AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lewis Hamilton enfrenta desclassificação do GP da China por desgaste excessivo da prancha

Por conta de desgaste da prancha, carro de Hamilton fica fora das exigência do regulamento técnico e é desclassificado do GP da China

O Grande Prêmio da China de 2025 terminou de forma dramática para Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly, foram desclassificados da corrida após a verificação técnica apontar irregularidades em seus carros. As punições impactaram diretamente os resultados, beneficiando outros pilotos na classificação final.

Hamilton, que havia conquistado a vitória no Sprint no sábado, enfrentou uma corrida difícil no domingo. O piloto da Ferrari se envolveu em um incidente com Leclerc na primeira volta e não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários, terminando em sexto lugar. No entanto, uma inspeção pós-corrida revelou que a prancha que fica no assoalho do carro, apresentava um desgaste superior ao permitido pelo regulamento.

De acordo com o relatório do delegado técnico, Jo Bauer a prancha do carro guiado por Hamilton foi medida e apresentou espessuras de 8,6 mm (lado esquerdo), 8,6 mm (centro) e 8,5 mm (lado direito), abaixo do limite mínimo de 9 mm estipulado pelo artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico da Fórmula 1. A equipe Ferrari reconheceu o erro e confirmou que todas as medições estavam corretas, sem contestar a decisão dos comissários.

Quando um carro fica abaixo das especificações definidas pelo regulamento técnico, o resultado é a desclassificação. No relatório foi apontado que o carro precisa respeitar o regulamento técnico durante todo o evento.

Além de Hamilton, a Ferrari também sofreu outra baixa significativa. Charles Leclerc, que cruzou a linha de chegada em quinto lugar, foi desclassificado por infração ao peso mínimo do carro, que foi registrado 1 kg abaixo do exigido pelo regulamento. A Alpine também não escapou das punições, com Pierre Gasly enfrentando desclassificação pelo mesmo problema detectado no carro de Leclerc. O revés da equipe francesa mantém a Alpine como a única equipe sem pontuação na temporada de 2025.

As desclassificações provocaram mudanças significativas na classificação final da corrida. Esteban Ocon, Kimi Antonelli, Alex Albon e Ollie Bearman, que terminaram entre a sétima e a décima posições, foram promovidos em duas colocações. Com isso, Lance Stroll e Carlos Sainz também entraram na zona de pontuação, ocupando o nono e o décimo lugares, respectivamente.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo