AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris sobra no TL3 em Singapura e encerra atividade antes da classificação na liderança

Próximo do encerramento da sessão, quando as voltas rápidas eram trabalhadas, Lando Norris estabeleceu o melhor tempo, ficando separado por mais de 0s400 de Russell

O TL3 foi realizado nesta tarde de sábado (21) em Singapura, a sessão foi bem movimentada, principalmente no momento que os pilotos passaram a se dedicar as voltas rápidas e trabalhar com os pneus macios. Lando Norris completou um giro voador, anotando 1m29s646, superando o tempo de George Russell em 0s479.

Oscar Piastri foi o terceiro colocado, encaixando o carro da McLaren, seguido de perto por Max Verstappen, que obteve 1m30s540. A Ferrari fechou a sessão com algumas reclamações, Charles Leclerc foi o quinto colocado, cravando 1m30s559, contra 1m30s807.

Lewis Hamilton ficou apenas com a sétima posição, encerrando a atividade trabalhando com os pneus médios. Alexander Albon foi o oitavo colocado, em mais uma sessão que Franco Colapinto anda bem próximo do tailandês, pois obteve o nono lugar. O argentino tem cada vez mais ganhado confiança e impressiona em uma pista que ele nunca andou.

Fernando Alonso completou o top-10 com a Aston Martin. A classificação promete ser bem movimentada, mas o desempenho da McLaren indica que eles estão um pouco à frente. Veremos se as apostas vão se confirmar.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação.

Saiba como foi o TL3 do GP de Singapura

Depois dos testes realizados na sexta-feira, Max Verstappen que a situação da Red Bull para Singapura era bem ruim. Em 2023 quando a equipe dominou a temporada, a prova em Marina Bay foi a única que o time não venceu, esse também é um circuito que o holandês não tem vitórias.

A Mercedes e seus pilotos não estavam nada satisfeitos com o que foi apresentado durante a sexta-feira, além disso, Lewis Hamilton teme que a equipe não avance na classificação.

Por outro lado, Ferrari e McLaren estavam mais seguras, realmente precisando apenas de um ajuste fino para o restante do fim de semana. A disputa pela pole deve ficar realmente centrada neles.

A sessão começou de forma preguiçosa, pois os pilotos se ajeitavam nos boxes quando o cronômetro começou a regressiva. A Aston Martin aproveitou esteve momento para fazer apenas uma volta de instalação, para usar os pneus médios.

Com apenas cinco minutos de sessão, um dos lagartos que são muito comuns em Singapura, apareceu no traçado, mas a direção de prova não paralisou a sessão. A Aston Martin seguiu pelo traçado fazendo o processo de cozimento dos pneus médios e duros, preparando os compostos para a corrida.

O TL3 foi brevemente interrompido para a retirada do lagarto da pista – Foto: reprodução F1

A bandeira vermelha se fez necessária para a retirada do animal da pista, na sequência a pista foi mais uma vez liberada. Como era final de tarde em Singapura, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 30 °C no ambiente e 75% de umidade.

A chuva atingiu o traçado depois do TL2, contribuindo para retirar todo o emborrachamento que fora construído no dia anterior. Os pilotos teriam que remar tudo de novo, pois enfrentavam um cenário de pista verde nesta abertura dos trabalhos da sexta-feira.

Grande parte do grid apostava nos pneus médios para a verificação. A Sauber por usa vez optou por logo de cara enviar os seus pilotos com os pneus macios instalados, para a coleta de dados.

Com dez minuto de carro na pista, Verstappen assumiu a liderança com a marca de 1m32s044, Sergio Pérez surgiu no segundo lugar, separado por 0s136, contra 0s137 de Oscar Piastri.

A Williams quebrou o toque de recolher depois do TL2 para fazer alguns ajustes, essa foi a segunda vez no ano que a equipe usa essa possibilidade, desta forma eles não têm mais essa opção de recorrer a essa possibilidade se um problema aparecer nos próximos finais de semana.

Com quase meia hora de sessão, Alexander Albon foi um pouco além do planejado e encostou no muro de contenção, o pneu do carro ficou danificado e o tailandês precisou se dirigir para os boxes e fazer uma verificação.

Após 30 minuto de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Norris, Hamilton, Russell, Sainz, Ricciardo, Piastri, Pérez e Magnussen. A pista ficava um pouco mais tranquila, pois vários pilotos estavam nos boxes. O monegasco tinha 1m31s525 como marca para se colocar na liderança, os pilotos tinham completado um stint de mais de 7 voltas para as verificações.

George Russell, que encerrou o TL2 com uma batida, se livrou de mais um encontro com a barreira neste sábado; o piloto perdeu o controle do equipamento e usou a área de escape para se recuperar e ter a chance de guiar o carro até os boxes.

George Russell comete erro, mas se livra de mais uma batida em treino livre – Foto: reprodução F1

A Red Bull estava um pouco mais confiante com o seu desempenho, dando uma animada para o restante do fim de semana.

Sainz permaneceu com o seu jogo de pneus médios, o piloto melhorou ainda mais a sua volta, saltando para o segundo lugar quando anotou 1m31s623. Alguns pilotos começavam a retornar para a pista, já pensando em trabalhar com os pneus macios, como foi o caso de Russell e Albon.

Restando 20 minutos de sessão, tempos melhores começaram a surgir na pista por conta do uso dos pneus macios. Russell atingiu rapidamente a marca de 130s125, para ser o líder da sessão, Piastri se tornou o segundo colocado na tabela, mas em uma diferença de 0s306. Hamilton, por sua vez, era o terceiro colocado, mas com 0s739 de distância para o seu companheiro de equipe.

Lando Norris completou uma volta impressionante no circuito, cravando 1m29s646, superando Russell em 0s479. Com o TL3 se aproximando do final, os dez primeiros eram: Norris, Russell, Piastri, Verstappen, Hamilton, Colapinto, Alonso, Tsunoda, Albon e Leclerc. A dupla da Ferrari levou um pouco mais de tempo para instalar os pneus macios.

No momento que a Ferrari tentou fazer as suas voltas rápidas, Leclerc precisou abortar um dos giros, por não atingir a temperatura ideal dos pneus. Porém, Leclerc era o quinto colocado com 1m30s559, contra 1m30s807.

A sessão terminou com os pilotos trabalhando em voltas de simulação de classificação.

Tempos estabelecidos no TL3 – Foto: reprodução F1

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo