A equipe que disputou a 10ª temporada da Fórmula E como ERT foi 100% adquirida pela The Forest Road Company, portanto passa por uma reformulação e será conhecida no próximo campeonato como Kiro Race Co.
A aquisição foi concluída no início de outubro, pela empresa de investimentos sediada em Los Angeles. A equipe passará a disputar o campeonato utilizando a bandeira dos Estados Unidos, mas manterá a sua sede em Silverstone. O comunicado foi seguido pela confirmação da parceria técnica com a Posrche, para ter acesso a um desempenho de ponta, fundamental para mudar o direcionamento do time.
Com o suporte da Forest Road e dos cofundadores da Ares Management, David Kaplan e Bennett Rosenthal formando o capital para a aquisição. Na estrutura, Kaplan atuará como sócio-gerente da equipe, capitalizando sua experiência em investimentos e operações para atingir desempenho na categoria elétrica.
O time ainda não divulgou quais serão os seus pilotos para a 11ª temporada, mas é esperado que Sergio Sette Câmara se mantenha com a equipe. Enquanto Dan Ticktum encabeça a Kiro.
O carro da nova geração será impulsionado pelo powertrain 99X Electric WCG3, rebatizado pela empresa alemã. A unidade passará por uma atualização antes da chegada da nova era Gen3 Evo, mas continuará sendo uma especificação anterior em relação àquelas utilizadas pela equipe oficial e pela cliente Andretti. Com isso, a Porsche se tornará a única fabricante a equipar três equipes no grid.
Os novos proprietários norte-americanos da equipe veem a recente aquisição da maioria das ações da Fórmula E pela Liberty Global como um forte voto de confiança no futuro da categoria, destacando o grande potencial de crescimento do campeonato. Com um histórico de parcerias bem-sucedidas com investidores do setor de telecomunicações dos EUA, eles enxergam essa movimentação como uma oportunidade de expansão ambiciosa para a categoria.
“Este é realmente um momento histórico para nossa equipe. Trazer um grupo de gestão de ativos sediado nos EUA como a Forest Road para a Fórmula E é uma prova do crescimento da categoria e do potencial de nossa equipe. O investimento deles nos permite construir com confiança para o futuro e competir no mais alto nível. Estamos animados para trabalhar com eles e com a Porsche Motorsport para atingir nossos objetivos”, comentou o chefe de equipe da Kiro.
“Estamos entusiasmados em entrar no Campeonato Mundial de Fórmula E e começar nossa jornada como Kiro Race Co. O Campeonato está em um momento crucial de maturação de uma perspectiva macro e micro. À medida que o mundo embarca em uma transição massiva para veículos elétricos, o produto de corrida alcançou um avanço significativo em tecnologia com os carros monopostos de aceleração mais rápida. Estamos comprometidos em ajudar a Kiro a se tornar uma força líder na indústria”, afirmou o diretor-executivo da Forest Road, Jeremy Tarica.
A equipe passou a se chamar ERT (Electric Racing Technologies) na última temporada, depois a equipe ser anteriormente conhecida como NIO 333, mas o nome sofreu alteração por conta do encerramento da colaboração com o fabricante chinês NIO.
No entanto, sempre foi uma equipe presente no grid, na temporada 2014/15 correu como NEXTEV/Team China Racing, conquistando o primeiro título da categoria com o brasileiro Nelson Piquet Jr.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.