O fim de semana em Abu Dhabi começa em clima de despedida pois está é a última etapa do calendário. Lewis Hamilton concluiu a sessão na liderança ao anotar 1m26s633, acompanhado por George Russell, iniciando a sexta-feira (18) com uma dobradinha da Mercedes.
A sessão foi marcada por vários jovens pilotos, desta forma a dinâmica da atividade foi um pouco diferente, pois os competidores precisavam se ambientar primeiro com a pista, antes de usar os pneus macios e ter a oportunidade de buscar as voltas rápidas. Entre os novatos, Liam Lawson foi o piloto com o melhor tempo aferido, o piloto da Red Bull anotou 1m27s201, para ocupar a quinta posição.
Charles Leclerc ficou com a terceira posição, superando Sergio Pérez que liderou parte da atividade. Lawson ficou próximo do mexicano titular da equipe austríaca. Sebastian Vettel saltou para o sexto lugar no final da atividade, seguido por Robert Shwartzman que treinou no lugar de Carlos Sainz.
Daniel Ricciardo concluiu a sessão no oitavo lugar, acompanhado por Valtteri Bottas e Alexander Albon. Foi o momento perfeito para a Williams encaixar uma boa volta.
Os estreantes que estavam na pista tiveram a oportunidade de testar a largada, antes de retornar aos boxes.
Saiba como foi o Primeiro Treino Livre em Abu Dhabi
Nesta sessão, vários jovens pilotos estavam participando da atividade. Felipe Drugovich (Aston Martin), Robert Shwartzman (Ferrari), Logan Sargeant (Williams), Pietro Fittipaldi (Haas), Frederik Vesti (Mercedes), Pato O’Ward (McLaren), Liam Lawson (Red Bull), Jack Doohan (Alpine). Robert Kubica ganhou a oportunidade de guiar o carro da Alfa Romeo uma última vez na temporada 2022.
Felipe Drugovich foi o primeiro piloto a deixar os boxes, no carro do brasileiro estavam instalados os pneus duros. George Russell abriu a tabela de tempos ao anotar 1m30s832, mas rapidamente foi superado.
Welcome, Felipe Drugovich 👋
Our F2 world champion is getting his first taste of an F1 weekend 👊#AbuDhabiGP #F1 pic.twitter.com/CvHj0UXLyx
— Formula 1 (@F1) November 18, 2022
Sergio Pérez saltou para a primeira posição ao anotar 1m28s926, usando os pneus macios, o piloto da Red Bull era acompanhado por Esteban Ocon que anotou 1m29s496, enquanto Lawson era o terceiro colocado com 1m30s060.
O’Ward precisou retornar aos boxes, pois após a sua primeira saída dos boxes, o carro apresentou algumas falhas. O piloto completou um giro no traçado, com auxílio da equipe e nos boxes a McLaren começou a realizar uma verificação completa. Pato tem realizado alguns testes privados com a McLaren e essa era uma sessão importante para o piloto em Abu Dhabi.
Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Leclerc, Lawson, Albon, Pérez, Bottas, Ocon, Tsunoda, Gasly, Hamilton, Doohan. Neste começo de atividade, os pilotos usavam os pneus mais variados. Drugovich começou a sua atividade fazendo voltas de verificação, sem aferir tempo no traçado. O piloto brasileiro tinha em seu carro algumas peças para a verificação da passagem do ar pelo carro.
Durante a atividade a Ferrari enviou Charles Leclerc com o flow-vis espalhado na asa traseira, enquanto a Red Bull também realizava alguns testes aerodinâmicos. O time italiano também aproveitou o momento para liberar Shwartzman com o flow-vis espalhado em algumas partes do carro.
Depois de 20 minutos de atividade, apenas Drugovich e O’Ward não tinham tempo aferido. Pérez retornou à liderança ao anotar 1m27s853, separado de Leclerc por 0s064. Lawson continuava na terceira posição, mas tinha em seu carro os pneus duros instalados.
A sessão ficou um pouco mais morna, com alguns pilotos nos boxes e pouca atividade na pista. George Russell deixou a décima quinta posição, para ocupar o sétimo lugar registrando 1m28s956, também trabalhando com os pneus duros.
Restando cerca de 35 minutos para o encerramento da sessão, O’Ward obteve 1m30s392, seguido por Drugovich que obteve 1m31s390. O piloto da McLaren apostou nos pneus médios neste retorno ao traçado. Aos poucos O’Ward foi melhorando a sua marca, para registrar 1m29s390.
Sargeant surgiu na terceira posição, obtendo 1m28s098, mas na sequência Fittipaldi obteve 1m28s204. Na sequência o piloto norte-americano perdeu o controle do carro na curva 1, rodou, instantes depois de Drugovich ter travado as rodas por perder o ponto de freada. Sargeant conseguiu retornar ao traçado, não prejudicando a atividade.
There's a spin for Logan Sargeant at Turn 1
He just managed to avoid the barriers and is back on track#AbuDhabiGP #F1 pic.twitter.com/xOjL8DWlhg
— Formula 1 (@F1) November 18, 2022
Em uma sessão marcada por tantos novatos, Albon conseguiu registrar 1m27s840 para ficar com a ponta, o piloto da Williams tinha em seu carro os pneus macios instalados. Neste momento da atividade, apenas, Albon, Pérez, Leclerc, Tsunoda, Sargeant, Fittipaldi, Ocon, Shwartzman, Bottas, Doohan e Magnussen eram pilotos que avaliaram os pneus macios no circuito de Yas Marina.
Restando 20 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Pérez, Bottas, Albon, Ocon, Leclerc, Tsunoda, Sargeant, Magnussen, Fittipaldi e Hamilton. Kubica que ocupava a décima nona posição, saltou para o sétimo lugar ao anotar 1m28s064, trabalhando com os pneus macios.
Próximo do encerramento da atividade Hamilton saltou para a ponta, cravando 1m26s633, com Russell surgindo no segundo lugar na sequência. Os pilotos da Mercedes instalaram jogos de pneus macios novos para concluir a sessão. Lawson também pode usar um novo jogo de pneus macios, desta forma o piloto obteve 1m27s201.
A mega lap from Hamilton who goes fastest with a 1:26:633 ⏱️
It's a Mercedes 1-2 at the moment, with Russell just behind#AbuDhabiGP #F1 pic.twitter.com/8gL3o9hCer
— Formula 1 (@F1) November 18, 2022
Para descolar do final do pelotão, Vettel anotou 1m27s268, desta forma o alemão ocupou a sexta posição. Shawrtzman então teve a oportunidade de retornar ao top-10 com o sétimo lugar, registrando 1m27s626.
Ricciardo que foi empurrado para o final da tabela, instalou os pneus macios no final da sessão, para ocupar o sétimo lugar ao registrar 1m27s619. Apenas Bottas, Albon e Tsunoda usavam os pneus médios próximo do encerramento da sessão, enquanto Sargeant completou algumas voltas com os pneus duros, após danificar um conjunto de pneus macios novos.