Atual campeão da NASCAR Cup Series, Kyle Larson vinha numa temporada decepcionante, sem repetir o mesmo ritmo dominante de 2021, mas o piloto da Hendrick mostrou que, mesmo não estando mais na luta pelo bicampeonato, ainda é um piloto a ser respeitado e que não dará mole aos adversários. Prova disso foi a sua vitória na etapa de Homestead-Miami.
A vitória de Larson teve muitos momentos que se assemelharam às suas atuações dominantes na temporada passada. O piloto da Hendrick venceu os dois estágios e liderou 199 das 267 voltas, praticamente sem ser ameaçado pela concorrência.
O único nome que ofereceu resistência foi Martin Truex Jr, que assumiu a liderança no começo do terceiro estágio e tinha um ritmo bem competitivo aproveitando o momento em que Larson esteve mais travado no pelotão.
Entretanto, a seca de vitórias do piloto da Joe Gibbs permaneceu com um toque de polêmica. Após a bandeira amarela causada por Tyler Reddick, por volta de 30 voltas para o fim, na entrada dos boxes, Truex desacelerou muito e Larson tocou no rival, que rodou e ficou na contramão na sua área de boxes.
Martin Truex Jr. SPINS entering pit road!
He had help from Kyle Larson. #NASCAR pic.twitter.com/enJPinUvxs
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 23, 2022
O piloto do carro número 19 ainda voltou mais atrás e se recuperou bem, terminando em sexto, mas Truex viu a sua chance de vencer escapar pelos dedos mais uma vez. Lá na frente, Ross Chastain e AJ Allmendinger até tentaram, mas Larson não deu chances para os rivais e venceu pela terceira vez no ano.
Na briga pelo título, o segundo lugar foi importante para Chastain manter uma vantagem segura para a zona de classificação, até porque foi o único postulante ao caneco que terminou entre os cinco primeiros. Denny Hamlin também conquistou o top-10, mas com as pontuações de estágio, William Byron (que foi o 12o) entrou na zona de classificação com cinco pontos de vantagem para o piloto da Joe Gibbs.
Entre os demais participantes, Ryan Blaney e Christopher Bell, que já estavam em situação complicada, terminaram fora do top-10 e seguem na zona de eliminação. Já Chase Briscoe viu sua situação piorar, após se envolver em um acidente e agora o piloto da Stewart-Haas está a 44 pontos da classificação, praticamente dependendo de uma vitória na próxima corrida para avançar à decisão.
Chase Briscoe hits the wall.
Will it be the end of the day for the #NASCARPlayoffs driver? pic.twitter.com/fWSG09zCk8
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 23, 2022
A penúltima corrida da temporada 2022 da NASCAR Cup Series, que definirá os três finalistas que se juntarão a Joey Logano na disputa pelo título, será no próximo domingo no menor circuito da categoria, no oval de Martinsville.
Top-10 da etapa de Homestead-Miami:
1 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
2 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
3 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
4 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
5 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
6 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
9 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
Classificação do Round of 8 após 2 de 3 etapas (diferença em relação à zona de corte):
Joey Logano – 1 vitória (classificado)
Ross Chastain +19
Chase Elliott +11
William Byron +5
Denny Hamlin -5
Ryan Blaney -18
Christopher Bell -33
Chase Briscoe -44