A sexta-feira (25) de treinos livres foi encerrada com Lando Norris na liderança do TL2. O piloto da McLaren anotou 1m11s330 com o MCL60, estabelecendo uma marca com 0s023 de diferença para Max Verstappen.
Novamente a sessão foi voltada mais uma vez para a coleta de dados e a preparação dos carros para o restante do fim de semana. Os pilotos se concentraram principalmente no trabalho de simulação de corrida, além da verificação da durabilidade dos pneus e a realização de stints longos. A chuva é esperada para o restante do fim de semana, desta forma os times precisavam se garantir com a coleta de dados, se aproveitando deste período de pista seca e temperatura agradável.
Max Verstappen ficou com a segunda posição, depois de liderar o TL1 com a Red Bull. Alexander Albon foi o terceiro colocado com a Williams, seguido por Lewis Hamilton da Mercedes. O piloto tailandês retornou das férias se destacando nas primeiras sessões em Zandvoort.
Yuki Tsunoda completou a atividade na quinta posição, seguido por Pierre Gasly e Sergio Pérez. Lance Stroll se estabeleceu na oitava posição com a Aston Martin, acompanhado por Valtteri Bottas da Alfa Romeo e Fernando Alonso.
A Ferrari ficou completamente apagada nesta atividade, com Charles Leclerc ocupando a 11ª posição, enquanto Carlos Sainz obteve o 16º lugar. Os pilotos do time italiano se concentraram no trabalho com os pneus médios e macios nesta sessão.
Daniel Ricciardo e Oscar Piastri bateram durante o TL2, o piloto da AlphaTauri foi encaminhado para o centro médico para avaliar a sua situação, pois sentiu uma dor na mão. Alguns jornalistas presentes no local, informam que Ricciardo está com a mão imobilizada, mas a equipe ainda não deu detalhes sobre a situação.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 06h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3. Na sequência a classificação será disputada, para definir o grid de largada da corrida do domingo.
Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 na Holanda
Os pilotos retornaram mais uma vez para o traçado, para a realização do TL2. Com uma sexta-feira de pista seca, diferente do que é esperado para o restante do fim de semana, os pilotos precisavam aproveitar o traçado para coletar dados e se preparar para as próximas sessões. Alguns times levaram atualizações para os seus carros, tentando melhorar o desempenho deles para a última fase da temporada.
Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 20°C no ambiente. Novamente os competidores estavam mais uma vez trabalhando com os pneus duros e médios.
Valtteri Bottas anotou 1m13s630 usando o composto C1, enquanto Zhou tinha 1m14s388 com os pneus médios. Não demorou muito para Russell e Hamilton surgirem na ponta, mas as marcas eram na casa do 1m13s.
Quando Pérez anotou a sua primeira volta rápida, o mexicano anotou 1m12s750, com os pneus médios. Porém, com o potencial de evolução da pista, o piloto mexicano e Hamilton duelavam pela ponta. Pérez melhorou a sua marca para 1m12s644, separado por 0s069 do competidor britânico. Verstappen seguia no final da tabela, depois de ter a sua volta atrapalhada por Hülkenberg.
Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Piastri, Stroll, Ricciardo, Gasly, Albon e Norris – do primeiro ao quarto colocado, todos estavam com pneus médios. Foi exatamente neste momento que Oscar Piastri e Daniel Ricciardo estamparam a barreira de pneus. Piastri perdeu o controle da traseira do carro na curva 3 e foi o primeiro que encontrou a contenção da pista. Ricciardo acabou batendo, tentando desviar do piloto da McLaren, para não acertar a lateral do carro do adversário. O regime de bandeira vermelho foi instaurado imediatamente, pois os pilotos estavam no traçado que realmente é utilizado pelos competidores.
https://twitter.com/F1/status/1695076557801263443
Como o cronômetro não para durante o treino livre, os pilotos retornaram ao traçado quando restavam 37 minutos para o encerramento da atividade. As equipes aproveitaram o momento para substituir os pneus médios e duros por conjuntos de compostos macios.
Rapidamente a tabela de tempos começou a mudar rapidamente, pois os pneus macios eram os mais rápidos do fim de semana. Lando Norris saltou para a ponta ao anotar 1m11s330, separado por 0s308 de Hamilton. Lance Stroll estava em pista, a Aston Martin conseguiu arrumar o seu carro, depois do problema enfrentado pelo competidor no TL1 – que levou o canadense a não conseguir uma volta cronometrada no traçado.
Com apenas 28 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Albon, Hamilton, Gasly, Stroll, Bottas, Sargeant, Pérez e Tsunoda. A Ferrari seguia apagada, mas os pilotos estavam com os pneus macios instalados realizando a simulação de corrida. Carlos Sainz retornou ao seu carro, depois de Robert Shwartzman avaliar o SF-23 durante o TL1.
FP2 is back under way 🟢
Just over 35 minutes remain in the session! #DutchGP #F1 pic.twitter.com/d6gP7BkwFP
— Formula 1 (@F1) August 25, 2023
Neste momento a pista começou a ficar mais vazia, com as equipes se preparando para mais avaliações com os pneus e a simulação de corrida. Sainz escapou da pista, passando pela brita na curva 12, mas não ficou com o carro atolado, pois nesta parte do circuito ela é mais compactada, além de ter a resina que deixa elas mais fixas próximo da zebra.
Os pilotos voltaram a trabalhar com os pneus médios e duros, mas alguns ainda deram atenção para os pneus macios e a verificação da durabilidade.
Nos últimos segundos de atividade, Sainz cometeu mais um erro, desta vez na curva 13, perdendo a traseira do carro e passando mais uma vez pela brita.
We know your Dad is a @OfficialWRC champ, but there's no need to show-off @Carlossainz55 😅#DutchGP #F1 pic.twitter.com/oDjD5arihG
— Formula 1 (@F1) August 25, 2023
Lando Norris terminou a atividade na primeira posição, separado por 0s023 de Verstappen, sendo o destaque da sessão, principalmente após o seu companheiro de equipe bater, provocando a única bandeira vermelha da atividade.
Para completar a atividade, os pilotos realizaram o treino de largada, pouco depois recolheram aos boxes, dando por encerrado mais um dia de atividades da Fórmula 1.
Lando Norris heads Max Verstappen in FP2! 💪
And, @alex_albon returns to the Top 3 👌#DutchGP #F1 pic.twitter.com/hkdzot5tyh
— Formula 1 (@F1) August 25, 2023