A abertura do campeonato de 2024 da Fórmula Indy foi um monólogo comandado por Josef Newgarden. O bicampeão da categoria e atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis dominou o GP de St. Petersburg largado na pole e liderando quase toda a corrida, vencendo com bastante tranquilidade.
Em uma corrida marcada pela economia de combustível e com os pilotos se resguardando bastante ao longo da prova, Newgarden teve um ritmo muito superior ao de seus adversários e venceu com uma vantagem de mais de oito segundos.
Aliás, esta foi uma corrida dominada pela Penske, com os seus três carros chegando nas quatro primeiras posições. O intruso foi Pato O’Ward, que conseguiu segurar os avanços e Scott McLaughlin e de Will Power e garantiu o segundo lugar para a McLaren.
Em seu retorno à Indy e sua primeira corrida em circuito de rua na categoria, Pietro Fittipaldi teve um desempenho discreto, com um carro pouco competitivo, mas evitou as confusões e se aproveitou dos problemas alheios, chegando na 15ª posição, sendo o melhor piloto da equipe RLL na etapa.
Como foi a abertura da temporada em St. Petersburg:
A corrida na pista citadina da Flórida foi bem tranquila no começo. Mesmo com algumas manobras, a primeira volta foi limpa para a maioria dos pilotos, exceto por Christian Lundgaard, que teve o pneu furado e precisou parar nos boxes.
As primeiras 30 voltas ocorreram sem grandes momentos, com Newgarden mantendo a ponta, seguido de perto por Félix Rosenqvist, que estreava pela Meyer Shank. O americano e o sueco abriram boa vantagem para Colton Herta e Pato O’Ward, que poupavam mais o equipamento e o combustível, mesma tendência do resto do pelotão.
Quando se aproximava da janela do primeiro pit-stop, veio a bandeira amarela, provocada pela batida de Marcus Armstrong. Nos boxes, a Meyer Shank e a Andretti foram mais eficientes e colocaram Rosenqvist e Herta à frente de Newgarden. No entanto, quem liderava era Lundgaard, em outra janela de paradas.
Apesar do revés nos boxes, Newgarden não se intimidou e recomeçou a corrida com o ritmo forte, ultrapassando Herta e Rosenqvist nas duas primeiras voltas após a relargada. Outro que se aproveitou do momento foi O’Ward, que passou os dois rivais e se estabeleceu após o piloto da Penske.
Mas pouco depois, outra bandeira amarela foi acionada, com o problema mecânico no carro de Sting Ray Robb. Com o dinamarquês parando nos pits, Newgarden retomava a ponta para não perder mais.
A corrida continuou e o segundo stint foi parecido com o primeiro, com os pilotos tomando cuidado com o consumo de pneus e de combustível. A última sequência de paradas nos boxes começou na volta 65, com algumas mudanças no pelotão: Herta superava Rosenqvist e McLaughlin pela terceira posição, enquanto o atual campeão da Indy, Alex Palou se recuperava de uma corrida apagada e saltava da 13ª para a oitava posição.
Então, outra bandeira amarela foi acionada quando Romain Grosjean forçou a ultrapassagem em cima de Linus Lundqvist e mandou o piloto da Ganassi para a barreira de pneus. O franco-suíço foi punido com um drive through pela direção de prova e viu suas chances de um bom resultado na estreia pela Juncos se acabarem. Para terminar com o dia de Grosjean, o seu carro teve problemas mecânicos e o ex-piloto da Andretti teve de abandonar.
Na última relargada, Newgarden abriu boa vantagem para O’Ward, enquanto McLaughlin e Power iniciaram uma escalada e superaram Herta e Rosenqvist, se estabelecendo em terceiro e quarto, respectivamente. Palou superou o sueco e chegou a pressionar o piloto da Andretti, mas o espanhol não foi além do sexto lugar.
Nas voltas finais, os carros da Penske eram os mais competitivos da pista, com Newgarden abrindo boa vantagem e O’Ward segurando o restante do pelotão. Power ainda tentou passar o companheiro de equipe pelo último lugar do pódio, mas McLaughlin se manteve em terceiro, atrás do mexicano.
A Fórmula Indy volta no dia 24 de março, com a prova extraoficial no circuito de Thermal Club, na Califórnia, que dará premiação de US$ 1 milhão ao vencedor. A próxima etapa válida pelo campeonato será o tradicional GP de Long Beach, no dia 21 de abril.