Neste sábado (13) em Interlagos, a Toyota faturou a pole na classe dos Hypercars. A equipe já tinha apresentado um bom desempenho na sexta-feira, ficando otimista para buscar um bom resultado em Interlagos. No duelo travado pela Hyperpole o carro #7 obteve o melhor resultado com o equipamento guiado por Kamui Kobaiyashi.
Com a marca de 1m23s140, a equipe superou alguns problemas em classificação para fazer um excelente trabalho em São Paulo e buscar a primeira pole da temporada. Le Mans ficou marcada pelo erro no final da classificação que gerou uma punição para ao Toyota, fazendo o time começar a corrida do final do pelotão. Agora a estratégia muda para perseguir uma vitória no domingo. Sébastien Buemi levou o #8 para o segundo lugar, com uma diferença mínima de 0s122 entre os equipamentos da Toyota.
Matt Cambell colocou o Porsche Penske #5 na terceira posição. A classificação foi extremamente apertada, o terceiro colocado ficou separado por apenas 0s191 do líder.
A Cadillac surgiu na quarta posição com Alex Lynn, faturando a posição com a marcade 1m23s396. O Porsche líder do campeonato, conduzido por Kévin Estre, começará a prova ocupando o quinto lugar.
A Ferrari #50 vencedora de Le Mans foi apenas a sexta colocada, seguida pelos carros da Hertz Team JOTA, o #12 de Callum Ilott e o #38 de Jenson Button. A Ferrari #51 foi a nona colocada, com o #20 da BMW fechando o Top-10.
A largada das 6 Horas de São Paulo acontece às 11h30 (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a classificação dos Hypercars em Interlagos
Quando os Hypercar invadiram o traçado do Autódromo de Interlagos, a temperatura na pista estava na casa dos 19 °C, com 15 °C no ambiente.
Os pilotos da Hypercar escolheram os pneus médios para buscar o melhor tempo na primeira fase da classificação. A JOTA que liderou o TL3 com o carro #12, enviou Callum Ilott para fazer a classificação pela equipe. O britânico tinha obtido o melhor tempo com 1m23s357.
A Porsche era o real destaque quando as primeiras voltas eram registradas. As Ferraris #51 e #50 ocupavam a quarta e quinta posições, respectivamente.
Com o cronômetro zerado, Matt Campbell contava com o melhor tempo, 1m23s263. Avançaram para a próxima fase da sessão, os dois Porsche Penske e os dois Porsches da JOTA. Os dois carros da Toyota também conseguiram espaço no duelo da Hyperpole. As duas Ferraris do time principal também avançaram, assim como o Cadillac #2 e o BMW #20.
Nenhum dos carros da Alpine, Peugeot e Lamborghini conseguiram uma vaga na segunda parte da classificação.
Pouco depois os pilotos retornaram para a pista, dando sequência para a classificação. Matt Campbell extravasou os limites de pista cometendo um erro.
Kamui Kobayashi saltou para a ponta com o tempo de 1m26s015, conduzindo o Toyota #7. A classificação ficou ainda mais agitada com os tempos que melhoraram substancialmente quando a segunda volta rápida era registrada.
A Toyota confirmou o bom desempenho da sexta-feira, cravando a pole com o #7 ao registrar o tempo de 1m23s140. Sébastien Buemi encaixou o Toyota #8 na segunda posição, após uma diferença de 0s122 entre os carros.