AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Luca di Montezemolo, ex-Ferrari, agora integra o conselho da McLaren Automotive

Italiano fará parte da McLaren Group Holdings Limited, com foco na divisão de carros esportivos

O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, agora faz parte do conselho da McLaren. O italiano foi nomeado diretor da McLaren Group Holdings Limited.

Montezemolo esteve ligado à Ferrari por décadas. Em 1973, foi transferido para a empresa e passou a atuar como assistente direto de Enzo Ferrari. No ano seguinte, assumiu o cargo de gerente da Scuderia, período em que a equipe conquistou os títulos mundiais de 1975 e 1977 com Niki Lauda — mas também enfrentou o grave acidente do austríaco em 1976.

Ainda naquele ano, Montezemolo foi designado para comandar todas as atividades da FIAT, tornando-se gerente sênior da companhia em 1977. Durante a década de 1980, ocupou diversos cargos de destaque no automobilismo internacional, incluindo funções na FIA. Em 1991, foi nomeado presidente da Ferrari por Gianni Agnelli. No cargo, liderou uma profunda reestruturação da equipe, que culminou em uma era de sucesso com as contratações de Jean Todt, Michael Schumacher e Ross Brawn.

Ele deixou a Ferrari em setembro de 2014, após alguns atritos com Sergio Marchionne, que o substituiria.

Montezemolo, agora faz parte da diretoria da McLaren Group Holdings Limited, conforme registro oficial feito na Companies House do Reino Unido na sexta-feira, 27 de junho.

A holding é responsável pelo braço automotivo da McLaren e detém uma participação minoritária no McLaren Group, ao qual é responsável pelas equipes de corrida. Dessa forma, é esperado que ele esteja vinculado aos carros esportivos da marca.

“Meu coração está e sempre estará vermelho. Tornei-me membro do conselho da McLaren Automotive, que produz carros de passeio e não está envolvida na F1”, comentou Montezemolo à agência de notícias italiana ANSA.

A chegada de Di Montezemolo ocorre em meio a movimentações no quadro executivo da empresa.

No início deste ano, Nick Collins foi nomeado como novo CEO do McLaren Automotive, que atuará ao lado de Di Montezemolo no conselho administrativo. No começo desta semana, o presidente do McLaren Group, Paul Walsh também se tornou membro do mesmo conselho. Zak Brown, por sua vez, também é um dos membros, enquanto atua como CEO da McLaren Racing.

Em contrapartida, o documento aponta a saída de três representantes ligados ao Oriente Médio. O Grupo McLaren é controlado pelo fundo soberano do Bahrein, o Mumtalakat, que tem sido o principal acionista da companhia nos últimos anos.

 

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo