AutomobilismoColunistasDestaquesIndyINDY NXTPost
Tendência

Josef Newgarden abre temporada da Fórmula Indy com vitória dominante em St. Petersburg

Atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, comanda quase toda prova, com os três carros da Penske nas quatro primeiras posições

A abertura do campeonato de 2024 da Fórmula Indy foi um monólogo comandado por Josef Newgarden. O bicampeão da categoria e atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis dominou o GP de St. Petersburg largado na pole e liderando quase toda a corrida, vencendo com bastante tranquilidade.

Em uma corrida marcada pela economia de combustível e com os pilotos se resguardando bastante ao longo da prova, Newgarden teve um ritmo muito superior ao de seus adversários e venceu com uma vantagem de mais de oito segundos.

Aliás, esta foi uma corrida dominada pela Penske, com os seus três carros chegando nas quatro primeiras posições. O intruso foi Pato O’Ward, que conseguiu segurar os avanços e Scott McLaughlin e de Will Power e garantiu o segundo lugar para a McLaren.

Em seu retorno à Indy e sua primeira corrida em circuito de rua na categoria, Pietro Fittipaldi teve um desempenho discreto, com um carro pouco competitivo, mas evitou as confusões e se aproveitou dos problemas alheios, chegando na 15ª posição, sendo o melhor piloto da equipe RLL na etapa.

Como foi a abertura da temporada em St. Petersburg:

A corrida na pista citadina da Flórida foi bem tranquila no começo. Mesmo com algumas manobras, a primeira volta foi limpa para a maioria dos pilotos, exceto por Christian Lundgaard, que teve o pneu furado e precisou parar nos boxes.

As primeiras 30 voltas ocorreram sem grandes momentos, com Newgarden mantendo a ponta, seguido de perto por Félix Rosenqvist, que estreava pela Meyer Shank. O americano e o sueco abriram boa vantagem para Colton Herta e Pato O’Ward, que poupavam mais o equipamento e o combustível, mesma tendência do resto do pelotão.

Quando se aproximava da janela do primeiro pit-stop, veio a bandeira amarela, provocada pela batida de Marcus Armstrong. Nos boxes, a Meyer Shank e a Andretti foram mais eficientes e colocaram Rosenqvist e Herta à frente de Newgarden. No entanto, quem liderava era Lundgaard, em outra janela de paradas.

Apesar do revés nos boxes, Newgarden não se intimidou e recomeçou a corrida com o ritmo forte, ultrapassando Herta e Rosenqvist nas duas primeiras voltas após a relargada. Outro que se aproveitou do momento foi O’Ward, que passou os dois rivais e se estabeleceu após o piloto da Penske.

Mas pouco depois, outra bandeira amarela foi acionada, com o problema mecânico no carro de Sting Ray Robb. Com o dinamarquês parando nos pits, Newgarden retomava a ponta para não perder mais.

A corrida continuou e o segundo stint foi parecido com o primeiro, com os pilotos tomando cuidado com o consumo de pneus e de combustível. A última sequência de paradas nos boxes começou na volta 65, com algumas mudanças no pelotão: Herta superava Rosenqvist e McLaughlin pela terceira posição, enquanto o atual campeão da Indy, Alex Palou se recuperava de uma corrida apagada e saltava da 13ª para a oitava posição.

Então, outra bandeira amarela foi acionada quando Romain Grosjean forçou a ultrapassagem em cima de Linus Lundqvist e mandou o piloto da Ganassi para a barreira de pneus. O franco-suíço foi punido com um drive through pela direção de prova e viu suas chances de um bom resultado na estreia pela Juncos se acabarem. Para terminar com o dia de Grosjean, o seu carro teve problemas mecânicos e o ex-piloto da Andretti teve de abandonar.

 

Na última relargada, Newgarden abriu boa vantagem para O’Ward, enquanto McLaughlin e Power iniciaram uma escalada e superaram Herta e Rosenqvist, se estabelecendo em terceiro e quarto, respectivamente. Palou superou o sueco e chegou a pressionar o piloto da Andretti, mas o espanhol não foi além do sexto lugar.

Nas voltas finais, os carros da Penske eram os mais competitivos da pista, com Newgarden abrindo boa vantagem e O’Ward segurando o restante do pelotão. Power ainda tentou passar o companheiro de equipe pelo último lugar do pódio, mas McLaughlin se manteve em terceiro, atrás do mexicano.

A Fórmula Indy volta no dia 24 de março, com a prova extraoficial no circuito de Thermal Club, na Califórnia, que dará premiação de US$ 1 milhão ao vencedor. A próxima etapa válida pelo campeonato será o tradicional GP de Long Beach, no dia 21 de abril.

Classificação do GP de St. Petersburg:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo