ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris conquista pole no GP da Cidade do México, com Leclerc e Hamilton logo atrás

Em classificação forte, Norris crava pole, enquanto Pistri foi apenas o 8°. Verstappen não ameaça e é P5

O britânico da McLaren garantiu a 14ª pole da carreira e a 5ª da temporada 2025, ao marcar 1m15s586 — confirmando o forte ritmo que já havia mostrado no TL3. O resultado coloca Norris em posição ideal para a corrida deste domingo, especialmente com Max Verstappen largando apenas em 5° lugar.

Na primeira fila, Charles Leclerc dividirá a largada com o britânico, após ficar a apenas 0s262 da pole. Lewis Hamilton conquistou o 3° lugar, em um excelente resultado para o heptacampeão mundial, que vive um ano desafiador com a Ferrari.

George Russell garantiu o 4° posto com a Mercedes, logo à frente de Verstappen, que enfrentou dificuldades com o equilíbrio do carro em uma pista escorregadia. Andrea Kimi Antonelli completou a sequência dos seis primeiros, mostrando consistência no segundo carro da Mercedes.

A Williams também teve motivos para comemorar: Carlos Sainz levou o time ao Q3, classificando-se em , mas cumprirá uma punição de cinco posições herdada do GP dos Estados Unidos, por um toque com Antonelli. Assim, Oscar Piastri sobe para o 7° lugar, mesmo após uma sessão complicada que pode colocar sua liderança no campeonato em risco.

Entre os destaques, Isack Hadjar brilhou ao levar a Racing Bulls ao 9° lugar, enquanto Oliver Bearman fechou o top-10 com a Haas — o britânico chegou a brigar por uma posição mais alta, mas perdeu rendimento conforme a pista evoluiu.

A Fórmula 1 retorna às 17h (horário de Brasília) para a largada do GP da Cidade do México, prometendo uma corrida quente dentro e fora da pista.

Saiba como foi a classificação do GP da Cidade do México

Retornando mais uma vez para a pista, a temperatura no asfalto estava na casa dos 49°C, com 26 °C no ambiente. A expectativa estava em Max Verstappen ter encontrado uma configuração que não sentisse tanta falta de aderência, a mesma questão era válida para Oscar Piastri.

Q1

Com a pista liberada, a dupla da Aston Martin, Haas, Alpine, Ferrari e Sauber não perderam o tempo e foram rapidamente ao traçado. Apenas Lance Stroll e Fernando Alonso contavam com pneus macios usados.

Oliver Bearman conseguiu a marca de 1m17s765, enquanto os pilotos da Alpine ainda rodavam na casa de 1m18s. Lando Norris saltou para a ponta, com o tempo de 1m17s147 em sua primeira volta rápida no circuito mexicano, seguido por Charles Leclerc, que se encaixou na segunda colocação, com 1m17s285. Oscar Piastri estava muito distante do companheiro de equipe, o australiano foi perdendo espaço na tabela de tempo, com 0s703 de diferença.

As voltas de Hamilton e Bortoleto marcaram essa primeira passagem, pela saída dos competidores da pista.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Bearman, Norris, Russell, Leclerc, Verstappen, Sainz, Ocon, Alonso, Lawson e Antonelli. Mesmo com um giro não tão bom, o neerlandês conseguiu a 5ª colocação com a marca de 1m17s306.

Outros pilotos já estavam em sua segunda volta rápida, como foi o caso de Bearman que obteve 1m17s106, surpreendendo com o terceiro lugar. Finalmente Piastri se livrava da zona de corte, com o 4° lugar obtido ao anotar 1m17s158 e tomar o quarto lugar, na sua segunda volta rápida com o mesmo conjunto de pneus.

Quando restavam cinco minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Gasly, Tsunoda, Colapinto, Hülkenberg e Stroll. Os pilotos partiram para uma nova saída, com Hadjar surpreendendo ao decolar da 15ª posição, para o 1° com 1m16s733.

A classificação era marcada pela proximidade entre os competidores, além da evolução do traçado constante. Escaparam da eliminação Andrea Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg. Gabriel Bortoleto ficou no limite para participar do Q2, mas com a volta de Fernando Alonso, o brasileiro foi empurrado para a 16ª posição.

Lewis Hamilton também foi um piloto que se destacou no final do Q1 conseguindo uma volta na casa de 1m16s735, para ficar próximo de Hadjar.

Q2

Para a primeira saída dos boxes, alguns pilotos precisara contar com os pneus do Q1. Apenas Lawson, Antonelli, Norris, Sainz, Leclerc, Verstappen, Hülkenberg e Tsunoda partiram com pneus macios novos logo de cara. O piloto da Racing Bulls extravasou os limites de pista e precisou retornar aos boxes para instalar rapidamente os pneus macios novos.

No primeiro giro de voltas rápidas, estavam na zona de eliminação: Bearman, Ocon, Alonso, Antonelli e Lawson. Norris era o líder com 1m16s252, enquanto Leclerc estava separado por 0s406 do piloto da McLaren. Sainz, por sua vez, surgia na terceira colocação com o tempo de 1m16s758.

Tsunoda tentou se livrar da eliminação, mas com a passagem de Andrea Kimi Antonelli, o piloto japonês foi empurrado para a 11ª posição. O time austríaco priorizou Verstappen, com Tsunoda auxiliando o neerlandês como vácuo. Hülkenberg não conseguiu escapar da eliminação, com o tempode 1m17s016.

Norris comandava o Q2, enquanto Piastri era apenas o sétimo colocado, em uma diferença de 0s485 para o companheiro de equipe.

Q3

Para a primeira passagem em busca de uma boa volta para a largada do domingo, Bearman, Antonelli, Hadjar e Sainz contavam com pneus usados, enquanto o restante usou pneus macios logo de cara.

Na guerra pela pole, Lando Norris anotou 1m16s170, sendo um excelente resultado, mas a grande surpresa foi Leclerc que superou o piloto da McLaren por 0s179. Hamilton enquanto tirou Verstappen da terceira colocação, com 1m16s374, contra 1m16s455 do neerlandês. Piastri ocupava a quinta colocação, mantendo a diferença alta para o companheiro de equipe (0s478). Russell, acompanhado por Antonelli, Sainz, Hadjar e Bearman fechavam o top-10, levando em consideração que o piloto espanhol da Williams perderá cinco posições no grid de largada do domingo.

Na última tentativa de volta rápida, todos os pilotos contaram com um jogo novo de pneus macios. Norris voltou para a primeira posição, conquistando a pole com 1m15s586, faturando a sua 14ª pole da carreira. O britânico conseguiu derrotar os pilotos da Ferrari, com Leclerc precisando se contentar com o segundo lugar (1m15s848).

Hamilton abre a segunda fila com o tempo de 1m15s938, enquanto Russell está logo atrás do piloto da Ferrari. Verstappen foi apenas o 5° colocado, com o tempo de 1m16s070, não sendo o mais rápido em nenhum momento desta classificação.

Antonelli ficou com o sexto lugar, seguido por Sainz – mas o espanhol tem uma punição para cumprir neste fim de semana. Piastri então será promovido para o sétimo lugar, acompanhado por Hadjar e Bearman.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading