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Josef Newgarden completa a dominância em Iowa com mais uma vitória

Piloto da Penske vence pela quinta vez seguida em circuitos ovais e diminui diferença para líder Alex Palou, que terminou em terceiro

A rodada dupla de Iowa foi completamente dominada por Josef Newgarden. O atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis demonstrou na segunda corrida realizada no oval mais curto da Fórmula Indy que domina este tipo de pista. Mesmo com algumas ameaças de rivais, o americano não deu chances à concorrência e conquistou sua quarta vitória no campeonato e mantém viva as suas chances de título.

O desconto só não foi maior porque Alex Palou mostrou que ainda detém um pouco da sorte necessária aos campeões, arrancando um terceiro lugar na segunda corrida e diminuindo o prejuízo para 80 pontos, com 265 ainda em jogo no campeonato.

O começo da corrida de domingo foi muito parecido com a prova do dia anterior, mesmo com o pelotão mais embolado. Will Power e Scott McLaughlin mantiveram a ponta, enquanto Newgarden segurava sétimo lugar do grid, mesmo com as grandes saltos e Marcus Ericsson e Pato O’Ward.

Ainda no primeiro ciclo da corrida, Newgarden galgou posições e logo estava no top-3, com a trinca da Penske na frente. Power começava a perder desempenho, enquanto McLaughlin hesitava em tentar um ataque. Foi a deixa para o atual vencedor da Indy 500 fazer uma ultrapassagem dupla e assumir a liderança em Iowa.

 

Power chegou a perder várias posições com o desgaste dos pneus e um acerto ruim do seu carro, mas recuperou terreno após a primeira janela de paradas e ficou entre os primeiros, atrás de Newgarden e McLaughlin. Scott Dixon e Pato O’Ward também conseguiam seguir próximos dos pilotos da Penske por um tempo, mas logo ficavam mais distantes.

Na volta 90, a primeira intervenção do carro de segurança da prova foi acionada por um toque no muro de Agustin Canapino. Com a bandeira amarela, os líderes se mantiveram nas mesmas posições e Newgarden disparava na frente após a relargada.

McLaughlin chegou a se aproximar e tentar a ultrapassagem pela liderança, mas o seu companheiro de Penske manteve-se à frente. Posteriormente, o neozelandês perdeu terreno com o desgaste de pneus.

Na volta 162, após mais um ciclo de paradas nos boxes, a equipe de mecânicos da Dale Coyne Racing se atrapalhou e não prendeu uma das rodas de Sting Ray Robb. O estadunidense foi para a pista e o pneu se soltou, quase atingindo os carros que passavam perto da entrada dos boxes.

Enquanto a bandeira amarela era acionada, Robb voltava para os boxes e esperava a decisão dos comissários. No primeiro momento, o americano teria punição de duas voltas, mas a direção de prova foi mais rigorosa e optou pela exclusão do carro 51 da prova pela falha de segurança da Dale Coyne.

Alguns pilotos aproveitaram o momento para fazer a parada, como McLaughlin, O’Ward, Ericsson e Alex Palou,que vinha em uma corrida bem discreta. Estes pilotos pensaram em fazer a estratégia diferente para a reta final da corrida.

Na relargada, o pelotão se misturou bastante, mas Newgarden mantinha uma liderança confortável. Ainda em bandeira verde, os pilotos foram parando, mas a tática de quem parou durante a bandeira amarela anterior não funcionou para a maior parte do grid. O único que conseguiu um bom avanço foi Palou, que saltou para o quinto lugar.

Quem aproveitou a melhor estratégia foi Felix Rosenqvist. O piloto da McLaren, que também estava no meio do pelotão, apostou em um Undercut e conseguiu saltar para segundo e até ensaiou um ataque a Newgarden pela liderança. Entretanto, o sueco foi atrapalhado pelo retardatário Benjamin Pedersen, que o fez perder tempo e o momento de ataque.

Pedersen também foi o responsável por atrapalhar outros pilotos e, por não manter a velocidade mínima exigida pela direção da prov, também foi desclassificado, se juntando a Robb como os abandonos da prova.

Faltando dez voltas para o fim, Ryan Hunter-Reay acertou o muro e causou a última bandeira amarela da prova. Naquele momento, apenas cinco pilotos estavam na volta do líder, com Newgarden liderando, seguido de Rosenqvist, Power, McLaughlin e Palou. .

Na relargada final, o campeão da Indy 500 disparou, enquanto Rosenqvist foi engolido por Power e Palou. O espanhol fez uma grande partida e também superou McLaughlin, assumindo a terceira posição. Um resultado importante para o líder do campeonato, em uma corrida em que andou no meio do pelotão na maior parte do tempo.

Portanto, Newgarden concluía o fim de semana perfeito com mais uma vitória dominante e tendo Power completando a dobradinha da Penske, Todavia, Palou conseguiu minimizar o prejuízo na segunda corrida e o espanhol agora tem 80 pontos à frente do rival na liderança do campeonato.

Hélio Castroneves se esforçou bastante, mesmo com um carro pouco competitivo da Meyer Shank. O brasileiro foi prejudicado pelos momentos das bandeiras amarelas e não foi além da 16ª posição. Ainda assim, a rodada dupla de Iowa apresentou o melhor desempenho do tetracampeão da Indy 500 na temporada.

A Fórmula Indy volta no dia 6 de agosto, no circuito de rua de Nashville.

Classificação da Corrida 2 de Iowa:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 477
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 397
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 357
4 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 330
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 329
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 329
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 316
8 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 276
9 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 275
10 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 265

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 143

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