A abertura da temporada 2023 da Fórmula Indy foi marcada por muitos acidentes, reviravoltas e polêmicas. Houve pancadas e decolagens, com confusões afetando muitos dos favoritos da corrida. E, o carrossel de reviravoltas, a definição aconteceu nas últimas voltas, com Pato O’Ward derrapando na última curva do circuito e entregando a vitória de presente a Marcus Ericsson.
A corrida começou confusa na largada, Scott Dixon e Felix Rosenqvist se tocaram e o piloto da McLaren acertou o muro, ficando lento no meio do pelotão em um trecho apertado. Alguns pilotos frearam, mas os mais atrás seguiram acelerando e a confusão se formou.
Os carros de Hélio Castroneves, Santino Ferrucci, Delvin DeFrancesco, Simon Pagenaud e Sting Ray Robb se enroscaram, mas a maior plasticidade se deu quando Benjamin Pedersen veio em alta velocidade e acertou o carro de DeFrancesco, que voou e caiu em cima do bólido de Castroneves. O brasileiro chegou a sair mancando, mas nenhum piloto se machucou com gravidade.
The #FirestoneGP is red flagged after this lap 1 incident.#INDYCAR // @GPSTPETE pic.twitter.com/7s50XtKiTi
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 5, 2023
Após um período em bandeira vermelha, a corrida recomeçou e os carros da Andretti começaram com um ritmo forte. Largado na pole, Romain Grosjean manteve a ponta, seguido de Colton Herta. Ao longo das voltas, o desgaste de pneu começaram a afetar os carros da equipe, que começou a perder o rendimento.
Na primeira janela de paradas, quem aproveitou o momento foi Scott McLaughlin, que assumiu a liderança e segurou o ímpeto de Grosjean na saída dos boxes. Na sequência, a bandeira amarela foi acionada com a rodada de Conor Daly.
Na nova relargada, mas um acidente impressionante: Rinus Veekay acertou a barreira de pneus e, sem espaço pra passar, Jack Harvey e Kyle Kirkwood acertaram o carro do neerlandês, com o representante da Andretti alçando voo. Pior para Harvey, que lesionou o braço no “efeito chicote” do volante e teve que ser levado ao hospital da região, mas foi liberado pelos médicos sem danos sérios.
Carbon fiber meets carbon fiber.#INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/lqDamwDrAZ
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 5, 2023
Outro reinício e mais uma confusão. Will Power e Colton Herta disputavam posição, quando o atual campeão abriu demais na curva e atingiu o piloto da Andretti, que bateu na barreira de pneus e foi forçado a abandonar. O australiano foi punido e teve de relargar no fim do pelotão, ficando fora da briga pelas primeiras posições.
Avoidable contact penalty for @12WillPower following this incident with @ColtonHerta.
Will Power will go to the back of the field. #INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/BCcG1TIHBq
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 5, 2023
Enfim, a corrida pôde continuar em bandeira verde, com McLaughlin e Grosjean abrindo vantagem para o restante do pelotão. O francês tinha pneus mais duros que o rival e tentava aproveitar o desgaste de pneus do adversário para tentar recuperar a liderança.
Então, veio o lance que mudou a história da corrida. Grosjean fez a parada nos boxes na volta 68, na busca do undercut, mas no giro seguinte, o trabalho da Penske foi mais eficiente e McLaughlin voltou à frente. Com pneus mais aquecidos, o piloto da Andretti foi para o tudo ou nada, mas acabou pagando pela afobação.
.@smclaughlin93 and @RGrosjean make contact… Again.#INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/9FKkCiff5C
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 5, 2023
Grosjean botou por fora e tentou a ultrapassagem em uma curva fechada e apertada, mas McLaughlin, que estava com pneus frios e pouco aderentes, não conseguiu fazer a curva e os dois foram de encontro à barreira de pneus. O neozelandês ainda conseguiu voltar, mas muito atrasado. Já o franco-suíço abandonou e saiu do carro bastante irritado.
Com o acidente entre os ponteiros, Pato O’Ward assumiu a liderança e chegou a abrir vantagem na relargada, mas a Chip Ganassi apareceu forte nas voltas finais, com Marcus Ericsson e Scott Dixon se aproximando do mexicano nas voltas finais.
Faltando seis giros para o fim, o motor de Josef Newgarden entrou em chamas e o piloto da Penske levou seu carro até os boxes antes de abandonar. Faltando três voltas para o final, O’Ward escorregou na saída da última curva e perdeu velocidade. Foi o suficiente para Ericsson atacar e assumir a liderança da prova.
Victory for @Ericsson_Marcus.
Heartbreak for @PatricioOWard. #INDYCAR pic.twitter.com/JjrL8LPhhn
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) March 5, 2023
Com uma vantagem segura, Ericsson fez o suficiente para conservar a vantagem até a linha de chegada. Assim, o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis inicia a temporada 2023 da Fórmula Indy com vitória e a liderança do campeonato. Apesar da pressão de Dixon, o mexicano da McLaren ainda manteve a segunda posição, com o neozelandês terminando em terceiros.
Outros destaques da prova foram Alexander Rossi que teve uma atuação discreta, mas conquistou um bom quarto lugar em sua estreia na McLaren; e também Callum Ilott, que levou o carro da Juncos a um honroso quinto lugar, melhor resultado da equipe argentina.
A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 2 de abril no circuito do Texas, o primeiro oval da temporada 2023.
Classificação do GP de St. Petersburg:
Confira aqui!
.@Ericsson_Marcus took the top spot in the #FirestoneGP.
Where did your favorite driver finish?#INDYCAR // @GPSTPETE pic.twitter.com/GllM42XOwG
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 5, 2023