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Martins aproveita deslize de Maini para vencer prova Sprint da F2 na Espanha

Depois de superar Maini na largada, Martins controla ritmo e fatura vitória com folga neste sábado na Espanha

Victor Martins aproveitou uma largada ruim de Kush Maini para vencer a prova Sprint na Espanha. A Fórmula 2 alinhou neste sábado (22) para a primeira disputa do fim de semana, uma corrida disputada, mas que também foi pautada pelo desgaste os pneus.

Ao final da corrida, Martins ficou emocionado pela vitória conquistada, já que o ano do piloto na Fórmula 2 não tem sido dos mais fortes. O francês pontuou em apenas quatro provas, enquanto lidou com três abandonos. Embora a vitória no sábado não renda a mesma quantidade de pontos da corrida no domingo, vai ajudar um pouco o piloto no campeonato.

Maini concluiu a corrida no pódio, obtendo a segunda posição. O indiano enfrentou um problema na embreagem no início da prova e perdeu a liderança, despencando para o segundo lugar. No decorrer da prova realizou ultrapassagens importantes e recuperou terreno no grid. Maini ainda se valeu da punição aplicada para Ritomo Miyata para ocupar o segundo lugar.

Juan Manuel Correa ficou com o terceiro lugar, completando o pódio da Sprint. O piloto atacou Gabriel Bortoleto até a penúltima volta, fazendo a manobra conclusiva que rendeu o pódio.

Bortoleto sofreu com os pneus e por ter o ritmo comprometido, acabou superado por Paul Aron e Jak Crawford, precisando se contentar com o sexto lugar.

Isack Hadjar foi o sétimo colocado, seguido por Miayata com o oitavo lugar, sendo a última posição a contemplar pontos na Sprint.

A Fórmula 2 retorna às 6h35 (pelo horário de Brasília) para a disputa da Corrida Principal da F2 neste domingo.

Saiba como foi a corrida Sprint da Fórmula 2 na Espanha

Neste sábado, por conta do grid invertido, Kush Maini começou a prova ocupando a posição de honra. Ao lado do piloto da Invicta era possível ver Victor Martins.

Apenas Joshua Durksen contava com uma punição, o piloto perdeu dez posições no grid depois de uma batida na corrida principal de Mônaco. A punição do piloto da AIX Racing possibilitou Gabriel Bortolet iniciar a prova ocupando o sexto lugar.

Quando a corrida foi iniciada, as nuvens se aglomeraram, deixando o autódromo bem nublado e tirando a incidência de sol direta no traçado. A temperatura da pista era apenas de 40 °C, com 25 °C no ambiente.

Largada autorizada, Maini teve uma péssima reação no início da prova e caiu para a quinta posição. Martins aproveitou a oportunidade para liderar a corrida, seguido por Miyata e Correa. Bortoleto realizou duas ultrapassagens e saltou para o quarto lugar.

Do meio para o final do pelotão, várias disputas aconteciam, mas a prova seguiu sem incidentes. Antes do primeiro giro ser concluído, Bortoleto foi superado pelo companheiro de equipe, com Maini tentando recuperar as posições perdidas.

No segundo giro, Maini superou Correa e Bortoleto foi com o indiano, para ocuparem novamente a terceira e quarta posição, respectivamente.

Com o DRS já habilitado, os pilotos acentuavam os seus duelos. Correa precisava se preocupar com Aron e Antonelli que estavam buscando uma ultrapassagem. Como o italiano não conseguiu superar o líder do campeonato, Hadjar então foi em busca da sétima posição.

Após seis voltas, os dez primeiros eram: Martins, Miyata, Maini, Bortoleto, Correa, Aron, Antonelli, Hadjar, Crawford e Colapinto. Hadjar ainda estava em busca de encontrar um espaço no traçado para superar Antonelli.

No duelo pela décima sexta posição, Villagomez e Bearman se tocaram, o piloto da Prema espalhou e precisou devolver a posição para o adversário.

Conforme a prova avançava, as distâncias entre os competidores eram ampliadas.

Bearman passou a ser escalado durante a décima volta e com uma performance bem ruim no traçado. O piloto da Prema caiu para a vigésima segunda posição e na sequência foi chamado aos boxes, mas permaneceu no traçado sem chances de salvar a sua corrida. No giro seguinte, Antonelli foi superado por Hadjar.

Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Martins, Miyata, Maini, Bortoleto, Correa, Arron, Hadjar, Crawford, Antonelli e Hauger. O italiano da Prema já estava fora da zona de pontuação da Sprint.

Ao longo da prova os pilotos eram investigados por conta dos limites de pista. Miyata foi punido com cinco segundos. O piloto da Rodin era perseguido de perto por Maini e Bortoleto.

Maloney também da Rodin recebeu uma punição de cinco segundos, mas o piloto não estava disputando pontos, pois ocupava apenas o décimo terceiro lugar.

Com seis voltas para o final, Bortoleto sofria pressão de Correa, dado o desgaste dos pneus. Com a corrida rumando para o final, a situação de Bortoleto ficou ainda mais difícil, com o brasileiro ameaçado por Aron e Crawford.

Os pneus de Bortoleto já estavam completamente comprometidos e sem chance de se defender, o brasileiro foi superado por Correa no penúltimo giro. O final da corrida foi dramático para o brasileiro, já que Bortoleto não conseguiu mais se segurar, Aron também fez a manobra no piloto da Invicta, seguido por Crawford.

Martins estava tranquilo na liderança, com Miayata punido o piloto não precisava se preocupar. O competidor da ART Grand Prix só precisava controlar o carro até o final e evitar o problemas com os limites de pista.

Com duas punições de cinco segundos, Miyata despencou para a oitava posição. Victor Martins faturou a vitória da prova Sprint, seguido por Maini e Correa.

Resultado da Corrida Sprint da Fórmula 2 na Espanha – Foto: reprodução Fórmula 2
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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