A Fórmula E desembarcou em Berlim neste fim de semana para a realização da 7ª e 8ª etapa. A Corrida 1 disputada neste sábado (22) foi uma corrida bem acirrada, assim como costuma ser em Berlim, este é um dos motivos para a categoria elétrica não abandonar a realização de corridas neste circuito.
Mitch Evans venceu a prova depois de uma disputa incessante entre os pilotos da Jaguar e Sébastien Buemi. O suíço da Envision conquistou a pole, mas não conseguir reverter o feito em vitória. Por fim, a dupla da Jaguar concluiu a corrida de Berlim com uma dobradinha, conseguindo mais um grande resultado após o e-Prix de São Paulo.
Maximilian Günther foi o terceiro colocado, superando Buemi na última curva do circuito, antes de receber a bandeirada final. Depois de passear no grid, ser o pole, perder posições e viver uma prova intensa, Buemi concluiu a corrida no quarto lugar, para decepção da Envision. Nick Cassidy foi o quinto colocado, completando o TOP-5.
Lucas di Grassi teve uma corrida difícil, começou a prova em vigésimo, mas figurou entre os ez primeiros colocados. Infelizmente o brasileiro terminou na décima primeira posição, sem chance de capitalizar pontos nesta etapa que foi uma grande corrida maluca.
A Fórmula E retorna neste domingo para a realização da segunda corrida em Berlim.
Saiba como foi a Corrida 1 do e-Prix de Berlim
Sébastien Buemi conquistou a pole neste sábado (22) para quebrar o recorde da categoria elétrica, o suíço agora conta com 16 poles no currículo da categoria elétrica. A batalha pela pole ficou entre Buemi e Sam Bird, mas o piloto da Envision conseguiu superar o competidor da Jaguar no duelo final.
💪 Buemi on Pole
👀 Championship leader down in 15th
🤝 Both NIO 333 Racing cars in the top 10Your starting grid for the 2023 @SABIC #BerlinEPrix ⚡️🇩🇪
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 22, 2023
Ainda sobre Buemi é necessário dizer que o piloto conquistou sua segunda pole da temporada, colocando fim a sequência de seis pilotos diferentes largando da posição de honra.
Destaque para a classificação realizada pela NIO, seus dois pilotos conseguiram avançar para a fase de mata-mata. Dan Ticktum conquistou o direito de começar a corrida da 4ª posição, enquanto Sergio Sette Câmara foi o 7º colocado. O piloto brasileiro estava almejando o Top-10 para a largada, pois as corridas em Berlim são marcadas por algumas confusões e isso geralmente auxilia alguns competidores na hora de pontuar.
Lucas di Grassi conseguiu apenas o vigésimo lugar para a largada, novamente o piloto brasileiro teve um desempenho ruim com a Mahindra.
Largada
Largada autorizada, Buemi não largou tão bem e perdeu a ponta para Ticktum com o carro da NIO, surpreendendo os pilotos que dividiam a primeira posição. Câmara foi ultrapassado por Cassidy e caiu para o oitavo lugar. Instantes depois foi a vez de Buemi enfrentar os ataques de Bird, enquanto Ticktum tentava se afastar e se manter na ponta.
Dan Ticktum 👏
This is the first time @NIO333FormulaE has led an E-Prix since Oliver Turvey in 2018 😎 @SABIC #BerlinEPrix pic.twitter.com/tl6Yl47Udv
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) April 22, 2023
Frinjs era investigado por conta da sua velocidade. A corrida seguiu e já na terceira volta, alguns competidores estavam ativando o Modo Ataque, como foi o caso de Ticktum, Buemi e Vandoorne, desta forma os pilotos perderam posições por conta da proximidade.
Grande parte dos pilotos estava apostando na ativação do Modo Ataque de apenas um minuto neste início de corrida. Buemi e Günther avançaram para o Modo Ataque no quarto giro.
Ticktum tentou eliminar a utilização da sua segunda potência extra ainda na quinta volta, desta forma o piloto da NIO era o terceiro colocado. Com seis voltas os dez primeiros eram: Ticktum, Buemi, Bird, Vandoorne, Günther, Dennis, Cassidy, Sette Câmara, Evans e Lotterer.
Como Ticktum tinha retornado para a ponta, o piloto foi abrindo cerca de 0s400 de vantagem para Buemi, os dois primeiros colocados estavam na mesma estratégia. Dennis ultrapassou Günther para assumir a quinta posição.
Por escolha da Andretti, Dennis demorou um pouco mais de tempo para fazer a ativação do seu Modo Ataque. Porém, a escolha de várias equipes era realizar a eliminação dessa potência extra ainda no começo da corrida, talvez esperando a entrada de um Safety Car mais para o final da prova.
A disputa pela ponta estava bem acirrada, Bird saltou para a ponta em uma grande ultrapassagem, Vandoorne acompanhou o piloto da Jaguar e os competidores deixaram Ticktum para a terceira posição.
Na volta dez as disputas estavam ainda muito intensas, Sette Câmara se envolveu em um incidente com Günther da Masserati, a dianteira do carro do brasileiro estava danificada, desta forma o piloto foi perdendo posições e caiu para o décimo quarto lugar.
Outro piloto que também lidou com problemas foi Bird, o piloto errou a ativação do Modo de Ataque, caindo para o sexto lugar e comprometendo as suas chances de vitória. Na volta 11 Rast e Câmara bateram e com isso uma bandeira amarela localizada sinalizava o incidente dos competidores. O piloto da NIO e da McLaren despencaram no grid, Rast precisou passar pelos boxes para substituir a asa dianteira depois do toque com o brasileiro.
Por conta de detritos na pista, o Safety Car entrou em pista. Os dez primeiros eram: Dennis, Mortara, Buemi, Ticktum, Vandoorne, Evans, Bird, Vergne, Günther, Wehrlein.
A largada foi autorizada no início da volta 1. Dennis e Mortara que lideravam ainda tinham três minutos de ativação para o Modo Ataque. Vandoorne aproveitou a proximidade com Ticktum para assumir a quarta posição. Na sequência o piloto da NIO também foi ultrapassado por Evans e era atacado por Bird.
Durante o décimo sexto giro, Ticktum era o sétimo colocado. Dennis por sua vez partiu para a ativação de mais um Modo Ataque, mas com isso caiu para o quinto lugar. No carro da Andretti a potência extra funcionou e rapidamente o piloto saltou para o terceiro lugar.
A luta pela dianteira seguia intensa. Evans saltou para a ponta, com Dennis em segundo, enquanto Mortara estava na terceira posição. Porém, o grande problema do piloto da Jaguar era o fato ainda ter que usar o Modo Ataque.
Ainda na volta 19, Lotterer se envolveu em um incidente com Vergne e com isso eles despencaram. Rast foi punido pelo toque com Câmara.
As posições estavam se alternando rapidamente, quando a corrida entrou na metade o Safety Car entrou mais uma vez na pista, os dez primeiros eram: Evans, Buemi, Günther, Mortara, Bird, Dennis, Cassidy, Wehrlein, Da Costa e Müller. Vandoorne e Ticktum se tocaram, pois o piloto da NIO espremeu o piloto da DS Penske no muro, não deixando espaço para o adversário.
😬 Vandoorne and Ticktum continue their discussions out of their cars following their collision.@SABIC #BerlinEPrix pic.twitter.com/PQJ9dZRGWQ
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Com o carro de segurança na pista, Cassidy e Hughes seguiram para os boxes.
A corrida foi retomada no início da 23ª volta, Buemi recuperou a ponta depois de ter passeado no grid. Enquanto Evans caiu para o terceiro lugar, por conta do seu Modo de Ataque.
Günther mergulhou para o ataque em Buemi, o piloto da Maserati ocupou a ponta. Os cinco primeiros colocados estavam extremamente embolados, os pilotos da Jaguar evitavam um novo ataque entre eles. Porém, os pilotos mostrarão a potência do equipamento da Jaguar, desta forma Evans e Bird saltaram para o segundo e terceiro lugar, enquanto Mortara passou a ser o quarto colocado, deixando Buemi pelo caminho.
Foi na vigésima sexta volta, Evans mergulhou para a ponta, carregando com Bird. E para a surpresa de todos, Buemi voltou a brigar com os pilotos da Maserati. Da Costa era um destaque, o piloto português da Porsche era o oitavo colocado, após ganhar 11 posições desde a largada.
Alguns competidores ainda tinham que cumprir a ativação do Modo Ataque, então mais uma vez as posições se alteravam. Da Costa que tinha crescido na corrida, passou a ocupar a quinta posição, depois de duelar com os pilotos da Maserati.
Na volta 30, os dez primeiros eram: Buemi, Bird, Evans, Günther, Da Costa, Dennis, Mortara, Wehrlein, Vergne e Lotterer. A liderança do piloto da Envision mais uma vez não durou muito, pois Bird mais uma vez desafiou o piloto da Envision para ficar na ponta.
Dennis que era o sexto colocado fez uma manobra equivocada na sua disputa por posição e assim na volta 31, foi para o muro de contenção e caiu para a décima oitava posição. Com todas essas confusões, Di Grassi então entrou no TOP-10 para pontuar com a Mahindra.
Da Costa também abandonou a corrida, pois foi afetado pelo toque de Dennis que espalhou na pista. O piloto da Andretti estava entrando na sua quarta corrida sem pontuar.
Com todas as batidas e disputas, apenas 17 pilotos estavam rumando para a conclusão da prova. Buemi e Bird seguiam o seu duelo particular pela vitória da corrida. Depois do abandono de Da Costa, Wehrlein era o destaque, por ter ganhado dez posições desde a largada.
Para a conclusão da corrida, a direção de prova adicionou mais três voltas por conta do período de Safety Car.
Na volta 40, Buemi foi surpreendido por Evans que saltou para a ponta depois de ocupar o terceiro lugar. Não demorou muito para o neozelandês abrir quase um segundo para o piloto da Envision.
Na última volta, Buemi que começou a ficar lento por conta da energia disponível em seu carro, viu Bird recuperar o segundo lugar. Por fim a Jaguar mais uma vez conseguiu dominar a corrida em Berlim. Antes da linha de chegada Günther tocou com o piloto da Envision e concluiu a corrida no quarto lugar, acompanhado por Cassidy.