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Marcus Ericsson aproveita escorregão de Pato O’Ward e vence o GP de St Petersburg

Em corrida tumultuada, líderes Romain Grosjean e Scott McLaughlin batem e abrem espaço para definição da corrida nas voltas finais

A abertura da temporada 2023 da Fórmula Indy foi marcada por muitos acidentes, reviravoltas e polêmicas. Houve pancadas e decolagens, com confusões afetando muitos dos favoritos da corrida. E, o carrossel de reviravoltas, a definição aconteceu nas últimas voltas, com Pato O’Ward derrapando na última curva do circuito e entregando a vitória de presente a Marcus Ericsson.

A corrida começou confusa na largada, Scott Dixon e Felix Rosenqvist se tocaram e o piloto da McLaren acertou o muro, ficando lento no meio do pelotão em um trecho apertado. Alguns pilotos frearam, mas os mais atrás seguiram acelerando e a confusão se formou.

Os carros de Hélio Castroneves, Santino Ferrucci, Delvin DeFrancesco, Simon Pagenaud e Sting Ray Robb se enroscaram, mas a maior plasticidade se deu quando Benjamin Pedersen veio em alta velocidade e acertou o carro de DeFrancesco, que voou e caiu em cima do bólido de Castroneves. O brasileiro chegou a sair mancando, mas nenhum piloto se machucou com gravidade.

Após um período em bandeira vermelha, a corrida recomeçou e os carros da Andretti começaram com um ritmo forte. Largado na pole, Romain Grosjean manteve a ponta, seguido de Colton Herta. Ao longo das voltas, o desgaste de pneu começaram a afetar os carros da equipe, que começou a perder o rendimento.

Na primeira janela de paradas, quem aproveitou o momento foi Scott McLaughlin, que assumiu a liderança e segurou o ímpeto de Grosjean na saída dos boxes. Na sequência, a bandeira amarela foi acionada com a rodada de Conor Daly.

Na nova relargada, mas um acidente impressionante: Rinus Veekay acertou a barreira de pneus e, sem espaço pra passar, Jack Harvey e Kyle Kirkwood acertaram o carro do neerlandês, com o representante da Andretti alçando voo. Pior para Harvey, que lesionou o braço no “efeito chicote” do volante e teve que ser levado ao hospital da região, mas foi liberado pelos médicos sem danos sérios.

Outro reinício e mais uma confusão. Will Power e Colton Herta disputavam posição, quando o atual campeão abriu demais na curva e atingiu o piloto da Andretti, que bateu na barreira de pneus e foi forçado a abandonar. O australiano foi punido e teve de relargar no fim do pelotão, ficando fora da briga pelas primeiras posições.

Enfim, a corrida pôde continuar em bandeira verde, com McLaughlin e Grosjean abrindo vantagem para o restante do pelotão. O francês tinha pneus mais duros que o rival e tentava aproveitar o desgaste de pneus do adversário para tentar recuperar a liderança.

Então, veio o lance que mudou a história da corrida. Grosjean fez a parada nos boxes na volta 68, na busca do undercut, mas no giro seguinte, o trabalho da Penske foi mais eficiente e McLaughlin voltou à frente. Com pneus mais aquecidos, o piloto da Andretti foi para o tudo ou nada, mas acabou pagando pela afobação.

Grosjean botou por fora e tentou a ultrapassagem em uma curva fechada e apertada, mas McLaughlin, que estava com pneus frios e pouco aderentes, não conseguiu fazer a curva e os dois foram de encontro à barreira de pneus. O neozelandês ainda conseguiu voltar, mas muito atrasado. Já o franco-suíço abandonou e saiu do carro bastante irritado.

Com o acidente entre os ponteiros, Pato O’Ward assumiu a liderança e chegou a abrir vantagem na relargada, mas a Chip Ganassi apareceu forte nas voltas finais, com Marcus Ericsson e Scott Dixon se aproximando do mexicano nas voltas finais.

Faltando seis giros para o fim, o motor de Josef Newgarden entrou em chamas e o piloto da Penske levou seu carro até os boxes antes de abandonar. Faltando três voltas para o final, O’Ward escorregou na saída da última curva e perdeu velocidade. Foi o suficiente para Ericsson atacar e assumir a liderança da prova.

Com uma vantagem segura, Ericsson fez o suficiente para conservar a vantagem até a linha de chegada. Assim, o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis inicia a temporada 2023 da Fórmula Indy com vitória e a liderança do campeonato. Apesar da pressão de Dixon, o mexicano da McLaren ainda manteve a segunda posição, com o neozelandês terminando em terceiros.

Outros destaques da prova foram Alexander Rossi que teve uma atuação discreta, mas conquistou um bom quarto lugar em sua estreia na McLaren; e também Callum Ilott, que levou o carro da Juncos a um honroso quinto lugar, melhor resultado da equipe argentina.

A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 2 de abril no circuito do Texas, o primeiro oval da temporada 2023.

Classificação do GP de St. Petersburg:

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