AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris supera Max Verstappen e vence GP da Holanda com a McLaren

Norris recuperou a liderança da corrida para conquistar a sua segunda vitória da carreira na Fórmula 1

Neste domingo (25) foi disputado o GP da Holanda, Lando Norris começou a prova como o pole, mas perdeu a liderança nos primeiros metros da corrida. No entanto, o piloto da McLaren fez o possível para se manter próximo do rival e ao contar com um desempenho melhor, retomou a liderança da prova na 18ª volta.

Depois da inversão das posições, Norris conseguiu comandar a corrida com um bom desempenho, cruzando a linha de chegada com mais de 22 segundos para o holandês. No começo do campeonato não era esperada essa inversão de desempenho, mas a McLaren ganhou muito espaço no grid depois de todo o trabalho realizado. O time encerra o GP da Holanda com mais pontos conquistados que a Red Bull, em uma prova que Verstappen venceu as últimas três corridas.

A prova foi movimentada, por conta das trocas de pneus e da proximidade entre os carros.

Charles Leclerc conseguiu ser agraciado por uma boa estratégia e superou Oscar Piastri e George Russell no pit-stop. O monegasco foi perseguido pelo australiano da McLaren, mas conseguiu faturar a terceira posição.

Piastri foi atrapalhado por Norris na largada, sua corrida foi um resultado desse problema. A McLaren tentou fornecer os pneus necessários para o piloto buscar Leclerc, mas o australiano precisou se contentar com o quarto lugar, pela certa dificuldade de ultrapassar neste circuito.

Carlos Sainz tentou buscar o piloto da McLaren, mas terminou a corrida ocupando a quinta posição. O espanhol fez uma boa prova de recuperação, depois de não chegar ao Q3. No entanto, com as punições Sainz ganhou um pouco de espaço na pista.

Sergio Pérez ficou com o sexto lugar, mesmo após as manobras da Mercedes tentando superar o mexicano. George Russell foi o sétimo colocado, mesmo tentando se aproximar de Pérez. Lewis Hamilton ficou com o oitavo lugar, enquanto Pierre Gasly obteve a nona posição com a Alpine, enquanto Fernando Alonso foi o décimo.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para o duelo do GP da Itália, concluindo a rodada dupla que marca o retorno da categoria depois das férias.

Saiba como foi o GP da Holanda

Antes do início da prova, a FIA realizou algumas mudanças no grid de largada, por penalizações: Alex Albon estava com o assoalho fora dos padrões técnicos e acabou desclassificado, desta forma os dois carros da Williams ocupavam o top-10. Kevin Magnussen passou por mudanças de elementos do motor e foi indicado para começar a corrida do pit-lane.

Lewis Hamilton recebeu uma punição por atrapalhar Sergio Pérez no Q1 e com a reorganização do grid, ficará com a 14ª posição para a largada.

Grid de largada do GP da Holanda – Foto: reprodução FIA

Logan Sargeant se quer participou da classificação, pois bateu durante o TL3. A reconstrução do seu carro levou tempo, mas o norte-americano recebeu a autorização para participar da prova na Holanda.

Largaram com os pneus macios, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, o restante do pelotão apostou nos pneus médios. Começando a prova do pit-lane, a Haas optou por utilizar os pneus duros.

A temperatura na pista estava na casa dos 29 °C, com 19 °C no ambiente.

Na pole estava Lando Norris, dividindo a primeira fila com Max Verstappen. Com a largada autorizada, o piloto da McLaren não conseguiu acompanhar o holandês e rapidamente o piloto da Red Bull assumiu a liderança na Holanda.

Do meio para o final do pelotão, os competidores realizavam algum duelo, Hamilton superou Bottas para assumir o décimo terceiro lugar, mas antes do final da volta permaneceu duelando com Valtteri Bottas pela posição.

Na segunda volta, Verstappen tinha mais de 1 segundo de vantagem para Norris, conseguindo evitar que o adversário utilizasse o DRS. Pouco depois Hamilton atacava Tsunoda pelo décimo segundo lugar. No final do pelotão, Magnussen superou Zhou Guanyu para ocupar o décimo nono lugar com a Haas.

Na sequência Hamilton superou Tsunoda, tentando avançar para chegar ao Top-10.

Após cinco voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Pérez, Gasly, Alonso, Sainz e Stroll. Todos os pilotos estavam bem próximos, por conta do desempenho semelhante. Piastri estava sofrendo atrás de Russell, depois do piloto da Mercedes ter superado o australiano na largada, já que Norris tinha largado mal.

Durante o oitavo giro, Carlos Sainz superou Fernando Alonso para assumir o oitavo lugar. Enquanto Hamilton dava continuidade aos ataques em Hülkeberg, realizando a ultrapassagem no alemão apenas na décima volta da prova.

Carlos Sainz aproveitou o momento para duelar com Pierre Gasly para obter o sétimo lugar. Depois desta manobra, apenas Sergio Pérez separava o espanhol do companheiro de equipe.

Na décima terceira volta, Alexander Albon saltou para os boxes para instalar os pneus duros. Norris começou a se aproximar de Verstappen, rodando abaixo de um segundo do piloto holandês. Na volta seguinte Hamilton superou Stroll, passado a integrar o top-10.

Três voltas depois, foi a vez de Hülkenberg e Tsunoda substituírem os seus pneus. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Pérez, Sainz, Gasly, Hamilton e Alonso.

Norris recuperou a liderança na décima oitava volta, após realizar a aproximação e superar Verstappen. Rapidamente o britânico abriu uma boa distância para o holandês, fazendo uma prova tranquila na ponta.

Na volta 26, foi a vez de Russell também trocar os seus pneus. Duas voltas depois foi Verstappen que substituiu os seus pneus médios, por compostos duros. Norris ficou por mais uma volta na liderança, apesar do pit-stop um pouco mais lento, a McLaren conseguiu preservar Norris à frente do rival.

Piastri então assumiu a liderança, seguido por Pérez e Sainz, mas pouco depois foi a vez do mexicano trocar os compostos. Pérez teve uma parada pior, mas retornou ocupando o nono lugar. Atrás, Hamilton superava Magnussen, para ser o décimo primeiro colocado, enquanto aguardava as próximas paradas dos adversários.

Sainz trocou os seus pneus seis voltas depois do companheiro de equipe. O espanhol foi devolvido atrás de Pérez, mas à frente de Hamilton.

Com 32 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell, Gasly, Pérez, Sainz, Hamilton e Hülkenberg. Duas voltas depois Piastri abandonou a liderança, deixando o caminho livre para Norris, por conta a sua troca de pneus. No final do pelotão a Racing Bulls optou por fazer uma segunda troca de pneus no carro de Yuki Tsunoda.

Apenas Kevin Magnussen permanecia com os pneus duros que optou na largada.

Na volta 40, Oscar Piastri conseguiu se livrar de Russell, para ocupar novamente o quarto lugar. No meio do pelotão acontecia um duelo intenso, principalmente com Gasly batalhando diretamente com Alexander Albon pelo décimo lugar.

Magnussen então deixou os pneus duros do início da corrida, para instalar os pneus médios, mas o competidor da Haas retornou apenas na décima nona posição, pela proximidade do grid.

Na volta 47, Sainz se livrou de Pérez para ocupar o sétimo lugar. Na sequência era Piastri a atacar Leclerc.

Ao chegar na volta 50, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Leclerc, Piastri, Russell, Sainz, Pérez, Hamilton, Hülkenberg e Gasly. A Mercedes optou por parar uma segunda vez Hamilton para instalar os pneus macios para o trecho final da prova.

Cinco voltas depois, a Mercedes optou por instalar um segundo pneu macio em Russell, mas o britânico ficou entre Pérez e Hamilton, enquanto o heptacampeão mundial tentava uma aproximação para superar o mexicano da Red Bull.

Norris conquistou a sua segunda vitória na Fórmula 1 e a segunda no campeonato, com mais de 19 segundos de vantagem para Max Verstappen. No início do ano era inimaginável que um piloto além de Verstappen conseguisse vencer uma corrida com tanta diferença para o segundo colocado, mas a McLaren melhorou bastante de desempenho. O único ajuste necessário é realmente o britânico fazer uma boa largada.

O piloto da McLaren ainda obteve o ponto da volta mais rápida, conquistando nesta etapa 26 pontos.

Depois de vencer as últimas três corridas na Holanda, diante da sua torcida, Verstappen foi apenas o segundo colocado, dividindo o pódio com Charles Leclerc, em uma corrida que era para a contenção de danos da Ferrari.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo