Nesta quarta-feira (24) a equipe ERT da Fórmula E confirmou a participação de Marta García no teste de novatos que será realizado em Berlim no dia 13 de maio.
A atividade é pensada para dar oportunidade para que os competidores possam conhecer os carros da categoria, além de notar que a Fórmula E pode ser uma oportunidade para as suas carreiras.
A campeã da temporada 2023 da F1 Academy foi convidada para participar da sessão avaliativa que será realizada em Berlim. A competidora espanhola é extremamente talentosa e já era observada desde a sua participação na W Series.
Neste ano a competidora está inscrita para disputar a FRECA (Fórmula Regional Europeia), com apoio da Iron Dames, García terá como companheira Doriane Pin.
García será apenas a segunda mulher a testar os carros da era Gen3, como Gabriela Jílkova sendo a primeira a testar pela Porsche nos testes de pré-temporada realizados em Valência.
🚨 Rookie Test Driver Announcement from @ERTFormulaETeam 🚨
The team have confirmed @f1academy Champion @martaracing will be driving for them in the Berlin Rookie Test 👏
— Formula E (@FIAFormulaE) April 24, 2024
“Estou emocionada por me juntar à equipe ERT para o teste de novatos em Berlim. A Fórmula E representa o futuro do automobilismo e estou extremamente grata por esta oportunidade de vivenciá-la em primeira mão o campeonato de perto. Estou ansiosa para assumir o volante do carro ERT X24 e contribuir para o desenvolvimento da equipe. Este teste é um avanço na minha carreira e estou determinada para aproveitá-lo ao máximo”, comentou García.
O teste de novatos em Berlim também é uma oportunidade para as esquipes avaliarem outros pilotos e até estabelecer um tipo de conexão visando as próximas temporadas. A realização dessa atividade já proporcionou que vários pilotos ingressassem no grid da categoria, por ficarem no radar das equipes.
“Estamos extremamente entusiasmados em receber a Marta García na família ERT durante o teste de novados da Fórmula E em Berlim. O talento excepcional e as conquistas de Marta na F1 Academy são inegáveis. Este teste serve como uma plataforma fantástica para mostrar as suas habilidades no ambiente dinâmico da Fórmula E. Estamos confiantes de que Marta se adaptará rapidamente as demandas únicas das corridas elétricas e fornecerá informações valiosas para a equipe”, comentou Alex Hui, chefe de equipe da ERT.
O teste em Berlim será uma atividade completa, onde os times podem dividir os seus pilotos em avaliações que acontecem pela manhã e a tarde. A sessão foi colocada em uma data que evitasse o conflito com rodadas da Fórmula 2, Fórmula 3 e F1 Academy, dando oportunidade para que mais pilotos destas categorias de base possam conhecer a Fórmula E.
A primeira avaliação do ano foi realizada em Misano, quando o TL0 deu a oportunidade para que 11 pilotos experimentassem o carro da Fórmula E em uma sessão com duração de 30 minutos.
- Para participar da atividade os pilotos precisam ter a e-licence ou uma e-licence apenas para a participação de treinos livres.
- Os pilotos convidados não podem ter participado de uma corrida da Fórmula E, para dar realmente oportunidade de novo pilotos conhecerem a categoria;
- Os competidores precisam realizar um treinamento específico sobre segurança elétrica e compreender as características do carro elétrico e conhecer os regulamentos técnicos e esportivos da Fórmula E;