O sábado (14) começou movimentado no Canadá com a última sessão de treinos livres para preparação dos carros. A atividade foi liderada por Lando Norris, com a marca de 1m11s799 obtida pela McLaren, sinalizando que a equipe quer batalhar pela pole no Canadá.
Charles Leclerc conseguiu levar o carro para a segunda posição com a marca de 1m11s877, em seu único contato completo com o carro neste fim de semana. O monegasco superou George Russell com a Mercedes, que obteve 1m11s950 em avaliação com os pneus macios. No dia anterior o britânico foi o mais rápido com os pneus médios.
Lewis Hamilton foi o quarto colocado, separado por 0s251 do líder. Max Verstappen obteve o quinto lugar, depois de uma sessão reclamando um pouco dos freios. Fernando Alonso surgiu na sexta posição, seguido por Andrea Kimi Antonelli. Oscar Piastri foi mais discreto nessa atividade e obteve o oitavo lugar. Carlos Sainz e Alexander Albon completaram o top-10, com o equipamento da Williams.
Gabriel Bortoleto foi apenas o décimo nono colocado, logo atrás do seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg.
A Fórmula 1 retorna às 17h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação do GP do Canadá e definição do grid de largada para a corrida do domingo.
Saiba como foi o TL3 do GP do Canadá
Após Charles Leclerc perder a sexta-feira de treinos livres, o monegasco assumiu novamente o SF-25 neste sábado. O piloto da Ferrari bateu no TL1 e como a célula de sobrevivência ficou danificada, a Ferrari precisou fazer a reconstrução do carro.
Quando a última sessão avaliativa foi iniciada, a temperatura da pista estava na casa dos 44 °C, com 20 °C no ambiente. Com o acesso para a pista liberado, a Aston Martin começou a preparar os compostos duros para a corrida, o mesmo era feito pela dupla da Racing Bulls.
Franco Colapinto foi o primeiro a registrar tempo na tabela, anotando a marca de 1m15s366 com os pneus macios (C6), o argentino quase acertou o muro dos campeões – o erro chamava a atenção, principalmente por conta das rodadas que ele protagonizou no dia anterior. Por não andar nos treinos livres, rapidamente a Ferrari permitiu que Leclerc fosse ao traçado, no carro do monegasco o pneu médio (C5) estava instalado em seu equipamento.
Colapinto almost loses it exiting the final corner and somehow stays out of the Wall of Champions
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/aXKhYmKbza
— Formula 1 (@F1) June 14, 2025
Com quinze minutos de sessão, apenas seis pilotos tinham tempo anotado na tabela. Leclerc liderava com a marca de 1m14s104, seguido por Gasly, Bearman, Colapinto, Ocon e Hülkenberg. Pouco tempo depois, Fernando Alonso instalou os pneus macios, para ocupar a ponta, com a marca de 1m13s050. Os pilotos aproveitavam a pista mais vazia, para fazer algumas voltas rápidas. Leclerc por sua vez, aproveitava a próximidade com Alonso para conseguir um pouco de vácuo e melhorar o seu tempo para 1m12s843.
Após 20 minutos de sessão, Piastri tocou o muro de contenção do muro dos campeões, o piloto foi um pouco além da zebra e com isso, a roda traseira ficou danificada imediatamente com o toque. A direção de prova precisou encaminhar a atividade para a bandeira vermelha, por conta dos detritos que ficaram em pista e poderiam furar os pneus.
Piastri has clipped the Wall of Champions
And he’s got a puncture for his troubles #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/Galcy9mvBj
— Formula 1 (@F1) June 14, 2025
Hülkenberg que estava logo atrás de Piastri, cometeu um erro e rodou no mesmo trecho que Piastri perdeu o carro. Logo em seguida o alemão retornou aos boxes.
Now Hulkenberg’s into the barriers at the final corner!
Lots of debris on track and a red flag is unfurled #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/dNwpXSL2lK
— Formula 1 (@F1) June 14, 2025
Restando 34 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Alonso, Hamilton, Stroll, Bearman, Gasly, Norris, Piastri, Ocon e Colapinto. Verstappen e a dupla da Williams até aquele momento não tinham e dirigido ao traçado nenhuma vez.
Os carros voltaram ao traçado quando restavam 32 minutos para o final, com o grid ainda avaliando os compostos mais macios definidos para o fim de semana, dando atenção especialmente aos C6.
Com Verstappen na pista, o neerlandês surgiu na terceira posição, com a marca de 1m12s857, mas rapidamente, a marca foi batida não apenas por Norris e Leclerc, mas por Russell que cravou 1m12s329.
Adentrando nos últimos 20 minutos de sessão, os dez primeiro eram: Russell, Hamilton, Norris, Verstappen, Piastri, Leclerc, Sainz, Albon, Alonso e Hadjar. Bearman se livrou de um toque com Alonso, quando o espanhol tentava retornar para a linha rápida da pista – o incidente era investigado pelos comissários. Enquanto Isack Hadjar rodava, enquanto tentava se encontrar com o equipamento.
Aproveitando os últimos minutos de sessão, as equipes foram instalando um último jogo de pneus macios, para fazer as voltas rápidas. Bearman foi mais uma vítima do muro dos campeões, no entanto, diferente de Piastri, a roda não ficou quebrada.
Now Bearman has hit the Turn 14 barriers
Somehow the Haas driver has escaped major damage #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/bp0VmppTWG
— Formula 1 (@F1) June 14, 2025
Norris então saltou para a liderança da tabela, com o tempo de 1m11s799, superando Russell por 0s151. A McLaren apareceu mais nesta última sessão de treinos livres, antes da disputa pela pole. Hamilton ocupava a terceira sessão, com 1m12s050, acompanhado por Verstappen 1m12s210.
A Red Bull estava trabalhado no carro de Yuki Tsunoda, após o piloto reclamar dos freios do carro. No começo da sessão, Verstappen também reclamou da mesma questão.
Completando cinco voltas com os pneus macios, Leclerc assumiu a quinta posição com a marca de 1m12s317, aproveitando os pneus macios. O monegasco permaneceu em pista e nono giro do pneu, obteve 1m11s877, para aproveitar o momento e superar Russell, antes da bandeirada.
Tsunoda fez os últimos minutos de teste, se concentrando apenas no ritmo de corrida. O piloto japonês ainda será avaliado por infração em bandeira vermelha.
FP3 CLASSIFICATION
It’s all to play for heading into qualifying
#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/twh7FF291x
— Formula 1 (@F1) June 14, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.