Nesta sexta-feira (26) a Jaguar confirmou o seu compromisso com a Fórmula E, garantindo a sua permanência na era Gen4. A equipe é o segundo time a se comprometer com a categoria e permanecerá no grid ao menos até 2030.
O time demonstra que os seus objetivos relacionados a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva, também estão alinhados com o futuro da categoria. Algumas fabricantes quando buscaram a Fórmula E, deixaram claro o desejo de utilizar a competição como uma plataforma para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tecnologia dos carros elétricos.
A Jaguar é uma das equipes mais antigas na Fórmula E. A entrada da fabricante se deu na terceira temporada (2016/17), o time já acumula mais de 100 largadas na Fórmula E, 13 vitórias, 37 pódios e oito poles. Atualmente a Jaguar persegue a conquista do título.
O compromisso com a era Gen4 da Fórmula E, formará um relacionamento da Jaguar com a categoria por pelo menos 14 anos.
Serão seis modelos 100% elétricos das marcas Range Rover, Discovery e Defender até 2026, começando pela Range Rover totalmente elétrico ainda este ano. A JLR está investindo neste mercado e a participação na Fórmula E, além da competitividade do time em uma categoria mundial, colabora muito para a estratégia estabelecida.
Na última década, apostando neste mercado, a Jaguar realizou um investimento substancial em tecnologia totalmente elétrica. Esses investimentos incluem £15 bilhões em sua infraestrutura industrial, transformando a fábrica da JLR em Halewood, Reino Unido, em uma instalação totalmente elétrica, além de renomear o Centro de Fabricação de Motores em Wolverhampton para “Centr de Fabricação de Propulsão Elétrica”.
The journey continues. We are committed to GEN4 ⚡️#GEN4 pic.twitter.com/j2HyaZvxCu
— Jaguar TCS Racing (@JaguarRacing) April 26, 2024
A Jaguar também investiu nas instalações para a Fórmula E, contando com um espaço de última geração em Kidlington, Oxfordshire.
Link: Nissan é a primeira equipe a comprometer-se com a Fórmula E até 2030 e a era Gen4
“Esta é uma ótima notícia para a Jaguar TCS Racing e para a Jaguar. Como equipe, celebramos recentemente a nossa 100ª corrida na Fórmula E e, com a Jaguar a ser reinventada como uma marca puramente elétrica a partir de 2025, o momento não poderia ser melhor. Nosso compromisso com a próxima era GEN4 da Fórmula E é uma demonstração clara da confiança do Conselho da JLR no valor da competição ao mais alto nível, nossa corrida para inovar e, mais importante, como isso se alinha perfeitamente com nossa estratégia de negócios mais ampla Reimagine”, afirmou James Barcley, diretor geral da JLR Motorsport e chefe de equipe da Jaguar TCS Racing.
“Estou extremamente orgulhoso do que a equipe conseguiu até agora naquele que é o auge das corridas elétricas, e estamos todos muito entusiasmados com o futuro. Desde o seu início como start-up, há dez anos, a Fórmula E da FIA tornou-se num verdadeiro Campeonato Mundial que não só produz esporte incrivelmente emocionante e profissional do mais alto calibre, mas também é pioneiro em tecnologias de veículos elétricos com bateria de emissão zero. A Jaguar TCS Racing continuará a impulsionar o rápido desenvolvimento da tecnologia EV nas pistas, para benefício dos nossos futuros clientes nas ruas”, seguiu.
O compromisso com a era Gen4 é estímulo para o desenvolvimento da marca no espaço elétrico, apoiada por um campeonato mundial que tem cada vez mais crescido.