Christian Horner passou por uma investigação por uma conduta imprópria e ainda que a Red Bull tenha inocentado o chefe de equipe, o assunto ainda é a permanência do inglês na equipe. Na opinião de Jos Verstappen, pai do tricampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen, pode “despedaçar” a equipe.
Os comentários do ex-piloto de Fórmula 1 repercutiu ao longo do GP do Bahrein.
“Há tensão aqui enquanto ele permanece na posição. A equipe corre o risco de se despedaçar. Não pode continuar do jeito que está. Vai explodir. Ele está bancando a vítima, quando é ele quem está causando problemas”, comentou Jos Verstappen ao Daily Mail.
Desde que as investigações se tornaram públicas no início de fevereiro, o assunto tem reverberado. Após a equipe inocentar Horner das acusações, um drive contendo supostas provas sobre o caso foi vasado para a imprensa, chefes de equipe da Fórmula 1, F1 e FIA, provocado ainda mais comentários sobre a conduta do chefe de equipe.
LEIA MAIS: Christian Horner segue como chefe de equipe da RBR após ser inocentado das acusações
Ao longo do GP do Bahrein é como se Horner tivesse começado uma contenção de danos. A esposa de Horner, Geri Halliwell foi vista acompanhando o marido em sinal de união, além de protagonizarem momento de afeto capitados pelos fotógrafos.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e o CEO da F1, Stefano Domenicali conversaram sobre a situação, com a chegada de Horner ao paddo no sábado para a prova e com sua esposa em mais uma demonstração pública de união.
De acordo com o De Telegraaf e confirmado pela BBC o presidente da FIA abordou Max Verstappen pessoalmente solicitando apoio a Christian Horner publicamente, mas o holandês recusou a solicitação.
Com os sites holandeses sendo os primeiros a publicar sobre a conduta inapropriada de Horner, acredita-se que Jos tenha participado do vazamento das informações, mas é algo que ele nega veementemente.
LEIA MAIS: Após o vazamento de evidências Horner nega conduta inapropriada
“Por que eu faria isso? Max tem contrato com a Red Bull até 2028, está tendo um ótimo desempenho e se sente em casa aqui. Não tenho nenhum interesse nisso.”
No entanto, a fala de Jos Verstappen deixa ainda mais claro que existe uma ruptura na Red Bull, se aproveitando para ficar ainda mais evidente com todo o caso de Horner se tornando público. Desde o ano passado muito se fala sobre atritos entre Horner e o conselheiro da equipe, Helmut Marko, além dos proprietários majoritários tailandeses e executivos na sede austríaca.
Ainda no ano passado, os Verstappens apoiaram Marko depois de um desentendimento com Horner.
Mas um porta-voz da equipe foi acionado mais uma vez para colocar panos quentes no caso.
“Não há problemas aqui. A equipe está unida e estamos focados nas corridas”.
Como a Red Bull não foi clara sobre a investigação, deixando margem para as especulações. Além disso, várias matérias estão falando sobre o caso, deixando a situação mais instável.
A temporada 2024 da Fórmula 1 já foi iniciada e Max Verstappen está em busca da conquista do seu quarto título com a Red Bull.