ColunistasDestaquesFórmula EPost

Maserati contrata Daruvala e renova com Günther para a 10ª temporada da Fórmula E

A Maserati surpreendeu com a contratação de Jehan Daruvala. Günther impressionou a equipe em sua primeira temporada defendendo o time e teve a renovação do seu contrato realizada

Nesta quarta-feira (27) a Maserati confirmou a contratação de Jehan Daruvala, o piloto que atualmente está na Fórmula 2 terá como companheiro de equipe Maximilian Günther.

O piloto indiano tem buscado uma forma de entrar no grid da Fórmula E, na última temporada da categoria elétrica, Daruvala atuou como piloto reserva da Mahindra. Acreditava-se que o competidor seria contratado como piloto titular para a 10ª temporada, pois ao longo do ano, com a saída de Oliver Rowland e a vaga sendo ocupada por Roberto Merhi temporariamente, dava a entender que era uma manobra para garantir o assento que seria de Daruvala.

No entanto, esse momento de pausa que a Fórmula E está enfrentando até o próximo campeonato foi bem movimentado. Vários pilotos trocando de equipe e até alguns rumores que ganharam mais força, mas foram encerrados com os anúncios de Mahindra e Maserati. Muitos acreditavam até mesmo que a vaga da equipe de Mônaco seria de Felipe Drugovich, afinal, o brasileiro realizou dois testes de jovens pilotos com a equipe e impressionou.

LEIA MAIS: Mahindra confirma a contratação de Nyck de Vries e Edoardo Mortara para a 10ª temporada da Fórmula E

Daruvala terá a oportunidade de correr ao lado de Günther, após uma temporada do alemão com a equipe. O indiano também foi convidado para os testes de jovens pilotos, aproveitando o momento para se preparar antes do seu caminho na categoria elétrica ser definido.

O piloto de 24 anos, terminou a temporada 2019 da Fórmula 3 na terceira posição, mesmo lugar que obteve ao competir na F3 Asiática em 2021. Daruvala prologou a sua participação na Fórmula 2, foram quatro temporadas até deixar a categoria de base.

“A Fórmula E é um campeonato que admiro há muito tempo e, depois de participar de duas sessões de testes, estou muito feliz por ter a oportunidade de ocupar uma vaga em tempo integral”, celebrou Daruvala. “Pela minha experiência até agora, o carro GEN3 é completamente único de dirigir, mas achei uma experiência muito gratificante.”

“Gostaria de agradecer ao James (Rossiter, chefe da equipe) e à Maserati MSG Racing por me proporcionarem esta chance e mal posso esperar para aprender mais sobre o carro e conhecer melhor a equipe nos testes de pré-temporada, antes de participar da corrida na Cidade do México em janeiro.”

Günther com 26 anos, forma uma dupla jovem com Daruvala. O piloto renova com a Maserati, depois de todo o trabalho realizado com a equipe, mas está na categoria elétrica desde a temporada de 2018/19. O alemão se tornou o vencedor mais jovem de uma corrida da Fórmula E apenas em sua 13ª corrida na categoria. Günther obteve quatro pódios com a Maserati, superando Edoardo Mortara ao apresentar uma boa performance.

O alemão faturou a primeira vitória da Maserati na Fórmula E, feito conquistado durante o e-Prix de Jakarta, na reta final da 9ª temporada.

Maximilian Gunther, Maserati MSG Racing, 1st position, celebrates with his team on the podium

“Estou muito orgulhoso de continuar com a Maserati MSG Racing”, diz ele. “Tivemos uma excelente primeira temporada juntos, especialmente o impulso que construímos na segunda metade do ano com uma vitória, quatro pódios e duas poles. Continuar a construir nesta base é algo que estou ansioso para fazer em 2024, assim como trabalhar com Jehan como meu novo companheiro de equipe”, afirmou Günther.

“Depois de ver a nossa trajetória de desempenho se desenrolar este ano, estou confiante de que podemos alcançar coisas maiores e melhores no futuro.”

Mortara foi o pilar da equipe por vários anos, mas teve uma 9ª temporada ruim. O time se despediu do suíço ainda no começo do mês. Mortara por sua vez, seguiu para a Mahindra para se tornar companheiro de Nyck De Vries.

“Estamos entusiasmados com a nossa escalação de pilotos para a 10ª temporada e confiantes de que a combinação da experiência de Max com a determinação de Jehan provará ser bem competitiva. Max nos impressionou ao longo da temporada 2022/23 e continuar nosso relacionamento foi uma decisão natural. Ele tem uma velocidade brilhante, um forte conhecimento do pacote Gen3 da Fórmula E e com cinco temporadas de experiência – apesar de ter apenas 26 anos – tem um conhecimento impressionante”, afirmou James Rossiter, o chefe de equipe da Maserati.

“Essa experiência será inestimável para Jehan, que já se mostrou promissor em seus dois testes de estreia com a Mahindra no início deste ano. Nos últimos quatro anos, ele mostrou vontade e determinação na Fórmula 2 e demonstrou claramente que tem tudo para vencer corridas. Agora Jehan está pronto para fazer o trabalho necessário para ter sucesso na Fórmula E. Na 9ª temporada enfrentamos muitos altos e baixos, mas aprendemos muito com cada cenário que enfrentamos. Depois de obter alguns ganhos positivos de desempenho durante o verão, estamos ansiosos para iniciar a 10ª temporada e, com a nossa escalação, estamos confiantes de que podemos estar em posição de lutar na frente do grid.”


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading