Na abertura da terceira fase dos playoffs da NASCAR Cup Series, Joey Logano aproveitou o ritmo mais forte na reta final e superou Ross Chastain pela liderança faltando três voltas para o fim para vencer a etapa de Las Vegas. Com o resultado, o piloto da Penske garantiu a vaga para a disputa do título da divisão principal, que será realizada em Phoenix.
A corrida teve um ritmo bastante competitivo com reviravoltas nas paradas nos boxes, que embolaram a disputa. A Penske estava com um bom rendimento com seus dois pilotos com chances de título, mas Logano e Ryan Blaney tinham dificuldades nos boxes e perdiam posições. A equipe que conseguiu manter um bom rendimento foi a Trackhouse, que colocou Chastain na liderança desde o segundo estágio.
As chances de Blaney, no entanto, se esvaíram, quando o piloto da Penske bateu sozinho durante o terceiro estágio e perdeu várias voltas, terminando apenas em 28ª.
TROUBLE for Ryan Blaney.
He won Stage 2, but now has damage to the No. 12 car. #NASCARPlayoffs pic.twitter.com/tHoVYCiQEl
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 16, 2022
Alguns nomes tentaram surpreender na reta final, com tática de pit stop diferente. Um dos casos foi o de Justin Haley, que chegou a liderar trocando dois pneus na última parada nos boxes, mas não conseguiu manter a liderança por muito tempo.
Chastain recuperou dianteira e abriu vantagem, mas Logano assumiu a segunda posição e se consolidou como o competidor pelo primeiro lugar. O piloto da Penske reduziu a diferença volta a volta e conseguiu a ultrapassagem faltando três giros para o fim.
Ross Chastain ainda manteve o segundo lugar, segurando Kyle Busch na última volta. O bicampeão da Cup teve uma boa recuperação na reta final após um pit-top desastroso da Joe Gibbs Racing, quando o carro número 18 perdeu a roda na saída dos boxes, o que deve acarretar em punição severa para mecânicos e o chefe de equipe de Busch.
🎶 You picked a fine time to leave me, loose wheel 🎶
Kyle Busch loses a wheel, meaning suspensions are coming to the No. 18 pit crew. #NASCAR pic.twitter.com/a2MU9XNJh4
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 16, 2022
A corrida também teve uma grande polêmica com um incidente no começo do segundo estágio. Bubba Wallace e Kyle Larson se envolveram em uma confusão que gerou reação bem intempestiva do piloto da 23Xi.
Kyle Larson hits Bubba Wallace.
Wallace spins him out, and #NASCARPlayoffs driver Christopher Bell is involved! pic.twitter.com/TlxcEV5T6q
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 16, 2022
Wallace, que havia vencido o primeiro estágio, disputava posição com o atual campeão da Cup no início do segundo segmento. O piloto da Hendrick tocou no adversário, que tocou no muro. O piloto da 23XI não gostou e revidou na mesma hora e ambos rodaram em direção ao muro. A confusão também afetou Christopher Bell, que foi forçado a abandonar e complicou suas chances nos playoffs.
Porém, a contenda ainda não havia terminado. Wallace saiu do carro e foi em direção a Larson. O piloto da 23XI estava muito nervoso e empurrou o adversário algumas vezes até a turma do deixa-disso separar a confusão.
Bubba Wallace is NOT HAPPY with Kyle Larson.
Some pushes and shoves after they wreck. #NASCAR pic.twitter.com/aaAn0idrJp
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 16, 2022
A próxima corrida da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no oval de Homestead-Miami.
Top-10 da etapa de Las Vegas:
1 – Joey Logano (Penske/Ford)
2 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
3 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
5 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
7 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
9 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
10 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
Classificação Round of 8 (após 1 de 3 etapas)
Joey Logano 1 vitória – classificado
Ross Chastain +18
Chase Elliott +17
Denny Hamlin +6
William Byron -6
Chase Briscoe -9
Ryan Blaney -11
Christopher Bell -26