Nesta quarta-feira (01) por meio do seu Instagram, Kimi Raikkonen anunciou a aposentadoria, o campeão da temporada 2007 com a Ferrari, está deixando a categoria depois de disputar 19 temporadas.
O finlandês é uma peça do que pode ser uma grande movimentação na temporada 2021, muitos apostam que com a saída de Kimi Raikkonen da Alfa Romeo, Valtteri Bottas vai ocupar a sua vaga no próximo ano, enquanto George Russell finalmente poderá guiar para a Mercedes.
Raikkonen estreou com a Sauber em 2001 competindo apenas uma temporada, passou por McLaren onde foi vice-campeão em 2003 e 2005. Depois seguiu para a Ferrari em 2007, onde se tornou campeão, mas deixou a categoria ao final da temporada de 2009, quando optou por ser aventurar no rali.
Ele retornou 2012 depois de assinar um contrato com a Lotus, antes da sua segunda passagem na Ferrari que ocorreu entre a temporada 2014 e 2018. Depois disso o finlandês ainda disputou outras três temporadas com a Alfa Romeo antes de optar pela aposentadoria.
O piloto de 41 anos conta com 18 poles, além de 21 vitórias e 103 pódios, atualmente é o piloto com mais largadas na F1, participando de 344 GPs.
No comunicado, Raikkonen disse: “É isso. Esta será minha última temporada na Fórmula 1. Esta é uma decisão que tomei durante o inverno passado. Não foi uma decisão fácil, mas depois desta temporada é hora de coisas novas. Mesmo que a temporada ainda esteja em andamento, quero agradecer a minha família, todas as minhas equipes, todos os envolvidos na minha carreira no automobilismo e principalmente a todos os grandes fãs que têm torcido por mim esse tempo todo. A Fórmula 1 pode chegar ao fim para mim, mas há muito mais coisas na vida que quero experimentar e desfrutar. Vejo você por aí depois de tudo isso! Sinceramente Kimi.”
A Alfa Romeo começou a temporada superando a Williams, mas o time de Grove teve mais sorte que Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, agora a Alfa sustenta apenas a nona colocação do Campeonato de Construtores.
Os rumores apontam que Valtteri Bottas ocupará o assento de Kimi Raikkonen, o anúncio deve ocorrer no GP da Itália. Enquanto alguns até falam sobre Nyck de Vries, atual campeão da Fórmula E assumindo o posto de Giovinazzi.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!