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Lando Norris encerra TL1 do GP da Inglaterra na liderança, seguido por Stroll e Piastri

Em sessão marcada pela presença de jovens pilotos, Norris registra o melhor tempo da atividade em grid bem variado

A sexta-feira (05) começou agitada na Inglaterra. Não pelas decisões políticas, mas pela realização das atividades do GP deste fim de semana. Lando Norris encerrou o TL1 na liderança ao anotar 1m27s420 com os pneus macios.

Os pilotos fizeram o possível para realizar a verificação dos pneus disponíveis para o fim de semana, pois a chuva pode aparecer ao longo do dia. A atividade foi usada principalmente para avaliar a aerodinâmica dos carros, além de fazer algumas voltas em modo de simulação de corrida.

A tabela ficou bem misturada por conta do programa definido por cada uma das equipes. Norris chamou a atenção pela boa performance, a expectativa é que a McLaren consiga manter o desempenho para travar mais um duelo com a Red Bull. Embora seja apenas o início das atividades, as equipes ainda precisam trabalhar bastante para compreender os carros.

Lance Stroll obteve o segundo lugar com o tempo de 1m27s554, separado por apenas 0s134 de Norris. Oscar Piastri foi o terceiro colocado (1m27s631), mas a sessão encerrou um pouco mais cedo para o competidor, pois o seu carro apresentou problemas no final da sessão.

Max Verstappen apareceu na ponta em alguns minutos do treino livre, mas encerrou a sessão ocupando o quarto lugar. George Russell foi o quinto colocado, seguido por Fernando Alonso – o piloto espanhol experimentou os pneus macios no final, depois de trabalhar mais tempo com os pneus duros.

Lewis Hamilton foi o sétimo colocado, enquanto Charles Leclerc ficou com o oitavo lugar. Carlos Sainz e Esteban Ocon completaram o top-10.

Nenhum dos novatos terminou a atividade entre os dez primeiros colocados. Oliver Bearman foi o mais bem colocado na tabela, ocupando o décimo quarto lugar.

Jack Doohan foi o décimo sétimo colocado, acompanhado por Franco Colapinto. Isack Hadjar completou a tabela ocupando o décimo nono lugar, sem usar os pneus macios, o francês trabalhou apensa com os compostos médios e duros.

Ao longo do TL1, os pilotos enfrentaram uma pista seca, diferente do que aconteceu mais cedo no traçado, quando choveu nas primeiras horas. A expectativa é que a F1 enfrente uma sessão molhada quando retornar ao traçado. O vento também chama a atenção pelas características do traçado.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2.

Saiba como foi o GP da Inglaterra

Neste fim de semana a Fórmula 1 se encaminha para o encerramento da rodada tripla, iniciada na Espanha e, que depois seguiu para a Áustria.

Quatro equipes levaram alguma mudança para o circuito, a Red Bull fez duas alterações no assoalho, enquanto a Racing Bulls mudou apenas o Halo. Na Sauber, o time também investiu em uma alteração no assoalho.

A Mercedes levou um pacote maior para a Inglaterra, com mudanças na asa dianteira, traseira e mudança nos freios dianteiros e traseiros. A Haas também levou um grande pacote, que consistem em mudanças na entrada de ar, assoalho, espelho retrovisor, entre outros.

A McLaren também promoveu mudanças em seu carro, como na asa traseira e tampa do motor. Além da Aston Martin alterar a asa dianteira e assoalho.

A atração principal deste TL1 era a participação dos novatos: Franco Colpainto (Williams), Jack Doohan (Alpine), Isack Hadjar (Red Bull) e Oliver Bearman (Haas). O britânico foi anunciado no dia anterior como piloto da equipe norte-americana, estabelecendo um contrato de múltiplos anos.

Assim que a pista foi liberada, rapidamente os pilotos ocupavam o traçado. Lando Norris completou uma volta com os aero rakes instalados na parte frontal do carro, para fazer algumas verificações aerodinâmicas para a equipe.

Neste início da sessão, com a pista fria, a temperatura estava na casa dos 23 °C, com 16 °C no ambiente. O dia estava bem nublado. As equipes deram preferência para usar, neste primeiro momento de contato com a pista, os pneus duros. Apenas Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg e Lance Stroll trabalhavam com os pneus médios.

Com 10 minutos de atividade o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Yuki Tsunoda escapou na curva 7 e ao ficar atolado na brita, em uma área de escape. Era o fim da sessão para o piloto japonês.

Na pausa, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Piastri, Tsunoda, Sainz, Ricciardo, Ocon e Bearman. O vencedor do GP da Áustria liderava com a marca de 1m28s888, contra 1m29s035 de Lewis Hamilton.

Cerca de seis minutos depois da pausa, os pilotos retornavam ao traçado. Os pilotos ao voltar para o traçado, melhoravam as suas marcas consequentemente. Max Verstappen assumiu a liderança com o tempo de 1m28s370. Por conta da pista fria, combinado aos pneus frios, os pilotos precisavam usar a volta de saída dos boxes preparar os compostos.

Bearman passou rapidamente a utilizar os pneus macios. O piloto da Haas ocupava o sétimo lugar na tabela de tempos com a marca de 1m28s660. Hamilton completou um bom giro no traçado, ainda com os pneus duros, para estabelecer a marca de 1m28s043 e assumir a liderança da tabela.

Quando a primeira meia hora de sessão foi concluída, os dez primeiros eram: Sainz, Hamilton, Russell, Verstappen, Stroll, Piastri, Bottas, Alonso, Leclerc e Bearman. Bottas abandonou o seu primeiro conjunto de pneus, para usar os compostos macios. O finlandês evoluiu na tabela, para ocupar o sétimo lugar anotando 1m28s527, enquanto Bearman evoluiu para 1m28s536 para abandonar o décimo lugar e se tornar o oitavo.

Os carros raspavam bem na pista, principalmente quando os competidores atacavam as zebras.

A sessão seguiu e os tempos evoluíram, Sainz teve o seu tempo superado por Verstappen, Russell e Leclerc. O piloto da Red Bull instalou um jogo de pneus médios novos para cravar 1m27s764, enquanto os pneus macios começavam a ganhar mais espaço.

Restando 20 minutos para o final da sessão, Bearman foi empurrado para a décima primeira posição. Colapinto ocupava o décimo sétimo lugar, seguido por Doohan. Hadjar ocupava apenas o vigésimo lugar.

Apenas Alonso e Hadjar permaneciam com os pneus duros. Verstappen, Russell, Hamilton, Leclerc, Sainz e Stroll trabalhavam com os pneus médios. O restante do pelotão já avaliava os pneus macios.

Antes de entrar nos últimos 10 minutos de sessão, viu Norris assumir a liderança com o tempo de 1m27s420, com os seus pneus de faixa vermelha. O tráfego era intenso na pista, desta forma alguns pilotos eram atrapalhados, como aconteceu com Doohan em sua volta rápida.

As últimas voltas foram marcadas pela simulação de corrida e mais alguns ajustes. Piastri lidou com um problema no carro, mas conseguiu levar o equipamento aos boxes, mesmo andando lentamente.

A direção de prova optou por fechar a entrada dos boxes, para fazer a remoção do carro de Piastri e deixar a passagem livre para os outros competidores.

A Alpine aproveitou os últimos minutos para liberar Doohan usando o flow-vis na asa traseira, em uma avaliação aerodinâmica para o time.

Próximo do encerramento da sessão, Hadjar fechou Lando Norris, com o piloto da McLaren quase acertando a traseira do carro da Red Bull.

Os pilotos concluíram a participação fazendo a simulação de largada, antes de retornar aos boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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