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Kimi Antonelli abre testes de pré-temporada na liderança com a Mercedes

Guiando a Mercedes, o italiano além de obter o melhor tempo da sessão, foi o competidor com mais voltas completadas nesta manhã no Bahrein

A Fórmula 1 desembarcou no Bahrein nesta semana para os testes de pré-temporada. A categoria tem pela frente três dias de atividade no Circuito do Sakhir para a verificação dos seus equipamentos.

O início dos testes de pré-temporada, tem basicamente um script, as equipes precisam realizar vários testes, portanto, ao longo do dia eles escolhem diferentes cargas de combustível, além de estabelecer stints com diferentes conjuntos de pneus para avaliar o carro em diversas condições.

Os equipamentos são basicamente uma evolução do equipamento do ano passado. Alguns times foram mais ousados, como a Aston Martin e Ferrari, que mudaram bastante dos seus projetos, na tentativa de ter um carro mais competitivo em 2025.

Assim que a pista foi liberada, alguns pilotos, como Lewis Hamilton, já foram liberados para a pista com o carro contando com os aero rakes instalados na parte frontal do SF-25. A Mercedes também partiu para o mesmo tipo de verificação, com Andrea Kimi Antonelli, assim como a McLaren com Oscar Piastri ou a Racing Bulls com Yuki Tsunoda.

Não dá para negar, mais parte das pessoas que estão acompanhando essa pré-temporada, tem a intensão de observar o desempenho de Hamilton em pista, com a Ferrari. O grid também foi renovado, com a presença de vários jovens pilotos, que também colaboram para deixar o campeonato mais atrativo.

No começo do primeiro dia de testes, Liam Lawson que disputará a sua primeira temporada completa com a Red Bull, cravou 1m35s805, mas era esperado que a pista evoluísse muito mais com o passar do dia.

Durante a manhã, apenas os novatos Lawson, Doohan e Antonelli foram escalados para iniciar os testes de pré-temporada com as suas equipes.

Os times escolheram os seus pneus para a atividade, a maior parte dos times priorizou o uso dos pneus médios, para a capitação de dados. A gama dura também foi levada mais em consideração pelas equipes, por conta das características do circuito, que demanda o uso de pneus mais duros.

Escolha de pneus das equipes de F1 para os testes de pré-temporada no Bahrein – Foto: divulgação Pirelli

Embora tivesse muito trabalho para fazer na pista, as equipes também tinham um trabalho intenso nos boxes, para cumprir os seus cronogramas, ainda que no começo da sessão, as voltas de instalação fossem priorizadas.

Quando restavam duas horas e meia para o encerramento da manhã de testes, Lawson assumiu a liderança da sessão, com a marca de 1m31s914, superando Lewis Hamilton que era o líder com a marca de 1m32s621. Minutos depois foi a vez de Nico Hülkenberg encaixar a Sauber no segundo lugar, com o tempo de 1m32s389.

Como as equipes precisam testar de tudo, enquanto Nico Hülkenberg tinha o flow-vis espalhado na suspensão dianteira e Alexander Albon com o flow-vis na asa traseira, os pilotos se encontraram em pista e o tailandês iniciou uma perseguição no carro do adversário.

Mesmo na pré-temporada, é muito normal ver um competidor enfrentando o outro, pois as equipes também precisam de dados de comportamento do carro com o ar sujo.

Com a sessão próxima de completar mais meia hora de atividade, as marcas tinham evoluído um pouco mais, embora os pilotos estivessem realizando stints mais longos.

Alguns erros eram observados no começo da sessão, como Lewis Hamilton que perdeu o carro na curva 11, possivelmente por uma rajada de vento. Ou Doohan que travou o A525 enquanto fazia um stint novo com pneus médios (C3), sendo o composto mais popular até esse momento da sessão.

Restando duas horas para o final, os dez primeiros eram: Lawson, Alonso, Hamilton, Tsunoda, Albon, Doohan, Hülkenberg, Antonelli, Piastri e Bearman. Neste momento, Tsunoda era o piloto que tinha completado mais voltas, com 36 guris no circuito, enquanto Antonelli tinha 34, Hamilton, Doohan e Hülkenberg estavam com 31 voltas cada.

Oscar Piastri chegou à marca de 20 giros, depois da McLaren mudar a configuração do carro. A equipe perdeu um certo tempo nos boxes, por conta das alterações no equipamento, sendo ativa apenas nos últimos 40 minutos, quando conseguiram iniciar um stint mais longo.

A Aston Martin chamou Alonso mais uma vez aos boxes, para mais uma mudança de configuração, comprometendo o tempo de pista do espanhol.

A Williams é uma das equipes que mais trabalhava com o flow-vis, espalhando ele de diferentes formas na asa traseira do seu carro. Albon conduzia os testes, com a marca de 1m31s573, permitindo que o tailandês liderasse a tabela de tempos.

Ao longo da sessão, Oliver Bearman avisou a equipe que a pista parecia ais fria, próximo do encerramento da primeira manhã de testes no Bahrein. O vento também tinha aumentado, colaborando para deixar os carros mais instáveis em pista. O piloto da Haas era apenas o último colocado na tabela de tempos, mas investia em um stint mais longo, com um novo jogo de pneus médios instalados em seu carro.

Liam Lawson salvou o carro de uma escapada na curva cinco, quando realizava mais alguns testes aerodinâmicos com o RB21, por conta do flow-vis espalhado em parte da lateral do carro. Pouco tempo depois, o piloto da Red Bull perdeu o controlo do carro na curva três, quando entrou atacando muito a zebra e o carro foi jogado de um lado para o outro, resultando em pneus dechapados.

Adentrando na última hora de sessão, os dez primeiros eram: Albon, Lawson, Hamilton, Doohan, Alonso, Tsunoda, Piastri, Hülkenberg, Antonelli e Bearman. O melhor tempo foi registrado na casa de 1m31s573, já que os pilotos se concentraram em trabalhar com os pneus médios neste início.

Antonelli cravou 1m31s428, fazendo uso dos pneus médios. O piloto da Mercedes roubou a ponta da tabela de tempos. Pouco tempo depois, Lawson conseguiu superar os erros, para se tornar o segundo colocado.

Nos últimos 20 minutos, os pilotos começaram a ser mais agressivos em pista, contribuindo para que alguns erros acontecessem – como o caso de Piastri e Bearman que extravasaram os limites de pista.

A sessão da manhã, terminou com Andrea Kimi Antonelli, na liderança, o piloto da Mercedes manteve a marca de 1m31s428 até o final da sessão. O italiano atingiu a marca de 78 giros no circuito, se tornando o piloto com mais voltas completadas pela manhã, conseguindo aproveitar ao máximo a sessão. Para o italiano que é estreante neste campeonato, é importante ter o máximo de tempo possível em contato com o equipamento que utilizará ao longo do campeonato.

Liam Lawson foi o segundo colocado, atingido os 58 giros com o carro da Red Bull. Alexander Albon colocou a Williams na terceira posição, com 63 giros completados. Yuki Tsunoda foi o quarto colocado com o tempo de 1m31s610, obtendo 78 voltas, depois de retornar para a pista nos últimos instantes. O japonês fez uma sessão segura, para atingir a mesma quilometragem que o piloto da Mercedes.

Lewis Hamilton figurou na liderança em alguns momentos da sessão, mas foi o quinto colocado com a Ferrari, obtendo 70 voltas, seguido por Jack Doohan com a Alpine que atingiu a marca de 68 giros.

A Aston Martin chama a atenção pelo lado negativo, já que Fernando Alonso passou parte da atividade nos boxes, conseguindo apenas 46 voltas com o equipamento. Para a equipe britânica é importante obter quilometragem, já que 90% do carro é novo.

Oscar Piastri conseguiu superar os “problemas” iniciais, atingindo a marca de 6 voltas com o MCL39. Nico Hülkenberg foi o nono, com 55 voltas completadas com a Sauber, enquanto Bearman obteve apenas a décima posição, mas foi o terceiro piloto com o maior número de voltas pela manhã. O britânico ficou separado por mais de 4 segundos do líder, essa não é uma diferença real entre os carros, tem uma relação maior com o cronograma estabelecido pela equipe norte-americana para o começo das atividades no Bahrein.

A Fórmula 1 retorna para a sessão vespertina, para que as equipes possa tentar bater a barreira dos 100 giros no circuito do Bahrein. Provavelmente no final da sessão, algumas equipes até utilizem os pneus macios, para buscar uma volta rápida.

As rajadas de vento marcaram o final da atividade, quando a nova sessão for iniciada, é esperado que os pilotos enfrentem uma pista ainda mais fria, por conta do entardecer.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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