Nesta sexta-feira (01) a Williams confirmou a renovação do contrato de Logan Sargeant. O piloto norte-americano terá a oportunidade de guiar por mais uma temporada pelo time de Grove.
A vaga na Williams era a única em aberto até este momento. No entanto, acreditava-se em uma possível renovação de Logan Sargeant, pois o piloto foi retirado muito cedo da Fórmula 2, a fim de preencher a vaga que seria deixada pela saída de Nicholas Latifi. O mais justo seria Sargeant guiar por mais um ano, agora que conhece os circuitos que vão além dos que percorreu quando estava na F2. Ao final de 2022 a Williams contou com todo um mecanismo para ter o piloto norte-americano no grid.
Sargeant realizou a sua temporada de estreia, mas não teve bons resultados. Comparado com o desempenho de Alexander Albon, Sargeant rodou bem abaixo do esperado. O competidor faturou o seu primeiro ponto na categoria correndo em casa durante o GP dos Estados Unidos – prova que contou com a desclassificação de Charles Leclerc e Lewis Hamilton.
Congratulations from JV 🤝
— Williams Racing (@WilliamsRacing) December 1, 2023
Com apenas uma temporada na Fórmula 2, o competidor faturou a 4ª posição do Campeonato. O piloto obteve os pontos que eram necessários para chegar à Fórmula 1, enquanto a Williams tentava preparar o norte-americano para que ele conquistasse quilometragem e estivesse mais seguro para participar da principal categoria do automobilismo.
LEIA MAIS: Com a vaga ameaçada, Sargeant afirma: “sei o que preciso fazer” para permanecer na Fórmula 1
Ao longo das provas, Sargeant teve um desempenho decepcionante, cometendo alguns erros e não conseguindo andar próximo ao companheiro de equipe, nos melhores dias da Williams em 2023. Conforme a temporada foi se desenrolando, Sargeant tentava encontrar um caminho para evitar problemas e concluir o campeonato para obter a chance de correr por mais um ano na Williams.
Por diversos momentos parecia que a sua vaga estava ameaçada e que o time poderia buscar outro competidor, mas após um suspense que se estendeu até depois do GP de Abu Dhabi, o piloto é confirmado e permanecerá com a sua vaga.
Sophomore year loading…🌀
We’re thrilled to announce that @logansargeant will continue to drive for the team next season! 🙌
— Williams Racing (@WilliamsRacing) December 1, 2023
“Estou emocionado por continuar com a Williams na temporada de 2024. Tem sido uma jornada incrível com a equipe até agora e estou grato pela oportunidade de continuar a me desenvolver como piloto dentro de um grupo tão talentoso e dedicado. Temos planos entusiasmantes para o futuro e mal posso esperar para contribuir para o sucesso da equipe no próximo ano”, comentou Sargeant.
James Vowles, chefe de equipe da Williams mostrou ao longo de toda a temporada o desejo da renovação do contrato de Sargant, muito pelo dinheiro que o time já tinha investido em um piloto da sua academia, desta forma também é fácil compreender a decisão que foi tomada.
Pela primeira vez na história da Fórmula 1 ao longo desses mais de 70 anos da categoria, será o primeiro campeonato que não contará com um estreante no grid. Oscar Piastri e Logan Sargeant que erram os rookies de 2023 renovaram com os seus times, enquanto Daniel Ricciardo retornou ao grid para substituir Nyck de Vries. O grid de 2024 portanto terá apenas pilotos mais experientes e novamente o campeão da Fórmula 2 não terá uma chance de participar do grid da Fórmula 1.