24hs de Le MansColunistasDestaquesPostWEC

Kévin Estre supera Cadillac e fatura pole para a Porsche nas 24 Horas de Le Mans de 2025

No final da classificação Kevin Estre supera o Cadillac de Sébastien Bourdais para faturar a pole da 92ª edição das 24h de Le Mans

Neste fim de semana será disputada a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans. A definição para o grid aconteceu em duas partes, com a primeira disputa na quarta-feira (12) e Hyperpole foi disputada na quinta-feira (13) no Circuito de La Sarthe, na França. Kévin Estre surpreendeu ao final da sessão faturando a pole para a Porsche, estabelecendo o tempo de 3m24s634.

Tudo indicava que a pole ficaria com o Cadillac #3 guiado por Sébastien Bourdais, o piloto liderava a sessão nos minutos finais, o que poderia ser um resultado emblemático para a marca que faturaria a primeira pole da história. No entanto, Estre estava determinado a melhorar a situação do carro líder da temporada 2024 do WEC e registrou o melhor tempo depois da bandeira quadriculada. A posição de honra ficou com o trio formado pelo francês que é acompanhado pelo alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor.

Como mencionamos no primeiro texto da classificação, a Cadillac mantém a expectativa alta para o restante do fim de semana, já que fizeram um bom trabalho nas 24 Horas de Le Mans de 2023. Alex Lynn foi a prova do bom rendimento do Cadillac V-Series #2 que faturou a segunda posição na tabela; no entanto, o trio carrega uma punição para Le Mans, depois do acidente causado por Earl Bamber durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada em maio. O Cadillac #2 perdeu cinco posições no grid de largada desta prova.

O Cadillac #3 então foi promovido para a segunda posição, seguido pelo carro da Ferrari #51 guiado por Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado – o trio vai atrás da segunda vitória em Le Mans, depois do resultado obtido na prova de 2023. Porém, a equipe lida com uma punição de 10 segundos no primeiro pit-stop, por não ter seguido o procedimento correto de parada na classificação.

O #50 da Ferrari, guiado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen começa a prova ocupando a quarta posição.

O BMW #15, guiado por Dries Vanthoor foi o mais rápido da quarta-feira, mas na Hyperpole provocou a única bandeira vermelha da sessão, ficando sem tempo. O Jota #12 não entrou se quer na pista, enquanto passava por reparos da equipe nos boxes. Callum Ilott lidou com um acidente no TL2 e a equipe precisou providenciar um novo chassi para permitir que o Porsche participe da prova.

Na LMP2, o protótipo #14 da AO by TF guiado por Louis Delétraz faturou a primeira posição em sua classe, com o tempo de 3m33s217, o carro é guiado por Alex Quinn e P.J Hyett, enquanto o segundo lugar foi do número #28 da Idec Sport conduzido por Job van Uitert ficou com a segunda posição.

Na LMGT3, a primeira posição foi obtida pelo McLaren #70 720S LMGT3 Evo da Incepcion Racing guiado por Brendan Iribe. O piloto liderou quase toda a fase decisiva da classificação, anotando 3m58s120 em sua melhor volta.

Os brasileiros

Uma vez que não conseguiram uma posição entre os oito primeiros colocados na sessão classificatória da última quarta-feira, os brasileiros já tinham suas posições no grid definidas. “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.

O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na classe GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar. Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.

As 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

O site Grande Prêmio também transmitirá as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra em seu canal no YouTube e também, de forma inédita na história da plataforma, na rede social TikTok.

FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans
Grid de largada
Hypercar
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min24s634
2º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s816
3º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s156
4º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min25s598
5º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min25s713
6º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, sem tempo
7º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 3min24s782
8º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, sem tempo
9º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 3min25s278
10º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min25s307
11º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min25s446
12º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min25s766
13º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min25s973
14º – Neel Jani (SUI) / Harry Tincknell (GBR) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 3min25s992
15º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min26s195
16º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min26s223
17º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 3min26s290
18º – Luiz Felipe ‘Pipo’ Derani (BRA) / Jack Aitken (GBR) / Felipe Drugovich (BRA) – Cadillac V-Series.R #311, Whelen Cadillac Racing, 3min26s311
19º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min26s362
20º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 3min27s251
21º – Romain Grosjean (FRA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Matteo Cairoli (ITA) – Lamborghini SC63 #19, Lamborghini Iron Lynx, 3min27s655
22º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 3min29s865
23º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing

LMP2
1º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min33s217
2º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min33s827
3º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min34s053
4º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min34s221
5º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, 3min34s270
6º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, 3min34s773
7º – Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Horr (ALE) – DKR Engineering #33, 3min35s699
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min35s855
9º – François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, 3min34s767
10º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) – Nielsen Racing #24, 3min34s794
11º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min34s885
12º – Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) – Proton Competition #9, 3min34s963
13º – John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) – Duqueine Team #30, 3min35s070
14º – Naveen Rao (EUA) / Matthew Bell (GBR) / Frederik Vesti (DIN) – COOL Racing #47, 3min35s360
15º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min35s474
16º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s222

GT3
1º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min58s120
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 3min58s928
3º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, 3min58s938
4º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min59s443
5º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s655
6º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 4min02s787
7º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 4min03s681
8º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min06s495
9º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 3min56s530
10º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 3min56s561
11º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 3min56s710
12º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 3min56s738
13º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 3min56s780
14º – John Hartshorne (GBR) / Ben Tuck (GBR) / Christofer Mies (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #44, Proton Competition, 3min56s836
15º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min57s026
16º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 3min57s026
17º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 3min57s221
18º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 3min57s296
19º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 3min57s313
20º – Johnny Laursen (DIN) / Conrad Laursen (DIN) / Jordan Taylor (USA) – Ferrari 296 LMGT3 #155, Spirit of Race, 3min57s349
21º – Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky / Kelvin Van der Linde (AFS) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 3min57s441
22º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 3min58s282
23º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, sem tempo

Programação – Horários das 24 Horas de Le Mans – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo