Após o GP de Abu Dhabi, alguns pilotos e equipes retornaram ao traçado de Yas Marina para os testes de pós-temporada. A sessão foi realizada nesta terça-feira (10) com as equipes avaliando os pneus de 2025, enquanto alguns pilotos novatos participavam de mais uma sessão avaliativa.
Cada uma das equipes usou os seus dois carros para participar de uma sessão que durou nove horas, assim como acontecem os testes de pré-temporada. Como tradicionalmente acontece no final da temporada, as equipes são convocadas pela Pirelli para realizar uma última avaliação sobre os pneus do próximo ano.
Desta vez a fornecedora de pneus não definiu um cronograma, desta forma as equipes tiveram liberdade para conduzir as suas avaliações, podendo fazer mudanças na configuração e uma série de execuções com baixo, médio e alto combustível, além de variar entre os pneus separados para a sessão.
Os novatos receberam a mesma configuração de pneus selecionados para a corrida do fim de semana, desta forma os competidores tiveram à disposição dois conjuntos de pneus C3, quatro de C4 e dois de C5.
Your line-up for the 2024 post-season test in Abu Dhabi 👀👇#F1 #Formula1 pic.twitter.com/rlhvlCWSuW
— Formula 1 (@F1) December 10, 2024
Os titulares, por sua vez, receberam um conjunto de C2, três de C3 e C4, dois de C5 e um de C6, apenas o pneu C1 não foi entregue nessa sessão, por ser inadequado para uso neste circuito. O C6 é um composto que será usado no próximo ano, podendo ser aplicado para algumas pistas de rua, possibilitando mais aderência.
Nesta sessão, Carlos Sainz já guiou com a Williams e até conseguiu um segundo lugar com a equipe. Esteban Ocon liberado pela Alpine, se quer competiu o GP de Abu Dhabi, para trabalhar com a Haas neste evento. Na Sauber, a equipe aproveitou o momento para testar Gabriel Bortoleto, que acaba de faturar o título da Fórmula 2 e será companheiro de Nico Hülkenberg no próximo ano. A Sauber também teve a chance de fornecer o seu carro para o piloto alemão. Por outro lado, a Mercedes não fez a cortesia de liberar Lewis Hamilton para a Ferrari, mesmo com o heptacampeão não participando da sessão, já que George Russell foi escalado para a atividade.
Yuki Tsunoda ganhou a chance de fazer a sessão com a Red Bull, finalmente realizando um teste com a equipe austríaca, depois de solicitar por vários momentos a oportunidade de ser avaliado como os outros competidores.
Andrea Kimi Antonelli não disputou a final da Fórmula 2 em Abu Dhabi, esteve no teste de jovens pilotos, já que assumirá uma vaga em tempo integral na Mercedes no próximo ano. O piloto não esteve se sentindo bem ao longo de todo o fim de semana, inviabilizando a sua participação no que seria a sua última corrida com a prema.
Os melhores tempos foram obtidos com os pneus C5, Charles Leclerc encabeçou a sessão, registrando a marca de 1m23s510, contra 1m23s635 obtido por Carlos Sainz com a Williams. George Russell colocou a Mercedes na terceira posição, com o tempo de 1m23s789, seguido por Nico Hülkenberg com a Sauber, que cravou 1m23s856.
Sainz fez uma sessão impressionante, pois conseguiu completar uma sequência de voltas rápidas. O espanhol já tinha ocupado o carro da Williams na segunda-feira, quando foi escalado para um dia de filmagens, podendo obter os seus primeiros registros com a equipe que defenderá no próximo ano.
No início do dia as temperaturas estavam muito mais altas, mas com o aproximar no entardecer, as temperaturas começaram a cair e os holofotes iluminaram o traçado para fornecer um cenário mais próximo do enfrentado durante o fim de semana na classificação e corrida.
Entre os novatos, Andrea Kimi Antonelli foi o mais rápido, com o tempo de 1m23s870. Ayumu Iwasa conduziu o carro da Racing Bulls, cravando 1m24s100, um pouco mais distante que o piloto da Mercedes.
Pato O’Ward da Indy, voltou ao carro da McLaren, obtendo 1m24s22, contra 1m24s275 de Paul Aeron.
Liam Lawson foi o piloto que mais completou voltas durante a sessão, atingindo a marca de 159 giros, basicamente completando três corridas em Abu Dhabi.
Como cada uma das equipes tinha controle sobre o seu programa, o grid ficou bem variado. Levando em consideração ao que foi visto durante o GP de Abu Dhabi, a McLaren tinha plena condição de estar entre as primeiras posições, mas não foi o caso nessa atividade.
The last day of track action to end the 2024 Formula 1 season took place in Abu Dhabi today. The Yas Marina circuit hosted the usual end of season test, that for several years now has taken place after the final Grand Prix. https://t.co/cFmFwwmt3Q pic.twitter.com/YjIRrqzCHT
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) December 10, 2024
Os times aproveitaram essa oportunidade de usar os pneus do próximo ano, para obter dados e preparar os seus projetos de 2025, pensando em se adequar aos compostos que serão entregues pela fornecedora de pneus.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.