direita da lateral do carro.

Enquanto os competidores retornavam ao traçado usando os pneus macios, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Stroll, Albon, Piastri, Alonso, De Vries, Gasly e Hülkenberg. Leclerc saltou para a segunda posição ao anotar 1m19s378.

Tsunoda cometeu um erro extravasando os limites de pista, o piloto passou pela brita e pela grama, antes de conseguir salvar o carro e escapar de uma batida. Na sequência De Vries atrapalhou Lewis Hamilton que estava em uma volta rápida, o piloto inglês quase bateu na traseira do carro da AlphaTauri.

Kevin Magnussen também entrou para a lista dos pilotos que cometeram erros. O tráfego intenso proporcionou aos competidores cometerem erros e quase acertarem os carros de outros competidores. Neste momento no traçado, apenas Lando Norris estava com os pneus médios, enquanto os outros competidores usavam os compostos macios.

O regime de bandeira vermelha foi instaurado quando restavam cerca de 23 minutos para o encerramento da atividade. A direção de prova precisou paralisar a atividade por conta de um problema no GPS e cronometragem.

Neste momento, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Leclerc, Sainz, Gasly, Russell, Stroll, Albon e Piastri.

A pista foi liberada mais uma vez quando restavam cerca de 15 minutos para o encerramento da sessão. Verstappen que era o líder da atividade cometeu um erro e extravasou os limites de pista quando perdeu a frente do RB19. O holandês utilizava mais uma vez um conjunto de pneus macios. Instantes depois o piloto da Red Bull cometeu um erro rodando depois de atacar uma zebra.

Lando Norris aproveitou o momento para saltar para o sexto lugar, ao anotar 1m19s536. O piloto da McLaren passou a utilizar os pneus macios.

Restando quatro minutos para o final Logan Sargeant ficou com o carro parado na curva 11 depois que o seu equipamento simplesmente parou de funcionar. Mais uma bandeira vermelha foi acionada no traçado.

Antes da sessão ser paralisada mais uma vez, Lewis Hamilton saltou para o segundo lugar ao anotar 1m19s233.

Neste fim de semana, a direção de prova estabeleceu que os colchetes estão 20 cm maiores, para que fique mais fácil para os pilotos realizarem a largada. Além disso, uma faixa foi pintada nos colchetes para auxiliar na direção dos competidores. Ao longo dos treinos livres os pilotos terão a oportunidade de testar essa nova configuração e dar um feedback aos diretores de prova – porém, a primeira atividade do dia foi encerrada em bandeira vermelha, impossibilitando os testes.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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