AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris supera Oscar Piastri e lidera TL3 em Ímola

Depois da performance apresentada nos treinos livres, a dupla da McLaren é a favorita para comandar a classificação neste sábado

A McLaren iniciou o sábado (17) na liderança com Lando Norris cravando 1m14s897. A equipe repetiu o bom ritmo das últimas sessões, para dominar mais uma atividade e se lançar para a classificação como os favoritos.

Oscar Piastri conseguiu ocupar a segunda posição com a marca de 1m14s897, atingindo esse tempo próximo do encerramento da sessão. Max Verstappen foi empurrado para o terceiro lugar, com a marca de 1m15s078.

Andrea Kimi Antonelli pintou na quarta posição com a Mercedes, separado por 0s502 do líder. Nos últimos segundos de sessão, Charles Leclerc abandonou o sétimo lugar para se tornar quinto na tabela. Carlos Sainz ficou com o sexto lugar, enquanto Isack Hadjar era o sétimo. George Russell foi o oitavo colocado, com Alexander Albon em nono e Lewis Hamilton em décimo.

Novamente a dupla da Ferrari passou parte da sessão brigando com o carro, na busca por melhorar os seus resultados.

Com a mínima diferença de performance apresentada pelos pneus macios e médios, nem todos os pilotos conseguiram superar as marcas obtidas com os compostos de faixa amarela. Verstappen, Hadjar, Russell e Albon, conseguiram os melhores tempos da sessão com os compostos C5.

A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília, para o duelo da definição do grid do GP da Emilia-Romagna – 7ª etapa da temporada 2025.

Saiba como foi o TL3 do GP da Emilia-Romagna

A McLaren dominou as atividades de sexta-feira e dava para o time ir além, mas eles seguraram um pouco a demonstração de todo o seu potencial.

Quando a pista foi liberada, a temperatura no traçado estava na casa dos 44 °C, com 22 °C no ambiente.

Com quinze minutos de sessão, apenas cinco pilotos tinham aferido algum tempo, Lewis Hamilton liderava com a marca de 1m16s983 usando um pneu médio (C5). Conforme o tempo foi avançando, as equipes também colaboravam para deixar a pista mais cheia, permitindo que os seus pilotos fossem para a pista.

As equipes estavam em “estratégias” de verificação diferente, como foi o caso da Ferrari, Racing Bulls, Red Bull e McLaren usavam os pneus médios. No caso da Haas, Alpine e Sauber, a preferência era o início com os pneus macios (C6), enquanto a Aston Martin verificava os pneus duros (C4) – que não foram usados na sexta-feira.

Após 20 minutos de sessão, Verstappen surgiu na ponta da tabela de tempos com a marca de 1m15s579, superando a marca de Lando Norris em 0s077, enquanto Piastri era o terceiro colocado com 1m15s833. O australiano foi melhor no segundo setor da pista. Williams e Mercedes levaram mais tempo para buscar a pista, mas deram preferência para trabalhar com os pneus médios.

No quarto giro com os pneus médios, Verstappen melhorou o seu tempo para 1m15s130, assim como Norris que tinha 1m15s269. Os pilotos mais uma vez davam atenção para a simulação de corrida, fazendo stints mais longos com os pneus do início da sessão. Alonso completou oito voltas diretas com os pneus duros, antes de retornar aos boxes.

Liam Lawson cometeu um erro na Tamburello, rodando sozinho quando colocou mais energia na volta. Diferente de Hadjar na sexta-feira, o piloto apenas rodou no traçado e danificou o jogo de pneus utilizado, enquanto o companheiro de equipe bateu na barreira de proteção da pista.

Restando 25 minutos para o final do TL3, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Hadjar, Leclerc, Russell, Albon, Piastri, Hamilton, Sainz e Tsunoda.

Cinco minutos depois, foi a vez de Russell ser encaminhado para a pista com um jogo de pneus macios novos, mas o piloto permaneceu com o tempo que tinha e na 6ª posição. O tempo a ser batido, era o de Verstappen, com a marca de 1m15s078.

Aos poucos outros pilotos apareciam pelo traçado com um novo jogo de macios. O primeiro piloto que atingiu a marca de 1m14s897 foi Norris, mas ainda não era o giro perfeito na pista. Mesmo com a utilização dos pneus macios, alguns pilotos não conseguiam superar os tempos obtidos com o jogo anterior de pneus.

Piastri não superou Verstappen logo quando instalou o jogo de pneus macios, mas encaixou o tempo de 1m15s273 para ocupar a terceira posição. Andrea Kimi Antonelli era o quarto colocado com 1m15s399. A dupla da Ferrari tentou melhorar a sua situação em pista, mas Charles Leclerc era apenas o sétimo colocado, com Lewis Hamilton em décimo primeiro.

Desde o começo da atividade, a temperatura na pista tinha caído para 38 °C. Os pilotos aproveitaram os últimos instantes em contato com a pista, antes de partir para a classificação. Alguns competidores como o caso de Lando Norris e Lewis Hamilton foram um pouco além dos limites de pista.

Com menos de cinco minutos para o final, Piastri então superou Verstappen, também entrando na casa de 1m14s997.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo