AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Luke Browning é confirmado como piloto reserva da Williams para a temporada 2026 da Fórmula 1

Britânico assume novo papel após campanha sólida na Fórmula 2 e seguirá em paralelo com a disputa da Super Fórmula japonesa

A Williams confirmou que Luke Browning será o piloto reserva da equipe na Fórmula 1 a partir da temporada 2026. O britânico assume a função em um momento estratégico para o time de Grove, que se prepara para a entrada em vigor de um novo regulamento técnico na categoria, ao mesmo tempo, em que mantém seu compromisso com a formação de jovens talentos por meio da Academia de Pilotos da Williams.

Browning chega ao posto após uma campanha consistente na Fórmula 2 em 2025. Em sua primeira temporada completa na categoria, o piloto terminou o campeonato na quarta colocação, defendendo a Hitech GP, com um desempenho marcado por nove pódios e uma vitória. O ponto alto do ano foi registrado na etapa da Itália, quando conquistou a pole e venceu a corrida principal, consolidando-se como um dos nomes mais competitivos da temporada.

Na função de piloto reserva, Browning terá um papel ativo no dia a dia da equipe. Além de permanecer de prontidão durante os fins de semana de corrida, ele contribuirá diretamente para o desenvolvimento do carro por meio de trabalho no simulador e análise de dados, áreas consideradas fundamentais no ciclo técnico que se inicia na Fórmula 1.

Paralelamente às atividades na Williams, o britânico disputará sua temporada de estreia no Campeonato Japonês de Super Fórmula em 2026, defendendo a Kondo Racing. A categoria é considerada a principal do automobilismo japonês e uma das mais rápidas do mundo, ficando atrás apenas da Fórmula 1 em termos de performance, o que reforça o valor técnico da experiência para o desenvolvimento do piloto.

Os times de Fórmula 1, costumam utilizar a Super Fórmula para manter os seus talentos em atividade e prepará-los para futuras oportunidades na categoria.

Integrante da Academia de Pilotos da Williams desde 2023, Browning vem construindo uma trajetória sólida nas categorias de base. No ano de sua chegada ao programa, conquistou o tradicional Grande Prêmio de Macau, além de ter sido premiado com o Autosport BRDC Young Driver Award. Em 2024, terminou o campeonato da Fórmula 3 na terceira posição antes de dar o salto para a Fórmula 2.

Antes disso, o piloto já havia se destacado ao vencer o Campeonato Britânico de Fórmula 4 em 2020 e o GB3 em 2022, resultados que o colocaram de forma definitiva no radar das equipes da Fórmula 1.

A preparação para o novo papel já vinha sendo realizada ao longo das últimas temporadas. Browning participou de três sessões de treinos livres 1 com o FW47, ampliando sua familiaridade com os procedimentos de pista e com o funcionamento do time durante um fim de semana de Grande Prêmio. Além disso, integrou o programa de Testes com Carros Anteriores (TPC), guiando o FW45.

“Estou extremamente empolgado por assumir o cargo de piloto reserva da Williams este ano. A Academia foi fundamental para o meu crescimento, me apoiando tanto na Fórmula 3 quanto na Fórmula 2, além de me dar a oportunidade de me familiarizar com os carros modernos da F1 por meio de testes e sessões de treinos livres. Estou ansioso para trabalhar ao lado de Alex e Carlos para impulsionar a equipe nesta nova era da Fórmula 1″, celebrou o piloto.

“Também estou feliz em confirmar que 2026 será minha temporada de estreia na Super Fórmula. Este será um desafio completamente novo e estou ansioso para começar! Como meu próximo passo rumo a uma vaga em tempo integral na Fórmula 1, isso me dá outra chance de mostrar como evoluí na pista e continuar a desenvolver minhas habilidades em um novo ambiente e cultura.”

“É um momento de orgulho ver Luke assumindo o papel de Piloto Reserva a partir de 2026. Ele fez um progresso imenso desde que ingressou na Academia em 2023 e apoiou a jornada da equipe de volta à frente do grid por meio de seu envolvimento no simulador e no TL1, o que tem sido inestimável nesta nova era de regulamentos. Sua campanha na Super Fórmula permitirá que ele ganhe mais experiência na pista e continue seu crescimento como piloto, e estamos ansiosos para vê-lo de volta à pista nesta próxima etapa de sua carreira no automobilismo”, falou James Vowles, chefe de equipe da Williams.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading