Após o encerramento da classificação do GP da Holanda, Lewis Hamilton recebeu uma punição e perderá três posições no grid de largada.
Sergio Pérez foi atrapalhado por Lewis Hamilton ainda nos estágios iniciais da sessão. Mais tarde foi alegado que esse encontro com o heptacampeão mundial havia comprometido a sua sessão, pois foi necessário o mexicano utilizar um pneu extra para avançar ao Q2.
A classificação foi bem acirrada, com uma diferença mínima entre os pilotos.
Os pilotos, assim como representantes das equipes foram chamados para conversar com os comissários, onde foi decidido que Hamilton havia violado o Artigo 37.5 do Regulamento Esportivo, impedindo o outro piloto.
O britânico não conseguiu avançar do Q2, enquanto Pérez terminou a sessão participando do Q3.
“O piloto do carro 44, estando em uma volta de entrada, foi informado pela equipe que o carro 11 estava se aproximando, com uma volta rápida quando ele entrou na curva 8. Ele então saiu da linha da saída da curva 8 com a intenção de dar passagem para o carro 8. No entanto, quando o carro 11 chegou, o carro 44 já estava na curva 9 e voltando para o traçado de corrida na saída da curva 9, impedindo claramente o carro 11”, alegaram os comissários no documento.
“Os comissários determinam que, embora tenha ocorrido um aviso apropriado pela equipe e embora o piloto tenha tentado sair do caminho, ele poderia ter diminuído mais a velocidade para não atrapalhar outro carro e portanto, consideraram o impedimento desnecessário no sentido dos regulamentos. Portanto, uma punição no grid é aplicada conforme as decisões anteriores.”
Hamilton se classificou ocupando o 12º lugar, com a perda de três posições no grid de largada deveria começar a prova ocupando o 15° lugar, mas com a desclassificação de Alexander Albon, avança uma posição no grid.
Por ser um circuito travado, o resultado da classificação afeta ainda mais a corrida de Hamilton. O GP da Holanda é disputado em uma pista travada que dificulta as ultrapassagens.
A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasilia)
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.