A Fórmula 1 encerra o seu primeiro dia de atividades em Monza com Lewis Hamilton na liderança. O TL2 foi realizado nesta sexta-feira (30), sendo mais uma sessão voltada para a coleta de dados.
Os times priorizaram a simulação de corrida, trabalhando com os pneus médios e macios. As equipes estão atentas a performance destes compostos, pois a pista foi recapeada e com o asfalto novo a retenção de calor é maior.
Hamilton superou Lando Norris, no breve momento que usaram os pneus macios, forçando um pouco mais o carro. O piloto da Mercedes cravou a marca de 1m20s738, contra 1m20s741 de Norris, separados por apenas 0s003.
A tabela de tempos mostrava uma certa proximidade entre os competidores, embora o foco principal seja em avaliar os carros mais pesados, já que essa sessão acontece mais próximo do horário que a prova será disputada.
Carlos Sainz terminou o dia ocupando a terceira posição, contra Oscar Piastri que era o quarto colocado com a McLaren, em uma diferença de 0s120 para o líder. Charles Leclerc completou o top-5 com o segundo carro da Ferrari.
George Russell foi o sexto colocado com a Mercedes e um breve momento que instalou os pneus macios. O britânico retornou ao W15 depois de Andrea Kimi Antonelli avaliar o seu equipamento por um instante no TL1. Vale mencionar que Lewis Hamilton reclamou ao longo de todo o dia, o quanto o assento do seu carro estava esquentando, a equipe prometeu uma verificação ao final da atividade.
Nico Hülkenberg concluiu a sessão no sétimo lugar, com Daniel Ricciardo em oitavo, Fernando Alonso em nono e Lance Stroll em décimo. A dupla da Red Bull se quer apareceu entre os dez primeiros colocados, focando totalmente a sessão no modo de simulação de corrida para buscar um rendimento melhor na Itália.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a última verificação antes da classificação.
Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 na Itália
A Fórmula 1 retomou as suas atividades depois da classificação da Fórmula 2. Assim que a liberação da pista aconteceu, a Williams liberou Franco Colapinto para iniciar as suas verificações, no carro do argentino estavam instados os pneus médios.
A temperatura na pista estava na casa dos 43 °C, com 35 °C no ambiente. Os pneus médios eram trabalhados ao longo da sessão pelo grid, apenas Daniel Ricciardo foi liberado com os pneus macios instalados em seu carro.
Após dez minutos de TL2, os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Piastri, Ricciardo, Leclerc, Hülkenberg, Gasly, Magnussen, Alonso e Sainz.
Sergio Pérez ainda estava nos boxes, pois a Red Bull estava realizando uma troca de câmbio para evitar problemas. George Russell também permanecia nos boxes com a equipe finalizando os últimos reparos em seu W15, após a batida de George Russell.
Com 20 minutos de sessão, alguns pilotos já usavam os pneus macios. Lando Norris foi um deles, retornando mais uma vez para a ponta com a marca de 1m20s851, superando a marca de Oscar Piastri por 0s007.
Restando 35 minutos para o final, Mercedes e Red Bull liberavam Russell e Pérez, respectivamente, para as atividades de pista. No time alemão, Russell estava com o assoalho velho instalado em seu carro, enquanto Hamilton trabalhava com o assoalho novo para fins de comparação da peça.
Norris que permanecia na pista cravou 1m20s741, melhorando ainda mais a sua marca. Pelo grid era possível ver uma certa proximidade entre os pilotos, conforme o pelotão usava os pneus macios. Na sequência Lewis Hamilton saltou para a ponta, com a marca de 1m20s738.
Alguns pilotos ainda cometiam erros ao longo de suas voltas, como foi o caso de Max Verstappen na Parabólica.
Concluindo a primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Hamilton, Norris, Sainz, Piastri, Leclerc, Hülkenberg, Ricciardo, Alono, Stroll e Bottas. Neste momento todos os pilotos experimentaram os pneus macios, a excessão era Pérez e Russell que começaram a atividade com os pneus médios.
A segunda bandeira vermelha do dia aconteceu por Kevin Magnussen que perdeu o controle da traseira do VF-24. A curva 7 estava sendo um problema, ocasionou alguns acidentes na Fórmula 2 e provocou a perda de controle de Magnussen. O dinamarquês ficou preso na brita, danificando a parte frontal do carro da Haas.
RED FLAG 🔴
K-Mag spins into the barriers at the second Lesmo 😔#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/qv5sdjQNiR
— Formula 1 (@F1) August 30, 2024
Quando restavam 20 minutos para o final, a sessão foi reestabelecida. Pérez passou a utilizar um jogo de pneus macios novos, enquanto o pelotão voltava ao uso dos pneus médios para iniciar a simulação de corrida e verificação da durabilidade destes compostos.
Nos últimos 3 minutos de sessão, Russell saltou para o sexto lugar com o tempo de 1m21s086, avaliando os pneus macios brevemente.
Antes do cronômetro zerar, foram observados erros de Max Verstappen, Sergio Pérez, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
Another lock up for Verstappen 🔒
This time it’s at Variante della Roggia.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/yvGPbtpYRN
— Formula 1 (@F1) August 30, 2024
Os pilotos da Red Bull estavam próximos, com Verstappen encerrando a sessão no 14° lugar, enquanto Sergio Pérez era o 15° colocado. Ambos realizaram um TL2 bem apagado, mas priorizaram encontrar uma configuração para a corrida. No dia seguinte será o dia de tentar algumas voltas rápidas no Templo do Automobilismo.
Mercedes, McLaren and Ferrari lock out the top six ✅
Here’s the classification from FP2 👇#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/jBdBzYldPg
— Formula 1 (@F1) August 30, 2024
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