Oscar Piastri faturou a vitória na prova Sprint deste sábado (30), o australiano conseguiu a posição após Lando Norris ceder o primeiro lugar, retribuindo o favor realizado em São Paulo. Ao longo de toda a corrida, Norris e Piastri trabalharam juntos.
Piastri deveria ter começado a correr na segunda posição, mas foi superado por George Russell na classificação. Portanto, na largada o australiano apresentou um bom ritmo e conseguiu a ultrapassagem. Pelo restante da prova, Norris fez o possível para manter Piastri no seu DRS, contribuindo para que o competidor se defendesse de George Russell. Foi uma corrida bem-marcada pelos duelos, principalmente nesta perseguição da Mercedes, realizada na McLaren.
Norris já vinha pensando em devolver o favor para Piastri, mas a equipe orientou o britânico a não fazer isso, por conta da proximidade dos seus pilotos, com Russell. Mas mesmo assim o competidor arriscou.
Carlos Sainz tentou buscar Russell, mas teve que se contentar com o quarto lugar. Charles Leclerc foi o quinto colocado, conseguindo recuperar a posição, após ser ultrapassado por Hamilton na largada.
Nico Hülkenberg obteve a sétima posição, acompanhado por Max Verstappen que fez uma prova tranquila, mas sem muito ritmo. Pierre Gasly faturou a nona posição, com Kevin Magnussen em décimo.
A Fórmula 1 retorna hoje às 15h, para a definição do grid de largada do GP do Catar.
Saiba como foi a Sprint no Catar
Começaram dos boxes, Sergio Pérez e Franco Colapinto, por conta de mudanças que suas equipes realizaram nos carros.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 26 °C, com 21 °C no ambiente.
Lando Norris iniciou a prova da pole, com George Russell dividindo a primeira fila com o britânico da McLaren.
The starting grid for the tomorrow’s Sprint in Qatar 🇶🇦#F1 #QatarGP pic.twitter.com/bxQJDFFCRu
— Formula 1 (@F1) November 29, 2024
Os pneus médios foram escolhidos para equipar a maior parte dos carros nesta prova rápida. Apenas Zhou Guanyu optou pelos pneus macios para a largada.
Com a largada autorizada, Norris manteve a dianteira, enquanto Russell foi atacado por Oscar Piastri e o australiano conseguiu ocupar a segunda posição. Lewis Hamilton teve uma excelente largada e passou a ocupar o quinto lugar. Max Verstappen, que era o sexto, caindo para nono, o holandês não conseguiu segurar o carro no traçado ideal, pois o equipamento estava perdendo tanto a dianteira, quanto a traseira.
No início do segundo giro, Russell tentava atacar Piastri, essa era a mesma reação de Hamilton com Carlos Sainz, já que o piloto conseguiu ganhar a posição de Charles Leclerc. Outro piloto que tinha largado muito bem foi Kevin Magnussen, que ocupava rapidamente a décima posição.
A melhor imagem foi a vista de Sergio Pérez sendo ultrapassado na saída de boxes por Colapinto.
Com a corrida avançando, os pilotos tentavam deixar os adversários sem DRS, para não serem pressionados. Porém, não era o caso de Piastri, que tinha que travar um duelo com Russell para defender a segunda posição.
LAP 4/19
Russell attacks Piastri for second, but the Aussie holds up a robust defence 🛡️#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/xRGZZEsUzB
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
Para auxiliar o companheiro de equipe, Norris passou a oferecer o DRS para Piastri, contribuindo para que ele tivesse a possibilidade de se defender de Russell. No entanto, com isso, Carlos Sainz e Lewis Hamilton também tinham chegado no piloto da Mercedes.
Com sete voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc, Hülkenberg, Gasly, Verstappen e Magnussen. Não demorou muito para o holandês mergulhar e realizar a ultrapassagem em Gasly e assumir a oitava posição.
LAP 7/19
Norris backs off to give Piastri DRS in the hunt for a Sprint 1-2 👀
Barely two seconds cover our top five!#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/WZ6sF20Qd3
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
A prova seguiu, e com 11 voltas, Norris era orientado a melhorar o seu ritmo, para fazer com que Piastri tirasse Russell do seu DRS, assim a dupla de pilotos poderia ter um final de corrida mais tranquila.
Duas voltas depois, Leclerc buscou e conseguiu concluir a ultrapassagem em Hamilton, para assumir a quinta posição. Os dois pilotos até se tocaram roda com roda no duelo travado.
LAP 13/19
Charles Leclerc pulls off a stunning move on future team mate Lewis Hamilton 😱
Nothing between them, and Leclerc takes P5!#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/vmn7CbeSNU
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
Norris mais uma vez recuou, para ajudar Piastri.
No décimo quinto giro, Pérez foi chamado aos boxes para trocar a asa dianteira e fazer alguns testes para a Red Bull, já que a sua corrida estava completamente comprometida.
Restando duas voltas para o final, Leclerc anotou 1m24s203, se tornando o dono da volta mais rápida no circuito.
Russell foi até o final tentando recuperar o segundo lugar, mas Piastri encontrou uma forma de deixar o britânico atrás.
Chegando para cruzar a linha de chegada, Norris segurou o carro e deixou Piastri passar, permitindo que o australiano vencesse a segunda Sprint, depois de ter ajudado o britânico em São Paulo.
After their position swap in Brazil, Lando Norris pays the favour back to Oscar Piastri in Qatar 🔀#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/9L6l1o8yay
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
Carlos Sainz e Charles Leclerc ficaram com o quarto e quinto lugar, respectivamente. Hamilton ficou com a sexta posição, acompanhado por Nico Hülkenberg e Max Verstappen, que completaram a zona de pontuação.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.