O fim de semana de Kyle Larson não poderia ser melhor. O atual campeão da NASCAR Cup Series aproveitou as oportunidades e conquistou a sua segunda vitória na divisão principal em 2022, completando a varrida no fim de semana. O triunfo veio com sua dose de dúvida, com a disputa pelo primeiro lugar sendo definido na última relargada, em que fechou a trajetória de Chase Elliott para garantir a dianteira.
A corrida realizada no circuito de Watkins Glen sofreu um atraso por conta dos raios que caíram perto do autódromo, mas a corrida pôde ocorrer sem problemas, com boa parte do primeiro estágio ocorrendo em pista molhada, mas, com a chuva indo embora, o restante da prova foi em pista seca.
No começo, com o asfalto molhado, alguns nomes se destacaram, como Michael McDowell, Tyler Reddick e Todd Gilliand, mas depois que a pista secou, Elliott e Larson se consolidaram nas duas primeiras posições, com o líder do campeonato ponteando a prova em Glen.
Mas dois acidentes causaram bandeiras amarelas nas últimas voltas e permitiram relargadas tensas. Na primeira (causada após a batida de Joey Hand), Elliott manteve a ponta e parecia com a vitória encaminhada, mas outra intervenção do carro madrinha veio após a rodada de Loris Hezemans.
Na relargada final, Larson foi para o tudo ou nada e espalhou para cima do companheiro de equipe, para assumir a liderança. AJ Allmendinger aproveitou o momento para tomar o segundo lugar. Elliott tentou a recuperação, mas com os pneus sujos e com o bloqueio dos pilotos da frente, chegou a cair para sexto. O campeão de 2020 ainda conseguiu recuperar duas posições, mas acabou em quarto, atrás também de Joey Logano.
Have another look at @KyleLarsonRacin's winning pass on Chase Elliott at @WGI. #NASCAR pic.twitter.com/5F29w45nGZ
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 21, 2022
Nas voltas finais, Allmendinger até tentou ensaiar um ataque, mas, exatamente como no dia anterior, Larson se defendeu bem e conquistou a vitória, encerrando uma seca de 23 corridas e triunfando pela segunda vez na temporada.
Apesar de sair contrariado do carro, nem tudo foi perdido para Elliott, pois, com o resultado, o piloto da Hendrick garantiu a liderança por pontos da temporada regular e garantiu mais quinze pontos nos playoffs da Cup. Na briga pelos playoffs, Ryan Blaney segue como o último classificado por pontos, com 25 pontos de frente para Martin Truex Jr.
A prova também marcou a estreia de Kimi Raikkonen na divisão, correndo pelo carro número 91 da Trackhouse. O finlandês teve uma atuação interessante, progredindo no grid e chegando a andar entre os 10 primeiros. Entretanto, a sua corrida acabou no começo do terceiro estágio, graças a uma situação envolvendo seu companheiro de equipe, Ross Chastain.
Kimi Raikkonen's race at @WGI ends just past the halfway mark.
Take a look at what happened in the bus stop. #NASCAR
📺 : @USA_Network pic.twitter.com/6CAy4MPojC
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 21, 2022
O piloto do carro número 1 se enroscou com Austin Dillon na Bus Stop, com o representante da Richard Childress rodando. Enquanto os pilotos tentavam desviar da confusão, Loris Hezemans tocou no carro de Kimi, que foi direto para a barreira de pneus, abandonando a disputa.
A última corrida da temporada regular da NASCAR Cup Series será no próximo sábado, na pista mais tradicional da categoria, no oval de Daytona, na prova de 400 milhas, que definirá o último dos 16 classificados para a pós-temporada.
Top-10 da etapa de Watkins Glen:
1 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
2 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
3 – Joey Logano (Penske/Ford)
4 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
5 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
6 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
7 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
8 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
9 – Chris Buescher (RFK/Ford)
10 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
Classificação do campeonato:
Classificados por vitória: Chase Elliott (4); Kyle Larson, Ross Chastain, Joey Logano, William Byron, Kevin Harvick, Denny Hamlin e Tyler Reddick (2), Christopher Bell, Chase Briscoe, Kyle Busch, Daniel Suarez, Austin Cindric, Alex Bowman e Kurt Busch (1).
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Ryan Blaney +25
Martin Truex Jr -25
Erik Jones -212
Aric Almirola -219
Austin Dillon -255