ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris supera Max Verstappen e encerra TL2 do GP da Holanda na liderança com a McLaren

Em mais uma atividade bem movimentada e com os times realizando suas coletas de dados. Lando Norris surge na ponta e lidera sessão

A sexta-feira (25) de treinos livres foi encerrada com Lando Norris na liderança do TL2. O piloto da McLaren anotou 1m11s330 com o MCL60, estabelecendo uma marca com 0s023 de diferença para Max Verstappen.

Novamente a sessão foi voltada mais uma vez para a coleta de dados e a preparação dos carros para o restante do fim de semana. Os pilotos se concentraram principalmente no trabalho de simulação de corrida, além da verificação da durabilidade dos pneus e a realização de stints longos. A chuva é esperada para o restante do fim de semana, desta forma os times precisavam se garantir com a coleta de dados, se aproveitando deste período de pista seca e temperatura agradável.

Max Verstappen ficou com a segunda posição, depois de liderar o TL1 com a Red Bull. Alexander Albon foi o terceiro colocado com a Williams, seguido por Lewis Hamilton da Mercedes. O piloto tailandês retornou das férias se destacando nas primeiras sessões em Zandvoort.

Yuki Tsunoda completou a atividade na quinta posição, seguido por Pierre Gasly e Sergio Pérez. Lance Stroll se estabeleceu na oitava posição com a Aston Martin, acompanhado por Valtteri Bottas da Alfa Romeo e Fernando Alonso.

A Ferrari ficou completamente apagada nesta atividade, com Charles Leclerc ocupando a 11ª posição, enquanto Carlos Sainz obteve o 16º lugar. Os pilotos do time italiano se concentraram no trabalho com os pneus médios e macios nesta sessão.

Daniel Ricciardo e Oscar Piastri bateram durante o TL2, o piloto da AlphaTauri foi encaminhado para o centro médico para avaliar a sua situação, pois sentiu uma dor na mão. Alguns jornalistas presentes no local, informam que Ricciardo está com a mão imobilizada, mas a equipe ainda não deu detalhes sobre a situação.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 06h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3. Na sequência a classificação será disputada, para definir o grid de largada da corrida do domingo.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 na Holanda

Os pilotos retornaram mais uma vez para o traçado, para a realização do TL2. Com uma sexta-feira de pista seca, diferente do que é esperado para o restante do fim de semana, os pilotos precisavam aproveitar o traçado para coletar dados e se preparar para as próximas sessões. Alguns times levaram atualizações para os seus carros, tentando melhorar o desempenho deles para a última fase da temporada.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 20°C no ambiente. Novamente os competidores estavam mais uma vez trabalhando com os pneus duros e médios.

Valtteri Bottas anotou 1m13s630 usando o composto C1, enquanto Zhou tinha 1m14s388 com os pneus médios. Não demorou muito para Russell e Hamilton surgirem na ponta, mas as marcas eram na casa do 1m13s.

Quando Pérez anotou a sua primeira volta rápida, o mexicano anotou 1m12s750, com os pneus médios. Porém, com o potencial de evolução da pista, o piloto mexicano e Hamilton duelavam pela ponta. Pérez melhorou a sua marca para 1m12s644, separado por 0s069 do competidor britânico. Verstappen seguia no final da tabela, depois de ter a sua volta atrapalhada por Hülkenberg.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Hamilton, Russell, Piastri, Stroll, Ricciardo, Gasly, Albon e Norris – do primeiro ao quarto colocado, todos estavam com pneus médios. Foi exatamente neste momento que Oscar Piastri e Daniel Ricciardo estamparam a barreira de pneus. Piastri perdeu o controle da traseira do carro na curva 3 e foi o primeiro que encontrou a contenção da pista. Ricciardo acabou batendo, tentando desviar do piloto da McLaren, para não acertar a lateral do carro do adversário. O regime de bandeira vermelho foi instaurado imediatamente, pois os pilotos estavam no traçado que realmente é utilizado pelos competidores.

https://twitter.com/F1/status/1695076557801263443

Como o cronômetro não para durante o treino livre, os pilotos retornaram ao traçado quando restavam 37 minutos para o encerramento da atividade. As equipes aproveitaram o momento para substituir os pneus médios e duros por conjuntos de compostos macios.

Rapidamente a tabela de tempos começou a mudar rapidamente, pois os pneus macios eram os mais rápidos do fim de semana. Lando Norris saltou para a ponta ao anotar 1m11s330, separado por 0s308 de Hamilton. Lance Stroll estava em pista, a Aston Martin conseguiu arrumar o seu carro, depois do problema enfrentado pelo competidor no TL1 – que levou o canadense a não conseguir uma volta cronometrada no traçado.

Com apenas 28 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Albon, Hamilton, Gasly, Stroll, Bottas, Sargeant, Pérez e Tsunoda. A Ferrari seguia apagada, mas os pilotos estavam com os pneus macios instalados realizando a simulação de corrida. Carlos Sainz retornou ao seu carro, depois de Robert Shwartzman avaliar o SF-23 durante o TL1.

Neste momento a pista começou a ficar mais vazia, com as equipes se preparando para mais avaliações com os pneus e a simulação de corrida. Sainz escapou da pista, passando pela brita na curva 12, mas não ficou com o carro atolado, pois nesta parte do circuito ela é mais compactada, além de ter a resina que deixa elas mais fixas próximo da zebra.

Os pilotos voltaram a trabalhar com os pneus médios e duros, mas alguns ainda deram atenção para os pneus macios e a verificação da durabilidade.

Nos últimos segundos de atividade, Sainz cometeu mais um erro, desta vez na curva 13, perdendo a traseira do carro e passando mais uma vez pela brita.

Lando Norris terminou a atividade na primeira posição, separado por 0s023 de Verstappen, sendo o destaque da sessão, principalmente após o seu companheiro de equipe bater, provocando a única bandeira vermelha da atividade.

Para completar a atividade, os pilotos realizaram o treino de largada, pouco depois recolheram aos boxes, dando por encerrado mais um dia de atividades da Fórmula 1.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo