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Lando Norris cede vitória para Oscar Piastri na Sprint do Catar

Devolvendo o favor em São Paulo, quando Norris ainda disputava o título, Piastri vence Sprint no Circuito de Lusail

Oscar Piastri faturou a vitória na prova Sprint deste sábado (30), o australiano conseguiu a posição após Lando Norris ceder o primeiro lugar, retribuindo o favor realizado em São Paulo. Ao longo de toda a corrida, Norris e Piastri trabalharam juntos.

Piastri deveria ter começado a correr na segunda posição, mas foi superado por George Russell na classificação. Portanto, na largada o australiano apresentou um bom ritmo e conseguiu a ultrapassagem. Pelo restante da prova, Norris fez o possível para manter Piastri no seu DRS, contribuindo para que o competidor se defendesse de George Russell. Foi uma corrida bem-marcada pelos duelos, principalmente nesta perseguição da Mercedes, realizada na McLaren.

Norris já vinha pensando em devolver o favor para Piastri, mas a equipe orientou o britânico a não fazer isso, por conta da proximidade dos seus pilotos, com Russell. Mas mesmo assim o competidor arriscou.

Carlos Sainz tentou buscar Russell, mas teve que se contentar com o quarto lugar. Charles Leclerc foi o quinto colocado, conseguindo recuperar a posição, após ser ultrapassado por Hamilton na largada.

Nico Hülkenberg obteve a sétima posição, acompanhado por Max Verstappen que fez uma prova tranquila, mas sem muito ritmo. Pierre Gasly faturou a nona posição, com Kevin Magnussen em décimo.

A Fórmula 1 retorna hoje às 15h, para a definição do grid de largada do GP do Catar.

Saiba como foi a Sprint no Catar

Começaram dos boxes, Sergio Pérez e Franco Colapinto, por conta de mudanças que suas equipes realizaram nos carros.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 26 °C, com 21 °C no ambiente.

Lando Norris iniciou a prova da pole, com George Russell dividindo a primeira fila com o britânico da McLaren.

Os pneus médios foram escolhidos para equipar a maior parte dos carros nesta prova rápida. Apenas Zhou Guanyu optou pelos pneus macios para a largada.

Com a largada autorizada, Norris manteve a dianteira, enquanto Russell foi atacado por Oscar Piastri e o australiano conseguiu ocupar a segunda posição. Lewis Hamilton teve uma excelente largada e passou a ocupar o quinto lugar. Max Verstappen, que era o sexto, caindo para nono, o holandês não conseguiu segurar o carro no traçado ideal, pois o equipamento estava perdendo tanto a dianteira, quanto a traseira.

No início do segundo giro, Russell tentava atacar Piastri, essa era a mesma reação de Hamilton com Carlos Sainz, já que o piloto conseguiu ganhar a posição de Charles Leclerc. Outro piloto que tinha largado muito bem foi Kevin Magnussen, que ocupava rapidamente a décima posição.

A melhor imagem foi a vista de Sergio Pérez sendo ultrapassado na saída de boxes por Colapinto.

Com a corrida avançando, os pilotos tentavam deixar os adversários sem DRS, para não serem pressionados. Porém, não era o caso de Piastri, que tinha que travar um duelo com Russell para defender a segunda posição.

Para auxiliar o companheiro de equipe, Norris passou a oferecer o DRS para Piastri, contribuindo para que ele tivesse a possibilidade de se defender de Russell. No entanto, com isso, Carlos Sainz e Lewis Hamilton também tinham chegado no piloto da Mercedes.

Com sete voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc, Hülkenberg, Gasly, Verstappen e Magnussen. Não demorou muito para o holandês mergulhar e realizar a ultrapassagem em Gasly e assumir a oitava posição.

A prova seguiu, e com 11 voltas, Norris era orientado a melhorar o seu ritmo, para fazer com que Piastri tirasse Russell do seu DRS, assim a dupla de pilotos poderia ter um final de corrida mais tranquila.

Duas voltas depois, Leclerc buscou e conseguiu concluir a ultrapassagem em Hamilton, para assumir a quinta posição. Os dois pilotos até se tocaram roda com roda no duelo travado.

Norris mais uma vez recuou, para ajudar Piastri.

No décimo quinto giro, Pérez foi chamado aos boxes para trocar a asa dianteira e fazer alguns testes para a Red Bull, já que a sua corrida estava completamente comprometida.

Restando duas voltas para o final, Leclerc anotou 1m24s203, se tornando o dono da volta mais rápida no circuito.

Russell foi até o final tentando recuperar o segundo lugar, mas Piastri encontrou uma forma de deixar o britânico atrás.

Chegando para cruzar a linha de chegada, Norris segurou o carro e deixou Piastri passar, permitindo que o australiano vencesse a segunda Sprint, depois de ter ajudado o britânico em São Paulo.

Carlos Sainz e Charles Leclerc ficaram com o quarto e quinto lugar, respectivamente. Hamilton ficou com a sexta posição, acompanhado por Nico Hülkenberg e Max Verstappen, que completaram a zona de pontuação.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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