AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Kiro assume lugar da ERT na Fórmula E sob nova gestão e parceria com Porsche

A equipe ERT é adquirida pela The Forest Road Company e renomeada como Kiro Race Co. para a 11ª temporada da Fórmula E, com parceria técnica da Porsche e ambição de crescimento na categoria elétrica

A equipe que disputou a 10ª temporada da Fórmula E como ERT foi 100% adquirida pela The Forest Road Company, portanto passa por uma reformulação e será conhecida no próximo campeonato como Kiro Race Co.

A aquisição foi concluída no início de outubro, pela empresa de investimentos sediada em Los Angeles. A equipe passará a disputar o campeonato utilizando a bandeira dos Estados Unidos, mas manterá a sua sede em Silverstone. O comunicado foi seguido pela confirmação da parceria técnica com a Posrche, para ter acesso a um desempenho de ponta, fundamental para mudar o direcionamento do time.

Com o suporte da Forest Road e dos cofundadores da Ares Management, David Kaplan e Bennett Rosenthal formando o capital para a aquisição. Na estrutura, Kaplan atuará como sócio-gerente da equipe, capitalizando sua experiência em investimentos e operações para atingir desempenho na categoria elétrica.

O time ainda não divulgou quais serão os seus pilotos para a 11ª temporada, mas é esperado que Sergio Sette Câmara se mantenha com a equipe. Enquanto Dan Ticktum encabeça a Kiro.

O carro da nova geração será impulsionado pelo powertrain 99X Electric WCG3, rebatizado pela empresa alemã. A unidade passará por uma atualização antes da chegada da nova era Gen3 Evo, mas continuará sendo uma especificação anterior em relação àquelas utilizadas pela equipe oficial e pela cliente Andretti. Com isso, a Porsche se tornará a única fabricante a equipar três equipes no grid.

Os novos proprietários norte-americanos da equipe veem a recente aquisição da maioria das ações da Fórmula E pela Liberty Global como um forte voto de confiança no futuro da categoria, destacando o grande potencial de crescimento do campeonato. Com um histórico de parcerias bem-sucedidas com investidores do setor de telecomunicações dos EUA, eles enxergam essa movimentação como uma oportunidade de expansão ambiciosa para a categoria.

“Este é realmente um momento histórico para nossa equipe. Trazer um grupo de gestão de ativos sediado nos EUA como a Forest Road para a Fórmula E é uma prova do crescimento da categoria e do potencial de nossa equipe. O investimento deles nos permite construir com confiança para o futuro e competir no mais alto nível. Estamos animados para trabalhar com eles e com a Porsche Motorsport para atingir nossos objetivos”, comentou o chefe de equipe da Kiro.

“Estamos entusiasmados em entrar no Campeonato Mundial de Fórmula E e começar nossa jornada como Kiro Race Co. O Campeonato está em um momento crucial de maturação de uma perspectiva macro e micro. À medida que o mundo embarca em uma transição massiva para veículos elétricos, o produto de corrida alcançou um avanço significativo em tecnologia com os carros monopostos de aceleração mais rápida. Estamos comprometidos em ajudar a Kiro a se tornar uma força líder na indústria”, afirmou o diretor-executivo da Forest Road, Jeremy Tarica.

A equipe passou a se chamar ERT (Electric Racing Technologies) na última temporada, depois a equipe ser anteriormente conhecida como NIO 333, mas o nome sofreu alteração por conta do encerramento da colaboração com o fabricante chinês NIO.

No entanto, sempre foi uma equipe presente no grid, na temporada 2014/15 correu como NEXTEV/Team China Racing, conquistando o primeiro título da categoria com o brasileiro Nelson Piquet Jr.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo