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Lance Stroll conquista a primeira pole em disputa direta contra Verstappen e Pérez na Turquia

Ninguém poderia imaginar o resultado da classificação da Turquia, aliás, até poucos instantes antes da abertura dos boxes, não era possível afirmar a realização da atividade. No entanto, a sessão teve seguimento, mesmo com o asfalto molhado e escorregadio. Duas bandeiras vermelhas prejudicaram o andamento do Q1, a chuva apertou e cada vez mais os pilotos reclamavam da falta de aderência.

Os pneus de chuva foram utilizados durante toda a classificação, os pilotos estavam trabalhando com tempos altos, mas em alguns instantes parecia que a pista estava evoluindo. No Q1 a dupla da Haas foi eliminada, assim como os pilotos da Williams, enquanto Daniil Kvyat ficou preso com este primeiro grupo.

A classificação seguiu e os dois carros da McLaren ficaram fora do Q3, assim como a dupla da Ferrari e Pierre Gasly da AlphaTauri. Um fato até curioso já que na pista seca, mas escorregadia, a Ferrari estava conseguindo ficar entre os primeiros colocados.

Pela primeira vez no ano a dupla da Alfa Romeo passou para o Q3 e a sessão seguiu agitada, alguns pilotos passaram a investir nos pneus intermediários, enquanto outros não acreditavam que seria impossível dar uma volta com aqueles compostos e permaneceram na zona de conforto com pneus de chuva extrema. A batalha pela pole foi intensa, Verstappen era um forte candidato para consegui-la, enquanto a dupla da Mercedes seguia completamente apagada.

Lance Stroll conquista a primeira pole

Pérez apareceu na ponta com os pneus faixa verde, Verstappen resolveu arriscar, mas o carro ficou difícil de guiar, enquanto Lance Stroll também arriscou e assim conseguiu a primeira pole, anotando 1:47.765. Verstappen apareceu em segundo, separado por 0s290, enquanto o mexicano foi empurrado para a terceira posição. Alexander Albon foi o quarto, tentando se manter próximo ao companheiro de equipe.

A dupla da Renault aproveitou para ficar entre os dez, Daniel Ricciardo ficou com a quinta posição, seguido por Lewis Hamilton que não se encontrou com o carro e foi apenas o sexto colocado. Esteban Ocon fechou sétimo, seguido por Kimi Raikkonen da Alfa Romeo. Valtteri Bottas apareceu em nono com o segundo carro da Mercedes, enquanto Antonio Giovinazzi fechou o top-10.

Stroll quebrou a sequência de poles da Mercedes nesta temporada, já que o time havia cravados todas as poles até o momento, mas vale lembrar que o motor que equipe Racing Point é fornecido pela equipe alemã.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 7h10 da manhã, para a realização do GP da Turquia.

Saiba como foi a Classificação

A pista estava úmida quando as atividades começaram e os pilotos não conseguiram realizar um bom treino no TL3 por conta das condições de pista.

No circuito a temperatura estava na casa dos 13°, com 12°C no ambiente.

Q1

A classificação teve início e os pilotos alternavam entre a utilização dos pneus intermediários e os compostos para chuva extrema. E por conta de todos os problemas a pista foi ocupada por todos os pilotos de uma vez. Logo foi possível ver Max Verstappen rodando.

Os primeiros tempos começaram a aparecer, Max Verstappen tinha anotado 2:10.883 e estava com os pneus intermediários instalados, mas o carro não encontrava nenhuma aderência. Valtteri Bottas era o líder com 2:07.001, seguido por Esteban Ocon separado por 0s432, o francês assim como Bottas estava com os pneus para chuva extrema.

Ocon foi para a ponta com 2:06.115, após bater o tempo estabelecido pelo finlandês. A chuva começou a aumentar, mas os pilotos seguiam pelo circuito tentando melhorar os seus tempos. Após todos os pilotos registrarem pelo menos um tempo cronometrado, na zona de eliminação era possível ver: Leclerc, Grosjean, Gasly, Russell e Latifi.

Restando quase sete minutos para o término do Q1, o regime de bandeira vermelha foi instaurado no circuito. Neste momento as posições eram: 1°) Ocon, 2°) Bottas, 3°) Stroll, 4°) Hamilton, 5°) Pérez, 6°) Norris, 7°) Magnussen, 8°) Albon, 9°) Kvyat, 10°) Raikkonen, 11°) Giovinazzi, 12°) Ricciardo, 13°) Vettel, 14°) Sainz, 15°) Verstappen. Na zona de eliminação: 16°) Leclerc, 17°) Grosjean, 18°) Gasly, 19°) Russell e 20°) Latifi.

A classificação ficou interrompida por mais de 30 minutos, mas optaram pelo reinício da atividade. Os pilotos estavam com os pneus de faixa azul instalados, Raikkonen e Leclerc se enfrentavam na pista, disputando espaço no circuito. E antes dos pilotos conseguiram completar uma volta cronometrada, Romain Grosjean acabou rodando na primeira curva e provocou a segunda bandeira da sessão. O francês da Haas ficou atolado na brita.

A pista foi liberada mais uma vez e restavam pouco mais de três minutos para o encerramento do Q1 e mais uma vez todos os pilotos foram para a pista. Verstappen anotou 1:57.485 e era seguido por Albon com 1:59.431, os pilotos conseguiram tempos melhores. Raikkonen era o terceiro colocado com 2:01.249, os dois carros da Alfa Romeo conseguiram avançar para o Q2, já que Giovinazzi ocupou a décima primeira posição.

Eliminados

16) Kevin Magnussen – 2:08.007
17) Daniil Kvyat – 2:09.070
18) George Russell – 2:10.017
19) Romain Grosjean – 2:12.909
20) Nicholas Letifi – 2:21.611

Q2

Os pilotos foram mais uma vez para a pista e apenas Lando Norris e Carlos Sainz estavam utilizando os pneus intermediários, enquanto os outros apostavam mais uma vez nos pneus chuva extrema. Raikkonen era o líder com 2:01.230, seguido por Pierre Gasly, mas pouco depois os tempos foram melhorando, Verstappen era o líder após anotar 1:57.125, seguido por Pérez que registrou 1:57.398. Stroll foi o terceiro colocado com 1:57.457.

A pista foi evoluindo e os tempos melhoraram, mas eram tão altos quanto no Q1, Stroll apareceu na primeira posição, mas foi superado, Verstappen voltou para a primeira posição com 1:50.293, acompanhado por Bottas. Raikkonen conseguiu superar Hamilton antes do tempo de o Q2 encerrar. Na zona de eliminação ficaram Norris, Vettel, Sainz, Leclerc e Gasly. Giovinazzi conseguiu o quinto tempo e ficou atrás de Verstappen, Albon, Hamilton e Stroll. Ocon conseguiu a sexta posição, seguido por Bottas, Raikkonen, Pérez e Ricciardo.

Eliminados

11) Lando Norris – 1:54.945
12) Vettel – 1:55.169
13) Calos Sainz – 1:55.410
14) Charles Leclerc – 1:56.696
15) Pierre Gasly – 1:58.556

Q3

Apenas Esteban Ocon e Sergio Pérez foram liberados com os pneus intermediários, enquanto todos os outros apostavam nos pneus com a faixa azul. Verstappen tinha a melhor parcial e anotou 1:52.326. Bottas superou Albon e passou a ocupar a segunda posição com 1:56.467.

Pérez conseguiu assumir a primeira posição com 1:52.037, superando o holandês por 0s289, as posições na pista mudavam e Stroll era o terceiro colocado com 1:53.832, enquanto Raikkonen aparecia na quarta posição com 1:54.857.

Os pilotos foram para os boxes, para instalar os pneus intermediários buscando um tempo melhor, já que a pista dava sinais de evolução. Pérez anotou 1:49.321 e seguia na ponta, acompanhado por Lance Stroll com 1:51.470, mas Verstappen passou para a segunda posição com 1:50.676. Os pneus intermediários não apresentavam o melhor desempenho em alguns carros, como na Red Bull do holandês.

Com o cronômetro zerado, Lance Stroll conseguiu garantir a pole do GP da Turquia anotando 1:47.765, seguido por Max Verstappen que superou Sergio Pérez. O mexicano recolheu para os boxes no último giro. O canadense conquistou a sua primeira pole.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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