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Lando Norris comanda dobradinha da McLaren no TL1 do GP da Holanda; F1 retorna das férias

Em atividade comandada por dupla da McLaren, Ferrari fica abaixo do top-10, enquanto simulação de corrida é realizada em pista seca

A Fórmula 1 retornou nesta sexta-feira (29) em Zandvoort, para dar sequência a temporada 2025 da Fórmula 1. A McLaren começou o dia na liderança, com Lando Norris na ponta ao registrar 1m10s278. O piloto britânico atingiu essa marca ao andar com os pneus macios, superando o companheiro de equipe por 0s292.

No começo do treino livre, Piastri e Max Verstappen disputaram a ponta, mas a tabela de tempos mudou bastante quando os pneus macios entraram em ação.

Próximo da finalização do TL1, restando 8 minutos para o final, Lance Stroll se encaixou no 3° lugar com a marca de 1m10s779, superando Fernando Alonso empurrado para o 4° lugar. Alexander Albon encaixou a Williams em 5°, com a equipe britânica tentando uma recuperação, após apresentar uma queda de desempenho.

Max Verstappen ficou com o 6° lugar, enquanto a Red Bull tenta encontrar uma configuração ideal, enquanto corre na casa do seu principal piloto. George Russell representou a Mercedes em 7°, enquanto Andrea Kimi Antonelli abandonou a atividade ao ficar preso na brita.

Carlos Sainz foi o 8° colocado, seguido de perto por Gabriel Bortoleto da Sauber e Pierre Gasly da Alpine. Nesta sessão, o desempenho da Ferrari chamou a atenção, com a equipe italiana fora do top-10 e Charles Leclerc reclamando do ritmo e de como eles estavam distantes.

A próxima atividade deve ser marcada pela chuva, com as nuvens pesadas se aproximando do circuito ao final do TL1.

A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília) para dar sequência na preparação para o GP da Holanda.

Saiba como foi o TL1 do GP da Holanda

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, depois das férias de verão e quinze dias com as fábricas fechadas. Mesmo com a necessidade de enfrentar mais dez duelos neste campeonato, os times de modo geral estão focados em 2026, dessa forma, menos novidades serão vistas em pista.

No entanto, ainda tentando melhorar o ritmo, principalmente na casa de Max Verstappen, a Red Bull levou uma mudança para a asa dianteira. Apenas Alpine e Sauber também realizaram algum ajuste em seus equipamentos para o evento em Zandvoort.

Para o evento de 2025, a Pirelli fez um ajuste na gama de pneus, fornecendo uma combinação um passo mais macia do que a utilizada nos últimos anos. As equipes vão trabalhar com os pneus C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).

A primeira sessão de treinos livres começou com pista seca, diferente do que é esperado para o TL2. Os pilotos foram enviados para a pista com os pneus médios, aproveitando a temperatura de 27 °C no traçado e 21 °C no ambiente.

Os primeiros tempos surgiram na tabela, com Oscar Piastri superando o 1m12s767 de Max Verstappen por 0s089. Os pilotos faziam a sua aclimatação, depois da pausa, antes de pegar ritmo ao longo da sessão.

Após dez minutos de atividade, Lewis Hamilton perdeu o controle do carro na curva 3 e rodou, o piloto conseguiu se livrar de uma batida, mas danificou o seu jogo de pneus por conta da travada. Na sequência o regime de bandeira vermelha foi instaurado, com Andrea Kimi Antonelli ficando atolado na brita ao extravasar os limites de pista na curva 8.

Instantes antes do problema com piloto italiano da Mercedes, Yuki Tsunoda se livrou de perder a sessão, pois evitou ficar com o RB21 na brita, depois de um erro. O piloto japonês era o único trabalhando com pneus duros.

Com quase 20 minutos, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Albon, Alonso, Piastri, Norris, Stroll, Tsunoda, Hülkenberg e Hamilton. Os pilotos aguardavam a liberação da pista para completar mais alguns giros com os pneus médios.

Os tempos foram evoluindo, com Verstappen atingindo a marca de 1m11s986 com um segundo jogo de pneus médios novos. Piastri que permanecia com os compostos do começo da sessão, anotou 1m11s794 para ficar com a ponta. O 3° lugar era ocupado por Russell com 1m12s130, enquanto a dupla da Ferrari estavam apenas em 11° e 12° lugar, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, respectivamente.

Após a primeira meia hora concluída, a dupla da McLaren instalou um jogo de pneus macios novos – no duelo interno, Lando Norris fechou a primeira volta rápida com esse composto tomando a liderança ao cravar 1m10s278, contra 1m10s700 de Piastri. Aos poucos outros pilotos do grid também instalaram um jogo de pneus faixa vermelha; Russell precisou abortar a volta rápida quando o carro destracionou.

A Sauber roubava a cena momentaneamente, com Nico Hülkenberg saltando ao 3° lugar com 1m11s875, enquanto Gabriel Bortoleto acompanhou o alemão, com 1m11s966. Ao fechar a primeira volta rápida com os pneus macios, a Ferrari se misturou com a dupla da Sauber, perdendo para Hülkenberg – Leclerc anotou 1m11s951 sendo apenas o 5° colocado, com Hamilton em 6° (1m11s960).

Com os próximos minutos da sessão, a Ferrari mais uma vez perdeu terreno, ficando abaixo do top-10. Com apenas 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Alonso, Albon, Verstappen, Russell, Stroll, Sainz, Bortoleto e Gasly. Com a chuva se aproximando, as equipes voltaram sua atenção para fazer um stint mais longo com os pneus macios, enquanto alguns tempos ainda conseguiam progredir.

A McLaren voltou para a simulação de corrida com os pneus médios, enquanto um momento de calmaria era presenciado na pista, com os times fazendo os últimos ajustes para liberar os seus pilotos mais uma vez, antes que o cronômetro chegasse ao final.

Para os pilotos de modo geral, a curva 11 demonstrava um grande nível de dificuldade, com muitos erros neste trecho do circuito.

Por ser um circuito curto, era inevitável ver os pilotos se atrapalhando na pista e prejudicando algumas voltas dos adversários.

Logo após ser atrapalhado por Yuki Tsunoda, Lance Stroll saltou para o 3° lugar com a marca de 1m10s779, conseguindo superar Alonso.

Para fechar o dia, Russell quase deu mais trabalho para sua equipe no TL1, quando extravasou os limites de pista na curva 1 e foi parar na brita.

Ao fazer o teste de largada, Max Verstappen perdeu o controle do carro na curva 1 e ficou atolado na brita. Os outros pilotos foram impedidos de fazer o teste, por conta desse erro do neerlandês.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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