A Fórmula 1 está neste fim de semana em Barcelona, depois do duelo em Mônaco vencido por Lando Norris. O começo das coletas de dados, foi marcada por uma pista muito quente, com 49 °C de temperatura no asfalto. O britânico da McLaren registou o melhor tempo com a marca de 1m13s718, anotada com os pneus macios.
No início da sessão, vários competidores usavam os pneus duros, mas para fazer a outra metade da atividade, a preferência de várias equipes foi verificar logo de cara os pneus macios.
Max Verstappen concluiu a sessão no segundo lugar, separado por 0s367, seguido de perto por Lewis Hamilton com o tempo de 1m14s096, contra 1m14s238 de Charles Leclerc.
Oscar Piastri foi o quinto colocado na tabela, acompanhado por Liam Lawson em sexto. Oliver Bearman encaixou o carro da Haas na sétima posição, com Isack Hadjar em oitavo. Yuki Tsunoda era o nono colocado, com Pierre Gasly em décimo – todos usaram os pneus macios em algum momento da sessão.
George Russell, que ocupava a décima primeira posição, perdeu terreno na tabela, pois deu preferência para avaliar os pneus duros e médios nesta sessão.
Ryo Hirakawa foi o décimo sétimo colocado, após auxiliar a Haas na coleta de dados, enquanto Victor Martis ficou com a décima nona posição, em seus trabalhos com a Williams. Carlos Sainz foi apenas o décimo quinto, para efeito comparativo.
A sessão foi voltada especialmente para a coleta de dados, simulação de corrida e algumas verificações aerodinâmicas, por conta das novas peças encaminhadas para Barcelona.
A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.
Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 em Barcelona
A Fórmula 1 encerrará a rodada tripla neste fim de semana, com a conclusão da prova espanhola.
Assim que a pista foi liberada, o estreante Victor Martins assumiu o carro de Alexander Albon em Barcelona, sendo a primeira vez que o competidor realiza um TL1. Martins tomou rapidamente o circuito, usando os aero-rakes para verificações aerodinâmicas da equipe.
Outro piloto que também foi avistado com os aero-rakes na primeira saída dos boxes, foi Liam Lawson, conduzindo testes para a Racing Bulls. No carro de Charles Leclerc, o flow-vis estava espalhado em parte da asa traseira.
Testing, testing
The aero rakes are deployed straight away on the Williams of Victor Martins and the Racing Bulls of Liam Lawson!
#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/xzj87cCTq0
— Formula 1 (@F1) May 30, 2025
Nesta primeira saída, a preferência era pelos pneus duros (C1), embora Lance Stroll e Franco Colapinto experimentassem pneus médios (C2). Para este evento a Pirelli definiu a gama mais dura de pneus, por conta do traçado contar com um circuito abrasivo.
A primeira saída de pista foi inaugurada por Ryo Hirakawa, o competidor do WEC assumiu o carro da Haas no lugar de Esteban Ocon, para fazer mais uma sessão de treinos livres no ano; sendo a sua segunda colaboração com a Haas. O piloto perdeu o controle do carro na curva 10, quando não conseguiu completar aquela parte do traçado e foi enviado para a brita – pois é ela que delimita a pista.
Ryo Hirakawa runs wide into the gravel, but he gathers it up and continues onwards
#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/GPIq28wFoS
— Formula 1 (@F1) May 30, 2025
Após dez minutos de sessão, Fernando Alonso era o atual líder, com a marca de 1m15s480, contra 1m15s633 de Lando Norris. Max Verstappen também conduzia testes aerodinâmicos para a Red Bull, enquanto ocupava a terceira posição da tabela com o tempo de 1m15s805.
Em Barcelona entrou em vigor a nova diretiva técnica, para coibir a flexibilização das asas dianteiras. Levando isso em consideração, boa parte das atualizações levadas para essa pista tem relação com essa mudança. No entanto, apenas oito equipes levaram alguma novidade para Barcelona, enquanto McLaren não contava com novidades para o circuito.
Las novedades de los equipos. Algunos ya probaron la nueva ala delantera en Imola
Teams upgrades. Some teams already tested the new front wings in Imola. #SpanishGP pic.twitter.com/w81zFS0Gi0
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 30, 2025
Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Alonso, Verstappen, Leclerc, Piastri, Russell, Stroll, Hamilton, Hadjar e Antonelli. A melhor marca era a de Norris, com o tempo de 1m15s259.
Martins já tinha abandonado o uso dos aero-rakes, mas permanecia no final da tabela de tempos, com a marca de 1m17s928, conduzindo um teste de ritmo de corrida. Foi neste momento que Russell instalou um jogo de pneus médios, deixando os compostos duros de lado. O mesmo aconteceu com Andrea Kimi Antonelli.
Russell então assumiu a liderança da tabela de tempos, com a marca de 1m14s751, contra 1m14865 de Nico Hülkenberg, o piloto da Sauber foi dos pneus médios para os compostos macios (C3).
Restando 25 minutos para o final, Lando Norris anotou 1m13s718, superando o tempo de 1m14s085 de Verstappen. Logo atrás estavam Lewis Hamilton (1m14s096) e Charles Leclerc (1m14s238), com os quatro primeiros colocados usando os pneus macios. Também estavam com os compostos de faixa vermelha, Piastri Hadjar, Hülkenberg, Bortoleto, Gasly e Bearman. O brasileiro da Sauber deixou a décima oitava posição, para ocupar o décimo segundo lugar na tabela de tempos.
Próximo do encerramento da sessão, os pilotos partiram para as voltas em modo de simulação de corrida, trabalhando especialmente com os pneus macios.
Fernando Alonso deu por encerrada a sua participação no TL1, cinco minutos antes do cronômetro zerar. O espanhol reclamou de um possível problema no motor, depois do equipamento e então recolheu o equipamento para os boxes, para que a equipe fizesse algumas verificações.
A manhã fechou com os testes de largada.
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