A Williams terá os dois carros da equipe no final do pelotão no GP da Holanda. Após o encerramento da classificação, Alexander Albon foi desclassificado por uma infração do regulamento técnico. O tailandês tinha obtido a 8ª posição no grid de largada.
Os carros foram encaminhados para o parque fechado, mas ao passar por uma inspeção identificação que o equipamento guiado por Albon estava fora do padrão solicitado pelos regulamentos (artigo 3.5.1 do regulamento). O caso foi apurado pelos comissários que confirmaram a desclassificação.
Para este evento logo depois das férias, a Williams optou por levar diversas atualizações para o carro. No entanto, já tinham perdido o equipamento de Logan Sargeant, quando o piloto norte-americano bateu durante o TL3, por ser uma reconstrução complicada não foi possível contar com os dois carros na classificação.
Albon apresentou um desempenho satisfatório durante a classificação, chegando com a Williams ao Q3, mas o que foi um resultado bem animador, se transformou em um problema após a desclassificação.
“O assoalho do carro 23 foi encontrado fora do volume regulatório mencionado no Artigo 3.5.1 a) do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA. A equipe não contestou a calibração do sistema de medição da FIA e a medição do carro, mas afirmou que suas próprias medições produziram resultados diferentes”, comentaram no documento emitido.
“Os comissários determinam que o resultado da medição conduzida com o sistema da FIA em Parque Fechado é o relevante e o devido processo prescrito pelos regulamentos foi seguido. Portanto, a penalidade padrão para tão infração é aplicada.”
Desta forma, todos os pilotos que terminaram atrás de Albon avançam uma posição no grid de largada, incluindo Lewis Hamilton que foi punido por atrapalhar Sergio Pérez no Q1.
A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP da Holanda.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.